Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º00'34" sul e a uma longitude 48º13'18" oeste, estando a uma altitude de 512 metros. Sua população estimada em 2004 era de 33.262 habitantes.
Densidade demográfica (hab./km²): 72,52[7]
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 18,79
Expectativa de vida (anos): 69,73
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,02
Taxa de alfabetização: 70,95%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,764
* IDH-M Renda: 0,690
* IDH-M Longevidade: 0,746
* IDH-M Educação: 0,855[8]
COMO CHEGAR
Localização
Ribeirão Preto
Limites
Limita-se ao norte com Morro Agudo e Sales de Oliveira, sul com Sertãozinho, Leste Jardinópolis e Oeste com Pitangueiras
Acesso Rodoviário
Rodovia Armando Sales de Oliveira
Distâncias
310 km da Capital
História
O pouso de Passagem, precursor do povoado de Pitangueiras, situava-se em local estratégico nas rotas comerciais dos centros de criação de gado do Norte do Estado, bebedouro, Jaboticabal e Barretos, com São Carlos e São Paulo. Parte das rotas utilizava-se das vias fluviais, principalmente o rio Moji-Guaçu. No entanto, devido a maleita comum naquela época, o pouso afastou-se do porto, para uma clareira no caminho de Jaboticabal, conhecida por Pitangueiras, por ser comum estas árvores nativas na região.
A data de fundação do povoado não é precisa, contudo sabe-se que houve duas doações de terras ao padroeiro São Sebastião: a primeira, de oitenta alqueires, por Manoel Felix e sua mulher, Ana Batista de Morais, em 1858; outra de cinco alqueires, em 1892, pelo casal Joaquim Moço.
Por volta de 1880, em torno de uma capela aí existente, viviam cerca de oitocentas "almas", conforme levantamento da Igreja. Estes, na sua maioria de origem mineira, dedicavam-se a pecuária e cultivo de milho, feijão e mandioca. A atividade comercial era representada por quatro empórios.
A povoação de Pitangueiras, no território de Jaboticabal, foi elevada a Distrito de Paz, em 1892, e , no ano seguinte, à Vila, com prerrogativas de Município.
Novo ciclo econômico ocorreu a partir de 1907, quando foi inaugurada a Companhia de Estrada de Ferro Pitangueiras (encampada pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, hoje FEPASA) e, mais tarde, com a instalação do S/A Frigorífico Anglo.
Com o prolongamento dos trilhos da Ferrovia Paulista em direção ao Norte do Estado, Pitangueiras deixou de funcionar como entreposto comercial, passando, a partir daí, a desenvolver-se mais lentamente.
Fundação: 27 de julho de 1858
Gentílico: pitangueirense
Administração
Prefeito: JOÃO BATISTA DE ANDRADE
Economia
Hoje Pitangueiras possui mais de 30 mil habitantes e tem sua economia voltada à agropecuária. O distrito de Ibitiúva faz parte do município.
Eventos
Folia de Reis - 06/10
Festa de Santo Antonio - 13/06
Festa da Cidade 18/10
Hotel
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=pitangueiras&nom=
Site da cidade
http://www.pitangueiras.sp.gov.br/
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/pitangueiras/historia-da-cidade
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9503/pitangueiras-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitangueiras_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.pitangueiras.sp.gov.br/