O maior produtor de açúcar do Brasil.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 20º43'53" sul e a uma longitude 48º03'28" oeste, estando a uma altitude de 546 metros. Sua população estimada em 2004 era de 27.570 habitantes. Possui uma área de 1386,2 km². Também é o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 25.428
* Urbana: 22.802
* Rural: 2.626
* Homens: 12.981
* Mulheres: 12.447
Densidade demográfica (hab./km²): 18,34
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 17,86
Expectativa de vida (anos): 70,19
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,48
Taxa de alfabetização: 86,38%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,767
* IDH-M Renda: 0,718
* IDH-M Longevidade: 0,753
* IDH-M Educação: 0,831
COMO CHEGAR
Localização
Norte do Estado de São Paulo
Limites
Norte Barretos, Guaíra e Ipuã
Sul Pitangueiras e Pontal
Leste Orlândia, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra
Oeste Viradouro, Terra Roxa e Jaborandi
Acesso Rodoviário
SP-351 – SP-373 (Barretos)
SP-330
Distâncias
378 km da Capital
História
A história do surgimento de Morro Agudo é bastante parecida com a de outras cidades. Foi ao redor da primeira capela que a cidade ganhou os primeiros contornos iniciais.
O primeiro núcleo de povoamento de Morro Agudo foi a Fazenda Invernada. Esta era um gigantesco latifúndio sob o comando da família Junqueira, capitaneada por Francisco Antônio Junqueira, descendente de imigrantes portugueses que vieram para o Brasil em meados do século XVIII,e se instalaram em Minas Gerais.
Invernada tornou-se por muito tempo o principal núcleo político e social da região, e ponto de referência para os forasteiros que aos poucos iam chegando e se instalando em pequenos lotes de terra fora do domínio dos Junqueira.
Eles vinham principalmente de Minas Gerais, em função da decadência da mineração, e pelo fato do solo de lá não ser tão generoso como o do município para a exploração da agricultura.
A semente do desenvolvimento estava lançada. Em março de 1.885 o pequeno aglomerado de casas ao redor da capela passou a categoria de Freguesia. Logo o resultado das grandes colheitas, por causa das condições climáticas e do solo fértil, Morro Agudo passou a condição de distrito do município do Espírito Santo dos Batatais, com o nome de São José do Morro Agudo, nome este se deve à crença das pessoas daquela época em São José, com a adição do sufixo “Morro Agudo”, em homenagem ao Morro do Chapéu, existente nas proximidades.
Em agosto de 1.934 tornou-se município de Morro Agudo, e sua instalação se deu no dia 6 de janeiro de 1.935.
Aniversário: 6 de janeiro
Fundação: 1935
Gentílico: morroagudense
Administração
Prefeito: AMAURI JOSE BENEDETTI
Economia
Nas atividades agrícolas do município é predominante a cultura da cana-de-açúcar, mas, secundariamente, apresenta diversificação entre soja, milho, arroz, amendoim, algodão, trigo, café, feijão, sorgo, batata, laranja, além de uma boa produção de hortifrutigranjeiros. A pecuária também é explorada, com a criação de bovinos, caprinos, suínos, ovinos, eqüinos, aves, além de produção de leite. O município conta em seu território com algumas indústrias, dentre elas destacam as usinas de beneficiamento de açúcar e álcool M.B. e Cia. Açucareira Vale do Rosário, Cia. Metalgraphica Paulista, Yamaguchi Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas. Também merece destaque o seu comércio, que conta com diversificados ramos de atuação; profissionais liberais e, prestadores de serviços.
Site da cidade
http://www.morroagudo.sp.gov.br
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/morroagudo/index.php
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9386/morro-agudo-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_Agudo
http://www.morroagudo.sp.gov.br/?secao=quemequem/default.htm