Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Patrocínio Paulista

Geografia

 

Localiza-se a uma latitude 20º38'22" sul e a uma longitude  47º16'54" oeste, estando a uma altitude de 743 metros. Sua população estimada em 2004 era de 12.289 habitantes.

 

Demografia

 

Dados do Censo - 2000

 

População total: 11.416

 

* Urbana: 8.606

* Rural: 2.810

* Homens: 5.846

* Mulheres: 5.570

 

Densidade demográfica (hab./km²): 19,02

 

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 7,55

 

Expectativa de vida (anos): 76,45

 

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,35

 

Taxa de alfabetização: 90,33%

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,809

 

* IDH-M Renda: 0,704

* IDH-M Longevidade: 0,857

* IDH-M Educação: 0,867

 

Distâncias

 

409 quilômetros de São Paulo - Capital.

 

História

 

A origem da população além das tribos caiapós, que aqui viviam nessas terras no tempo das entradas dos Bandeirantes e dos mineiros a caminho de Goiás e também nesta região a exploração de diamantes, os garimpeiros adventícios que foram os

primeiros que povoaram aqui, por volta de 1830.

 

Naquele tempo quase sertão, era em grande maioria, mineiros e em partes paulistas. Após a libertação dos escravos, foi colonizado também por poucos estrangeiros, como os italianos, espanhóis e portugueses.

 

Com esses garimpeiros nasce o “Garimpo do Sapucaí”, nome não oficial, mas que se manteve por muitos anos, até o crescimento do povoado (1874), logo foi chamado de “Nossa Senhora do Patrocínio de Sapucaí”.

 

Em 1885 o nome foi reduzido para “Vila do Patrocínio do Sapucaí”, depois município de “Patrocínio do Sapucaí”. E foi no dia 1° de janeiro de 1949 que foi denominado Patrocínio Paulista.

 

Há séculos nossa região era abundante de matas virgens, pela fertilidade de suas terras irrigadas pelos córregos e rios, era chamado de “um verdadeiro paraíso terrestre”.

 

O Município de Patrocínio Paulista localiza-se a nordeste do estado de São Paulo aproximadamente 400 Km da Capital. Sua localização mais precisa se define através do meridiano de Greenwich, pelas coordenadas 20°31’ latitude sul e 47°08’ longitude oeste, estando este setor geográfico posicionado a uma altitude de cotas variáveis entre 600 e 1.000 metros em relação ao nível do mar.

 

O Município é considerado a terra do diamante, foi no rio Santa Bárbara e no rio Sapucaizinho outrora chamado de córrego do Patrocínio, rios que cortam o município que apareceram os garimpos de diamantes.

 

O município possui 12.183 habitantes (IBGE, 2007) em uma área de 611 Km², sendo 80% residentes na área urbana e 20% na área rural.

 

Seus relevos topográficos estão configurados como ‘Planalto Paulista’, formado por ondulações de colinas em 90% das áreas, sendo os 10% restantes marcados por serras.

 

Patrocínio Paulista faz divisas com: Franca, Ibiraci, Capetinga, Itirapuã, São Tomas de Aquino, Altinópolis e Batatais.

 

O clima tem características como tropical de altitude, sendo que a temperatura média anual é registrada na faixa de 24° C” pluviometria anual de 1.500 mm.

 

E por fim, os solos são predominados pela formação latossolo vermelho-amarelo, a paisagem agroecológica é definida com a cultura de café, cana de açúcar, pastagem, citricultura, cerrado e floresta de planalto.

 

Aniversário: 10 de março

Fundação: 1885 (124–125 anos)

Gentílico: patrocinense

 

Administração

* Prefeito: MARCOS ANTONIO FERREIRA

 

Economia

 

O município tem 611 Km² e sempre teve suas atividades econômicas voltadas à agropecuária possuindo uma das maiores bacias leiteiras do Estado de São Paulo, excelente lavoura cafeeira e cana de açúcar. Existe em nosso município a CEVASA, Central Energética do Vale do Sapucaí, usina de cana e cachaça e que agora irá produzir também açúcar e gerar vários empregos diretos e indiretos

 

Turismo

 

O município oferece muitas opções de lazer. Além das quadras esportivas, anualmente realizam-se três "grandes" eventos: a Caça ao Tesouro, a Festa do Peão e o Campeonato Municipal de Futsal.

 

* Caça ao Tesouro: é realizada anualmente sempre no sábado da semana do aniversário da cidade - 10 de março - e é organizado pela prefeitura. Consiste em várias equipes correndo por toda a cidade, desvendando pistas com assuntos acerca do município, até chegarem à última pista que leva ao tesouro. O tesouro, como se espera, é um prêmio em dinheiro, sendo premiadas as 5 primeiras equipes.

* Festa do Peão: como o nome sugere, a Festa do Peão é um torneio de montaria em touros e cavalos, com shows no fim de cada sessão de montaria. É realizada sempre no mês de julho.

* Torneio Municipal de Futsal: sendo o mais aguardado evento patrocinense, o torneio reúne equipes de toda o município formadas por habitantes locais, disputando entre si nas formas estabelecidas pela competição até chegar ao título. O torneio é realizado no Ginásio de Esportes Diamantão sempre no início do ano, tendo duração de cerca de um mês.

 

Site da cidade

http://www.patrociniopaulista.sp.gov.br

 

Fonte

http://citybrazil.uol.com.br/sp/patrociniopaulista/atracoes-turisticas/atrativos-naturais

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9462/patrocinio-paulista-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patroc%C3%ADnio_Paulista

http://www.patrociniopaulista.sp.gov.br/historia.asp

 
MAIS SOBRE Patrocínio Paulista:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Patrocínio Paulista:
 
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions