Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
São Simão

São Simão é uma pacata cidade do interior paulista encravada entre morros. Possui vastas e belas paisagens naturais assim como uma longa e bela história que se confunde com a do estado e a da própria nação. São Simão é considerada o berço da proclamação da república.

Geografia

Tendo como latitude 21º28'45" sul e longitude  47º33'03" oeste. Com uma altitude de 665 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14.541 habitantes. É o 119º município do estado de São Paulo em área.

Rodovias de acesso

* SP-253

* SP-330- Rodovia Anhanguera

Localização

Ribeirão Preto

Distâncias

248 km da Capital.

História

Fundação: 4 de março de 1895 (115 anos)

Em 1823, uma expedição de bandeirantes saiu de Taubaté, a fim de explorar o interior paulista e o sertão. Essa expedição seguiu a trilha de célebres bandeirantes, até a vila de Casa Branca (São Paulo), onde percebeu que vinha se afastado das minas de Catas Altas, na Serra de Sabarabussú, na região das Gerais, e tomou o rumo do nascente, ou seja, do Leste.

Busto do fundador de São Simão, o bandeirante Simão da Silva Teixeira

Nessa expedição estava Simão da Silva Teixeira, sua esposa Catherina Maria da Silva, e seus escravos. Em Casa Branca, Simão entregou à guarda de seu irmão sua mulher e seus escravos, e seguiu sozinho por outra direção: enquanto a expedição seguiria o rumo do nascente, ele seguiria o rumo do poente, ou seja, do Oeste.

Levou apenas o que podia, e seguiu mata a dentro. Estava a procura de terras. Cada vez mais estava dentro da mata fechada, deixando-se guiar pelo poente. Todavia, perdera o rumo. Com o passar dos dias, seus alimentos acabaram, e perdera suas armas. Vendo que estava condenado, voltou os olhos para Deus e seu padroeiro:São Simão Apóstolo. Somente Deus poderia salvá-lo. Caso fosse socorrido, permaneceria no lugar do socorro, até o fim de sua vida, junto com sua mulher e seus escravos. Construiria no lugar, uma capela, para abrigar a imagem de seu padroeiro, feita por suas próprias mãos.

Enfim, Deus ouviu suas preces, e em meio a uma noite escura, avistara fogo, e foi pedir socorro. Fora socorrido por um casal de escravos foragidos. Ali permaneceu até recuperar-se. Quando estava recuperado, voltou à Casa Branca, mas a expedição não estava mais ali, mas em Caconde.

Para lá seguiu, escolheu o mais belo cedro, e com suas mãos fizera a imagem de seu padroeiro. Reunira a esposa, os cativos, os víveres, a pólvora, as armas, as sementes e a cria. De rumo certo, chegou ao lugar onde foi socorrido. Ali, fez construir sua casa e a capela.

Anos depois, percebeu que a terra era fértil, e requereu a posse da sesmaria que vinha de Casa Branca até o Rio Pardo nas proximidades de Ribeirão Preto, com a missão de povoá-la.

Gentílico: simonense

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1882-1971)

SÃO SIMÃO

Linha-tronco original - km 255,063 (1938)   SP-1416

Inauguração: 16.08.1882

Uso atual: delegacia de polícia   sem trilhos

Data de construção do prédio atual: 1891

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.

A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1882, o prédio definitivo da estação de São Simão foi concluído em 1891, de acordo com o relatório da Mogiana desse ano. A partir de 1910, passou a sair de São Simão o ramal de Jataí, que chegava a Monteiros e a Guatapará, onde encontrava a linha-tronco da Paulista, e depois seguia para Ribeirão Preto. O trecho Jataí-Monteiros foi desativado em 1961. A estação foi desativada em 25/02/1971, quando uma nova estação foi construída na linha nova, fora do centro da cidade. A estação hoje é a delegacia de polícia e o armazém, a rodoviária da cidade.

SÃO SIMÃO-NOVA

Variante Tambaú-Bento Quirino - km 234,541 (1986)   SP-1434

Inauguração: 25.02.1971

Uso atual: sede da Guarda Municipal  com trilhos

Data de construção do prédio atual: 1971

 

HISTORICO DA LINHA: Construída lentamente nos anos 60 e inaugurado no início de 1971, esta variante, que em antes de Tambaú-nova, chegava até pouco depois da estação de Bento Quirino, que, com a junção dessa variante com a de Bento-Quirino-Entroncamento, em 1971, ficou fora da linha. A linha substituía a linha original da Mogiana, que com isso desativou várias estações e criou versões novas de outras. Trens de passageiros circularam pela variante, que se tornou parte do novo tronco da ex-Mogiana, até 1997. Hoje a linha transporta apenas carga, sendo operada pela FCA.

A ESTAÇÃO: A estação nova de São Simão teve o início de obras exatamente em 28/11/1969 pela Construtora Humberto Tarozzo Filho. Foi Inaugurada em fevereiro de 1971 para substituir a antiga estação do centro da cidade e está hoje a mais de um quilômetro da antiga. Como a cidade é pequena, está localizada no que se poderia chamar de subúrbios. Esteve abandonada, mas hoje pertence à Prefeitura Municipal, que ali instalou um posto da guarda municipal, e uma das salas, restaurada e adaptada, é muito utilizada para cursos e palestras, principalmente pelas professoras da rede municipal, em cursos de reciclagem, por exemplo (André Fernando Bordinhão, São Simão, em 20/11/2004).

Igreja Matriz

Construída no final do século XIX, quase toda de pedra com paredes de um metro de espessura, está situada sobre uma pedreira. A construção terminou em 1891 e foi inaugurada no ano seguinte.

Ao contrário do que coloquialmente é dito na cidade, a igreja da foto acima não foi construída com mão de obra escrava já que quando da contratação da empreiteira, a escravidão já havia acabado sendo que o movimento republicano na cidade era extremamente forte e não permitiria a infringência da lei áurea, lei esta que apesar de ter sido feita durante o império também era bandeira dos republicanos. Tal templo substituiu um antigo que ruiu e que ficava próximo a atual Câmara Municipal.

O prédio sofreu apenas uma alteração, alteração esta que aumentou o tamanho de sua torre no ano de 1.954. Quanto aos sinos originais, havia dois sendo que o maior apresentou uma rachadura e por isso foi feito uma substituição em 1963 por três novos sinos.

Em 1.999 foi levada a efeito uma reforma que abrangeu a pintura do prédio, troca de todo o piso e algumas restaurações de obras sacras.

Cruzeiro

Construído em cimento armado, a pedra fundamental do cruzeiro de 40 metros de altura foi lançada no dia 28 de outubro de 1.974 por ocasião da passagem do aniversário da cidade sendo que no mesmo dia os católicos fizeram rezar uma missa campal no lugar.

O cruzeiro - como é chamado desde que a primeira cruz de madeira fora colocada às 15:00 horas do dia 28 de julho de 1.957 ( veja história ) - é parte integrante da paisagem de São Simão além de ser ponto de turismo e passeio eis que daquele lugar pode-se avistar todo o vale e a região onde está situada a cidade. Ainda que o cruzeiro não fique no ponto mais alto da serra, a vista dali é belíssima sendo que durante a noite a cruz é iluminada por holofotes dando a idéia de que ele está pairando no ar.

Para se chegar ao local, existe estrada totalmente asfaltada sendo que ao lado, o viajante poderá observar as estações da via sacra.

Anualmente, durante a semana santa, é feita procissão percorrendo as 14 estações onde os fiéis sobem a montanha.

Prefeitura

Durante todo o império e começo do período republicano, o intendente, como era chamado o prefeito, era escolhido pela Câmara variando a forma de escolha de acordo com a constituição em vigor. Ora era o presidente da Câmara quem tinha funções executivas, ora era a própria Câmara quem escolhia ou destituía a seu bel prazer o intendente ( prefeito ). Portanto a história do Poder Executivo antes da Constituição de 1.946 é a história da Câmara Municipal.

O prédio atual da prefeitura na história recente em que o Poder Executivo passou a ser totalmente independente, foi sempre o que se vê na foto. Aliás a Câmara também funcionou nele já que as repartições internas não eram as mesmas de hoje. Externamente o prédio é mais ou menos o mesmo da época em que fora construído. Por dentro foi ampliado sucessivas vezes de tal forma a construção ter adentrado paulatinamente no que é hoje o pátio.

Bosque Municipal

Lugar que representa nosso encontro com a natureza, o Bosque Municipal de São Simão já abrigou no passado um zoológico que acabou com o passar dos anos. Possuía desde leão a animais silvestres como, p. exemplo, cobras e jacarés. Era visitado por crianças que literalmente lotavam os trens que partiam de Ribeirão Preto SP e Tambaú SP com destino a nossa cidade e que retornavam no último comboio.

Com o fim do zoológico ficaram as frondosas árvores, o lago, a piscina e estátuas.

Houve um projeto de concessão do gerenciamento do mesmo à iniciativa privada eis que - tanto na época como nos dias atuais – com ou sem zoológico ainda é mister um investimento de certo capital na área para melhorar sua infra-estrutura e proporcionar maior conforto aos usuários, todavia na época o projeto não chegou a se tornar lei.

Casa Grassmann

Tombada pelo Patrimônio Histórico (último chalé de madeira típico dos imigrantes alemães que vieram para São Simão) esta foi a residência de Martins Grassmann, hoje uma casa de cultura.

Seu descendente, Marcelo Grassmann, ficou famoso com suas gravuras eis que é gravador e desenhista de renome internacional.

Marcelo Grassmann nasceu em 1.925 sendo que sua biografia está colocada nas principais enciclopédias. Segundo, por exemplo, a Grande Enciclopédia Larousse Cultural ( volume XII, pg. 2804, edição de 1.998 ) o artista iniciou com xilogravuras no estilo próximo ao dos expressionistas germânicos. Passou para a gravura em metal com imagens voltadas para o fantástico, figuras medievais e monstros. Marcelo Grassmann recebeu muitos prêmios com sua arte no Brasil e no exterior sendo que o imóvel acima é de grande importância para a população simonense não só por espelhar o passado da imigração alemã como também por representar um grande artista.

Biblioteca Municipal

Neste prédio funciona a Biblioteca Municipal. Neste lugar já funcionou, no passado, uma fábrica e no século XIX foi um cemitério ( vide história ). O prédio fica na frente da Câmara Municipal. A esquerda ( do observador situado na Câmara ), do outro lado da rua, ficava a primeira Igreja Matriz de São Simão. Vide quadro do acervo da Fundação Cultural Simonense na seção história.

Posto de Saúde de Bento Quirino

O Posto de Saúde do bairro Bento Quirino foi no começo do século a residência de James Martin Stuart, cuja família pelo que se sabe radicara-se na capital do império e ali tendo construído uma belíssima mansão que foi retratada, inclusive, em quadros da época.

James Stuart não deixou por menos, construiu sua casa ( muito requintada para os padrões da época ) no bairro projetado pelo seus sócios Jorge e Leonor Fairbanks.

Com seu gosto refinado mandou fazer uma quadra de tênis que ficava ao lado da residência ( à direita de quem a observa da calçada ). James Martin Stuart, ao contrário dos sócios Jorge e Leonor Fairbanks que só tinham o sobrenome, era inglês e não queria perder seus laços aristocráticos mesmo morando longe de tudo. Aceitou morar ali porque adorava sua ferrovia e não queria morar longe da nova sede na mesma, ainda que precisasse viver em um bairro ainda em formação e sem qualquer infra-estrutura. ( vide em história das ferrovias os dados sobre a São Paulo/Minas ).

Estação Ferroviária

O último trem de passageiro circulou em 1.999. Com o fim da FEPASA a malha foi arrendada à iniciativa privada que prefere só transportar cargas.

Atualmente o prédio está sendo objeto de desapropriação pela Prefeitura Municipal de São Simão que deseja transformá-lo em um Posto de Saúde.

Polícia Militar

O prédio acima atualmente pertence à Polícia Militar. É histórico porque foi a primeira estação ferroviária da Companhia Mogyana, bem como foi ali onde esteve instalado o primeiro telégrafo da cidade ( vide: história/comunicações ).

Em 24 de outubro de 1.886 S.M.I. D. Pedro II e sua esposa, a imperatriz D. Tereza Cristina neste prédio desembarcaram com comitiva em visita a São Simão. Eles estavam vindo de Casa Branca SP. Andaram pela atual rua Expedicionários e desceram pela atual rua 20 de Agosto. Comeram doces de uma famosa doceira da cidade e foram homenageados por integrantes da Câmara Municipal.

Balneário Tamanduá

Tamanduá é um pequeno rio que passa na zona rural de São Simão, em área de extração de argila. Durante longos anos a população local ali se dirigia em estrada de terra ( hoje asfaltada ) para se divertir. A procura foi tamanha que a prefeitura resolveu desapropriar a área e ali montou uma infra estrutura mínima para melhor acomodar os banhistas O rio foi represado e transformou-se em uma praia de águas límpidas. Hoje existe no local estacionamento, telefone público, churrasqueira, banheiros e lanchonete sendo que os usuários levam suas barracas para acamparem mais para cima, próximo às árvores.

A praia é formada por um pequeno rio de águas límpidas ( e geladas ) que atravessa um bosque natural. Os usuários costumam além de nadar no lago, andar a pé pelo rio que tem mais ou menos um metro de profundidade quando corta o bosque variando a profundidade de acordo com o índice de chuvas no local.

O Balneário durante as férias de verão recebe uma quantidade muito grande de turistas da região ( a infra estrutura não é para gente em excesso ). Fora da época de férias, o local fica vazio. Com menos banhistas é possível ver pequenos peixes cruzando para todos os lados quando alguém entra na água.

Rio Tamanduá

Uma outra pequena represa, em propriedade particular onde os turistas costumam ficar.

EVENTOS

- As manifestações populares seguem um calendário anual de eventos do qual não é regular, elaborado pela Prefeitura Municipal de São Simão sob supervisão dos Departamentos Municipais de Cultura e Turismo.

Janeiro

- Festa de Reis - A Festa de Reis realiza-se em meados de Janeiro, na Praça São Paulo e Minas, no Bairro de Bento Quirino a 3,5Km da Sede do Município.

Fevereiro

- Carnaval de rua - O Carnaval de Rua é realizado em 5 noites e 2 matinês, localiza-se na área urbana próximo a Rodoviária de São Simão, na Rua Simão da Silva Teixeira, s.n. – Centro, à 800m da Sede do Município. O local é parcialmente coberto e possui asfalto em bom estado de conservação.

O evento é de iniciativa pública, organizado pelos Departamentos de Cultura e Turismo, aberto à participação e sem cobrança de taxas. Caracteriza-se por uma manifestação popular regional de boa originalidade e alto potencial de atração de fluxo turístico sendo assim, de muito interesse para o desenvolvimento da atividade.

O evento também possui concurso de fantasias, apresentação de Escolas de Samba, barracas de bebidas e palco com estrutura de som.

Março

- Semana da Mulher - Uma semana totalmente dedicada às mulheres, com eventos que agradam este público como: desfiles de moda, cursos de culinária, palestras informativas, apresentações musicais, teatrais e de dança, sorteios de brindes, etc.

Abril

- Mês dos Artistas Simonenses - Durante todo o mês de abril acontece o Mês dos Artistas Simonenses realizado pelo Departamento Municipal de Cultura.

Localiza-se na Casa da Cultura Marcelo Grassmann, na Rua Rodolfo Miranda, 242 – Centro, à 50m da Sede do Município, e em praças públicas. Caracteriza-se pela exposição de artesanato local e de artes plásticas em geral assim como fotografia e dança.

Maio

- Rodeio - Com duração de quatro dias, em local pré-definido visa entretenimento e diversão ao munícipe e toda região.

Junho

- Festa Junina - É realizada no dia de Santo Antonio em parceria com o Departamento Municipal de Educação, entidades da cidade, escolas estaduais e particulares, no intuito de promover a integração, diversão e lazer da comunidade, com atividades tradicionais das Festas Juninas.

06 a 09 - Festa do Vinho - Weindor - Terminal Rodoviário

Julho

- A Festa Do Vinho - Realizada na primeira quinzena do mês de julho, na Avenida Simão da Silva, em frente ao terminal rodoviário, no centro da cidade.

A festa apresenta shows, danças e gastronomia típica, de origem italiana e alemã, além do parque de diversões e boate.

- Fesica – Festival Simonense Da Canção - O Festival é realizado no Ginásio de Esportes Amadeu Geraijirie, localizado no bairro Jd. Cláudia Prado. O festival é realizado no mês de julho pelo Departamento de Cultura.

O evento é realizado pelo poder público e é aberto à participação sem cobrança de taxas, sendo caracterizado como uma manifestação cultural, pois se trata de um concurso de música popular e regional. Existe premiação para os vencedores e participam do evento cantores e intérpretes do Brasil todo.

- Torneio de Férias de Inverno - Realizado em todo mês de Julho, o Torneio localiza-se no Ginásio Municipal de Esportes Amadeu Geraigire O evento é de iniciativa pública, organizado pela Secretaria de Esportes, aberto à participação e sem cobrança de taxas. Caracteriza-se por competições de Futebol de salão, basquete e vôlei.

Agosto

- Festival do Folclore - Os Departamentos de Cultura e Turismo, em parceria com o Departamento de Educação, promovem um festival de folclore, com música, dança, comidas típicas, etc.

Setembro

- Desfile Cívico em Comemoração à Independência do Brasil - O evento cívico é realizado em comemoração ao dia da Pátria, envolve escolas municipais, estaduais e convidadas.

- Semana Cultural Marcelo Grasmann - O evento é realizado na Casa da Cultura Marcelo Grassmann, localiza-se em área urbana à 50m da Prefeitura Municipal, na Rua: Rodolfo Miranda, 242 - Centro. O local é uma construção histórica tombada pelo CONDEFHAT em 1979.

Em homenagem ao famoso gravurista simonense, reconhecido internacionalmente, são realizados exposições (quadros e fotografias), concursos de redações nas Escolas Municipais e Estaduais, e apresentações artísticas variadas.

Outubro

04 a 07 - São Simão Rodeio Show

- Aniversário da cidade - Organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo, os eventos são realizados em locais públicos tais como praças, escolas e ginásios situados na área urbana.

O evento é de iniciativa pública, e aberto à participação e sem cobrança de taxas.

Caracteriza-se por uma manifestação popular e esportiva com a apresentação de dança, música, esportes, shows, gincanas e desfiles de bandas e fanfarras com participação das escolas.

Novembro

- Expasi – Exposição de Arte Simonense - A EXPASI acontece no fim de outubro e início de novembro, é organizada pelo Departamento de Cultura e localiza-se na Casa da Cultura Marcelo Grassmann, Rua Rodolfo Miranda, 242 – Centro, à 50m da Sede do Município. O evento é de iniciativa pública, aberto à participação e sem cobrança de taxas. Caracteriza-se por uma manifestação popular e cultural com exposição e concurso de arte com participação e premiação para artistas de todo o Estado de São Paulo.

- Semana da Proclamação da República - Com o intuito de relembrar a história do Brasil e resgatar o titulo de cidade Berço da Proclamação da República, este evento é realizado na praça da República no calçadão.

Dezembro

- Chegada do Papai Noel (Semana do Natal) - Em parceria com o Serviço Social e o Fundo Social de Solidariedade, é realizada a chegada do Papai Noel na Praça da República, numa noite de atrações de palco diversas, artistas circenses espalhados pelo local do evento e distribuição de doces e presentes para as crianças carentes.

- Queima de Fogos na Passagem do Ano (Show Pirotécnico)

Ao soar das doze badaladas que anunciam a chegada do novo ano, simonenses e turistas contemplam do alto do Morro do Cruzeiro, um belíssimo Show Pirotécnico.

Administraçao

prefeito: IZAIAS LEÃO DE SOUZA

Site da cidade

http://www.saosimao.sp.gov.br/

Fonte

http://citybrazil.uol.com.br/sp/saosimao/dados-gerais

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9677/sao-simao-sp.html

http://pt.wikipedia.org/http://www.saosimao.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE São Simão:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE São Simão:
 
14/02

Procuro uma casa pra alugar ai em sao simao, de preferencia em bento quirino. Uma casa de uns 400,00 reais. Sem garagem e com dois dormitorios. Meu telefone pra contato eh 16 997281429. Tenho interesses em sao simao e estou a procura de uma casa com urgencia. Obrigada

Enviado por paloma vitalli às 18h30
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions