Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Miguelópolis

Geografia

 

Localiza-se a uma latitude 20º10'46" sul e a uma longitude  48º01'55" oeste, estando a uma altitude de 510 metros. Sua população estimada em 2007 era de 19.972 habitantes. Possui uma área de 826,9 km².

 

Clima

 

A temperatura mínima média é de 16,7°C e a máxima média 28,2°C, a temperatura média é por volta de 22°C. Raramente a temperatura cai abaixo de 7°C, em função disso as geadas são de rara ocorrência e na maioria das vezes são esporádicas. A pluviosidade totaliza 1483,9 mm ao ano. A vegetação típica é a floresta tropical, com transição para o cerrado. A menor temperatura já registrada aproximadamente nos últimos tempos foi de 1,5°C e a maior de aproximadamente 42°C.

 

Demografia

 

Dados do Censo - 2007

 

População Total: 19.972

 

* Urbana: 17.561

* Rural: 1.458

* Homens: 9.561

* Mulheres: 9.458

 

Densidade demográfica (hab./km²): 23,00

 

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 9,86

 

Expectativa de vida (anos): 74,80

 

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,76

 

Taxa de Alfabetização: 86,21%

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,791

 

* IDH-M Renda: 0,709

* IDH-M Longevidade: 0,830

* IDH-M Educação: 0,833

 

História

 

O município foi povoado por volta de 1800, provavelmente pelos índios caipós segundo indícios (potes, pedras polidas, cerâmicas e utensílios). Com a decadência do ouro em Minas Gerais muitos pecuaristas da Serra da Mantiqueira se dirigiram para as regiões Norte e Nordeste do Estado de São Paulo, buscando novas riquezas. Mais tarde começam a surgir os primeiros imigrantes: italianos, portugueses e espanhóis (posteriormente a cidade receberia outros imigrantes tais como libaneses, japoneses e escravos africanos);ligados à construção da estrada ferroviária que ligou o Norte ao Centro do estado de São Paulo.

 

No ano de 1910 surge a vila de São Miguel de Arcanjo. O nome do município foi dado pelos fazendeiros Jacinto Felizardo Barbosa e Capitão Hilário Alves de Freitas,os quais doaram terras para a formação do Patrimônio, em que foi erguida uma capela a São Miguel Arcanjo. São Miguel Arcanjo é desde então o padroeiro da vila. No dia 29 de setembro comemora-se o dia do Santo. Em 1927 chegou a Distrito de Paz; entretanto havia outra cidade com o nome de São Miguel de Arcanjo, outro nome foi indicado: Miguelópolis (Miguel-nome do padroeiro e pólis-do grego cidade). O aniversário do município é comemorado no dia 14 de janeiro.

 

Aniversário: 14 de janeiro

Fundação: 1944

Gentílico: miguelopolense

 

Administração

Prefeito:  JULIANO MENDONÇA JORGE

 

Economia

 

Atividades econômicas (principais): Agricultura, com destaque para as culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, sorgo e café

 

Turismo

 

Feriados prolongados. Nada melhor do que se refrescar nas “prainhas” da região. Miguelópolis é uma delas que mais se destaca. Ela é um dos destinos preferidos de banhistas que nos fins de semana chega a atrair mais de quatro mil visitantes. A quase 500 quilômetros do litoral paulista, as represas da região se tornam a única opção de “praia” para quem mora tão longe do mar. Em Miguelópolis a garantia de divertimento é certa. A praia artificial de Miguelópolis chamada prefeito “David de Oliveira Freitas”

é formada pelas águas do Rio Grande. O diretor de Turismo é Vantuil Martins e o prefeito municipal é Vergílio Barbosa Ferreira (PP). No local é mantido um salva-vidas diariamente e em feriados prolongados esse número dobra. São 600 metros de prainha onde cerca de 4 mil turistas permanecem, seja nadando, praticando pesca ou aproveitando os quiosques a beira dágua. A administração investiu na troca de areia e recape da estrada que liga a cidade até a praia artificial “David de Freitas”.

Eventos como  Motocross, campeonato de Jet Sky, torneio de pesca garantem atrações para os moradores da  cidade e turistas. A cidade possui também cerca de 700 ranchos, onde grande parte serve para aluguel e acaba atraindo milhares de turistas em vésperas de feriado.

Um dos lugares mais produtivos do rio Grande talvez seja a represa de Volta Grande, mais precisamente na cidade de Miguelópolis.

Obviamente que Miguelópolis já teve seu grande momento nos anos 90 quando a descoberta da pesca do tucunaré azul teve seu ápice. Muitos já presenciaram barcos chegarem na praia em frente ás pousadas com isopores até a tampa de tucunarés de todos os tamanhos. A cidade deveria ganhar o título de “Capital do Tucunaré”.

Um dos locais de maior vista para pesca é um local chamado de Cristo, onde existe uma pequena estátua no formato de um Cristo na encosta da margem onde sempre existem boas capturas de peixe.

A prainha de Miguelópolis conta com uma rampa municipal totalmente asfaltada e concretada de acesso gratuito.

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=miguelopólis&nom=

 

Site da cidade

http://www.miguelopolis.sp.gov.br/

 

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9359/miguelopolis-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel%C3%B3polis

http://www.miguelopolis.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Miguelópolis:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Miguelópolis:
 
23/05

Moro em migue...ha 10anos, aprendi amar essa cidade , e seus moradores,espero que,com a nova administraca ,ficara` melhor ainda!!!

Enviado por DMCS às 17h52
06/03

eu moro em miguelopolis faz 12 anos desde quando eu nasci todos estes anos foi um desastre por causa dos prefeitos que passaram pela a prefeitura eu ainda nao entendo muito bem de politica mas com certeza meu pai meu avô e minha tia entendem muito bem portanto eles falam que foi muito ruim a organizaçao mas agora parece que finalmente vai melhorar com mudança de prefeito. agora entrou o prefeito Juliano mendoça jorge e todos estao falando que ele vai mudar a cidade tomara que sim. obrigada a todos pela a atençao.

Enviado por Paula do carmo brito às 16h32
21/01

Em minha cidade nao tem medico esta um descaso. Dia 19 faleceu um jovem d 15 anos por falta d socorro pois nao havia nenhum um medico p/ atendelo mas espero melhoria com o novo prefeito ele e p/ mudar d verdade. Ass.lulinha

Enviado por Ana paula pinheiro às 18h27
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions