Geografia
Localiza-se a uma latitude 20º10'46" sul e a uma longitude 48º01'55" oeste, estando a uma altitude de 510 metros. Sua população estimada em 2007 era de 19.972 habitantes. Possui uma área de 826,9 km².
Clima
A temperatura mínima média é de 16,7°C e a máxima média 28,2°C, a temperatura média é por volta de 22°C. Raramente a temperatura cai abaixo de 7°C, em função disso as geadas são de rara ocorrência e na maioria das vezes são esporádicas. A pluviosidade totaliza 1483,9 mm ao ano. A vegetação típica é a floresta tropical, com transição para o cerrado. A menor temperatura já registrada aproximadamente nos últimos tempos foi de 1,5°C e a maior de aproximadamente 42°C.
Demografia
Dados do Censo - 2007
População Total: 19.972
* Urbana: 17.561
* Rural: 1.458
* Homens: 9.561
* Mulheres: 9.458
Densidade demográfica (hab./km²): 23,00
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 9,86
Expectativa de vida (anos): 74,80
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,76
Taxa de Alfabetização: 86,21%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,791
* IDH-M Renda: 0,709
* IDH-M Longevidade: 0,830
* IDH-M Educação: 0,833
História
O município foi povoado por volta de 1800, provavelmente pelos índios caipós segundo indícios (potes, pedras polidas, cerâmicas e utensílios). Com a decadência do ouro em Minas Gerais muitos pecuaristas da Serra da Mantiqueira se dirigiram para as regiões Norte e Nordeste do Estado de São Paulo, buscando novas riquezas. Mais tarde começam a surgir os primeiros imigrantes: italianos, portugueses e espanhóis (posteriormente a cidade receberia outros imigrantes tais como libaneses, japoneses e escravos africanos);ligados à construção da estrada ferroviária que ligou o Norte ao Centro do estado de São Paulo.
No ano de 1910 surge a vila de São Miguel de Arcanjo. O nome do município foi dado pelos fazendeiros Jacinto Felizardo Barbosa e Capitão Hilário Alves de Freitas,os quais doaram terras para a formação do Patrimônio, em que foi erguida uma capela a São Miguel Arcanjo. São Miguel Arcanjo é desde então o padroeiro da vila. No dia 29 de setembro comemora-se o dia do Santo. Em 1927 chegou a Distrito de Paz; entretanto havia outra cidade com o nome de São Miguel de Arcanjo, outro nome foi indicado: Miguelópolis (Miguel-nome do padroeiro e pólis-do grego cidade). O aniversário do município é comemorado no dia 14 de janeiro.
Aniversário: 14 de janeiro
Fundação: 1944
Gentílico: miguelopolense
Administração
Prefeito: JULIANO MENDONÇA JORGE
Economia
Atividades econômicas (principais): Agricultura, com destaque para as culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, sorgo e café
Turismo
Feriados prolongados. Nada melhor do que se refrescar nas “prainhas” da região. Miguelópolis é uma delas que mais se destaca. Ela é um dos destinos preferidos de banhistas que nos fins de semana chega a atrair mais de quatro mil visitantes. A quase 500 quilômetros do litoral paulista, as represas da região se tornam a única opção de “praia” para quem mora tão longe do mar. Em Miguelópolis a garantia de divertimento é certa. A praia artificial de Miguelópolis chamada prefeito “David de Oliveira Freitas”
é formada pelas águas do Rio Grande. O diretor de Turismo é Vantuil Martins e o prefeito municipal é Vergílio Barbosa Ferreira (PP). No local é mantido um salva-vidas diariamente e em feriados prolongados esse número dobra. São 600 metros de prainha onde cerca de 4 mil turistas permanecem, seja nadando, praticando pesca ou aproveitando os quiosques a beira dágua. A administração investiu na troca de areia e recape da estrada que liga a cidade até a praia artificial “David de Freitas”.
Eventos como Motocross, campeonato de Jet Sky, torneio de pesca garantem atrações para os moradores da cidade e turistas. A cidade possui também cerca de 700 ranchos, onde grande parte serve para aluguel e acaba atraindo milhares de turistas em vésperas de feriado.
Um dos lugares mais produtivos do rio Grande talvez seja a represa de Volta Grande, mais precisamente na cidade de Miguelópolis.
Obviamente que Miguelópolis já teve seu grande momento nos anos 90 quando a descoberta da pesca do tucunaré azul teve seu ápice. Muitos já presenciaram barcos chegarem na praia em frente ás pousadas com isopores até a tampa de tucunarés de todos os tamanhos. A cidade deveria ganhar o título de “Capital do Tucunaré”.
Um dos locais de maior vista para pesca é um local chamado de Cristo, onde existe uma pequena estátua no formato de um Cristo na encosta da margem onde sempre existem boas capturas de peixe.
A prainha de Miguelópolis conta com uma rampa municipal totalmente asfaltada e concretada de acesso gratuito.
Hotel
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=miguelopólis&nom=
Site da cidade
http://www.miguelopolis.sp.gov.br/
Fonte
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9359/miguelopolis-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel%C3%B3polis
http://www.miguelopolis.sp.gov.br/