Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Monte Alto

Monte Alto é um município  brasileiro  localizado no interior do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2009 é de 45.895 habitantes , o que a faz a 88ª maior cidade do interior do estado. Faz parte do grupo de municípios com IDH elevado, ocupando a 96ª posição no estado de São Paulo.

Geografia

Monte Alto foi construída exatamente sobre o divisor de águas entre a bacia hidrográfica do Mogi Guaçu e a bacia hidrográfica do Turvo-Grande. A altitude média é de 735m, entretanto, alguns pontos ultrapassam os 800m.

A população monte-altense, até o começo do século XX, era formada majoritariamente por portugueses e seus descendentes. Até mesmo o fundador de Monte Alto, Porfírio Luís de Alcântara Pimentel, era descendente de portugueses. Houve também a chegada de muitos nordestinos, descendentes de portugueses, cuja migração não se confunde com as grandes migrações nordestinas iniciadas sobretudo a partir da década de 1950.

Clima

Monte Alto possui o clima tropical de altitude, que se evidencia acima dos 600m e se caracteriza por apresentar verões chuvosos e quentes e invernos secos e frios

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 43.613

* Urbana: 40.765

* Rural: 2.848

o Homens: 27.850

o Mulheres: 15.763

Densidade demográfica (hab./km²): 125,72

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 90,67

Expectativa de vida (anos): 61,43

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,98

Taxa de alfabetização: 55,73%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,709

* IDH-M Renda: 0,752

* IDH-M Longevidade: 0,791

* IDH-M Educação: 0,897

COMO CHEGAR

Localização

Norte do Estado de São Paulo

Limites

Norte: Taiaçu e Taiúva

Sul: Taquaritinga

Leste:Jaboticabal

Oeste: Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Vista Alegre do Alto e Ariranha.

Acesso Rodoviário

Rodovia Anhanguera através de Ribeirão Preto que distância 89 Km, através da Rodovia SP 305 e SP 333.

Rodovia Washington Luís através de Matão que dista 59 Km, Taquaritinga que dista 27 Km.

Rodovia SP 305 através de Jaboticabal que dista 19 Km.

Rodovia SP 323 através de Vista Alegre do Alto que dista 27 Km, com acesso para Catanduva e Bebedouro.

Distâncias

360 Km da Capital

História

Porfírio Pimentel, farmacêutico, capitão cirurgião mor do Imperador por Decreto de 1864, era homem trabalhador, profundamente religioso e dado a exploração de terras.

Em setembro de 1.879, forte revés deixou-o desorientado; incêndio destruiu sua farmácia e loja, perdendo tudo, inclusive “as ferramentas de cirurgião utilizadas na guerra do Paraguai”. Vários amigos ofereceram ajuda com que pudesse recomeçar a atividade, mas, tudo recusou para confiar seu destino à Divina Providência.

Certa noite teve um sonho e despertou sobressalto, convicto de que, por inspiração divina, devia executá-lo.

Sonhou que, caminhava por uma região montanhosa, coberta por mata virgem, que depois se estendia num planalto extenso, onde encontrou um cafezal bem formado. Atravessou-o até atingir um monte sobre o qual vislumbrava uma igreja muito parecida com a de Pirapora. Para galgar esse monte, valeu-se do cipoal intricado que pendia das árvores. Acordou, chamou a mulher à quem contou o sonho, manifestando o desejo de procurar essa região. Ouviu opiniões. Favoráveis umas, desencorajadouras outras. Deliberou partir com pequena comitiva à qual juntou seu filho Antônio.

Não sem canseira e privações pareceu descortinar a região sonhada. Viu a mata espessa. Atravessou. Chegou ao planalto, defrontou-se com um cafezal bem formado; percorreu-o até a fralda do monte (serra de Jaboticabal) que para galgá-lo valeu-se do cipoal que emaranhadamente pendia das árvores.

Chegando ao alto subiu numa  perobeira para reconhecer o local e, em tudo, viu era aquela que sonhara, e cheio de emoção exclamou para os que acompanhavam: “AQUI SE CHAMARÁ – BOM JESUS DE PIRAPORA DE MONTE ALTO DAS TRÊS DIVISAS”. Assinalou o local, elevando um cruzeiro e construindo uma ermida.

Indagou de quem era a s terras e negociou quatro alqueires para construir a sede do patrimônio. Designou o dia 15 de maio de 1.881, para a cerimônia da fundação, quando em louvor do Senhor Bom Jesus de Pirapora, com a presença de muitas pessoas, o padre Domingos Monteiro, vigário de Jaboticabal, celebrou a primeira missa, benzeu o pátio e o cruzeiro.

Fez-se assim a fundação de Monte Alto, hoje cognominada “Cidade Sonho” e desde então passou a ser capela e povoado, pertencentes a Jaboticabal. Em 1.893 passou a distrito policial.

Seu desenvolvimento econômico foi rápido e cada vez mais crescente graças à lavoura de café que tomou grande incremento em virtude da fertilidade do solo. Assim é que, por força da Lei nº 363 de 31 de agosto de 1895 foi elevado a Distrito da Paz e na mesma ocasião a município. Fazendo-se a sua instalação à 8 de fevereiro de 1.896.

Pertenceu à Comarca de Jaboticabal, de 1.895 à 1.928, pois no dia 13 de setembro de 1.928, por Decreto-Lei nº 2.281, foi elevado a categoria de Comarca, cuja instalação se fez no dia 25 de janeiro de 1.929, tendo a ela encorporados os municípios de Monte Alto, Pirangi e Paraíso.

Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, o fundador de Monte Alto, a 15 de maio de 1.881 recebeu a escritura da compra de 4 alqueires de terra, do senhor Bertolino José Baptista ao preço de 800.000 (oitocentos mil réis).

Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, veio de Monte Aprazível no ano de 1.918, para a residência de seu genro Antônio Joaquim Ferreira, o qual residia na Comarca de Jaboticabal. O fundador já velho, cansado e abatido declarou a sua filha dona Genoveva Pimentel Ferreira os motivos de sua vinda: Sentia próximo o seu fim e queria ser enterrado em Monte Alto.

Em 2 de setembro de 1.919, carregado por mãos amigas, dava entrada no cemitério de Monte Alto, o corpo do fundador da cidade do sonho.

Fundação: 15 de maio de 1881

Gentílico: monte-altense

Administração

prefeita : SILVIA APARECIDA MEIRA

Economia

Monte Alto conta com várias indústrias siderúrgicas e de peças automotivas, como a Cestari, a Fundição Lanfredi, a Fundição BB Ltda.  e a Quinelato Freios, além das indústrias de artefados de borracha, como a multinacional Hutchinson  e das indústrias alimentícias, como a Fugini. Sua agricultura é caracterizada pela policultura, com destaque para a cebola, a manga, a goiaba  e a cana-de-açúcar.

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Museu de Paleontologia de Monte Alto

Foi construído e inaugurado em 1992.

Surgiu devido à necessidade de se abrigar os fósseis recolhidos nos arredores da cidade e mesmo nas cidades vizinhas, provenientes de depósitos fossilíferos associáveis às formações Adamantina e Marília do Grupo Bauru, Cretáceo Superior continental da Bacia do Paraná.

O Museu tem convênios celebrados com a UFRJ e a UNESP - Rio Claro, visando o intercâmbio científico e conta com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Monte Alto e comunidade montealtense.

O acervo do Museu é composto basicamente de ossos de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo, recolhidos nos afloramentos da região e que estão distribuídos em cerca de 85 vitrines. Conta também com fósseis da Chapada do Araripe - Ceará - e de outras localidades do Brasil, recebidos por doações de amigos e professores.

Objetivo principal do museu: divulgar a ciência da paleontologia e geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, promover palestras e debates à respeito do assunto, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo.

Museu de Arqueologia

A exposição resulta do desenvolvimento de pesquisas arqueológicas no Município de Monte Alto, Estado de São Paulo, a partir do ano de 1992, através de solicitação formal do Diretor do Museu Municipal de Paleontologia. As pesquisas evidenciaram uma aldeia ceramista pré-histórica, formada por “Manchas Escuras” (decorrentes da decomposição de antigas cabanas circulares sustentadas por troncos de árvores e cobertas por materiais vegetais), uma área de sepultamentos primários de indivíduos adultos estendidos e semi-fletidos (uma necrópole), sepultamentos secundários - dentro de urnas de cerâmica lisa, fogueiras - internas e externas às habitações, além de ossos, dentes, conchas, vasilhames de cerâmica, lascas, raspadores, percutores, almofarizes, mãos-de-pilão, lâminas de machado polidas - documentos contextualizados junto às estruturas de habitação, sepultamentos, combustão, restos alimentares, etc.

MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL - DR. FERNANDO JOSÉ FREIRE DE ANDRADE

O Museu Histórico e Cultural Dr. Fernando José Freire de Andrade foi inaugurado em julho de 1.992. Possui um acervo de 1.140 peças doadas pela população, abriga uma sala onde está instalada uma Biblioteca Histórica com um acervo de 703 livros, 2032 fotos, 705 discos de vinil, jornais e Biografias de personalidades da cidade.

O Museu Histórico e Cultural abriga antigüidades do município que desperta a curiosidade dos visitantes com seus móveis, utensílios, obras de arte, vestuário, dentre muitos outros objetos que fizeram não somente parte da História de nosso município, mas também da História de nosso país. Como exemplo temos: um gabinete odontológico de 1950, mesas ginecológicas de 1930, um documentário com a História dos Jogos Aberto, onde Monte Alto é a Cidade Berço dos Jogos Abertos do Interior, iniciado por Baby Barioni em 1936. Possuímos um extenso documentário composto de fatos, fotos e livros que retratam a vida e a História da Menina Izildinha (A Santa do Povo) e de sua família.

Atrativos Naturais

Rios:Turvo (nascente), Rio da Onça, Córrego Rico (nascente).

Cachoeiras: Sacani, Martins, Macacão, Ganida, Anhumas, Primavera, Cachoeira da Divisa, Água Limpa, entre outras.

Serras, Vales e Morros: Dona Ana, Água Limpa, Morro de Santa Luzia, Anhumas, Ventanias, entre outros.

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=monte%20alto&nom=

Site da cidade

http://www.montealto.sp.gov.br

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9377/monte-alto-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Alto

http://www.montealto.sp.gov.br/index.php?url=cidade

 
MAIS SOBRE Monte Alto:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Monte Alto:
 
27/09

cidade do sonho

Enviado por ANONIMO às 13h11
06/01

Sou nascida em ururai e minha terra natal

Enviado por Neusa apda da cruz monte alto s p às 18h19
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions