Uma cidade que guarda a tranqüilidade.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º14'51" sul e a uma longitude 50º41'54" oeste, estando a uma altitude de 550 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.807 habitantes.
* Localização - Alta Sorocabana
* Municípios limítrofes
o Bastos
o Quintana
o Borá
o Tupã
o Paraguaçu Paulista
o João Ramalho
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 11.655
* Urbana: 10.548
* Rural: 1.107
o Homens: 5.793
o Mulheres: 5.862
Densidade demográfica (hab./km²): 17,86
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 12,40
Expectativa de vida (anos): 73,19
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,17
Taxa de alfabetização: 89,45%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,792
* IDH-M Renda: 0,706
* IDH-M Longevidade: 0,803
* IDH-M Educação: 0,868
Bairros Rurais
* Campinho
* Cobal
* Cristal
* Faustininho
* Polainas
* Santa Lina
* Serra Preta
História
O passado de Quatá como o de toda região oeste do Estado de São Paulo, abrangida pelos rios Aguapeí, do Peixe e Paranapanema, pertence ao império selvagem dos índios Caingangues ou Coroados. Até o princípio do século XX, os mapas de São Paulo assinalavam essa imensa região com uma expressão genérica e imprecisa: “terras desconhecidas e habitadas pôr índios”.
O primeiro ocupante das terras que hoje demarcam Quatá, foi Manoel Pereira Alvim, nos idos de 1887. Nesse final do século XIX, Manoel Pereira Alvim começaria a plantar pés de café, os primeiros registrados na altura da zona sorocabana.
A criação do Distrito de Paz deu-se em 18 de dezembro de 1924; a elevação a Município ocorreu em 04 de novembro de 1925; a instalação do Município deu-se em meio a solenidades no dia 16 de janeiro de 1926.
A instalação da comarca foi em 13 de junho de 1945. Até hoje, essa é considerada a data para a celebração do aniversário da cidade, cujo padroeiro é Santo Antônio.
O nome Quatá, faz referencia a um som emitido por uma espécie de macaco Bugiu que habitava as matas da região.
Vivem em Quatá, aproximadamente 12 mil habitantes. Entre as suas atividades econômicas industriais estão: Usina de açucar, álcool, levedura. Atividades agrícolas: café, algodão, amendoin. Atividades de pecuárias: gado de corte e de leite, suínos e caprinos.
Suas atrações turísticas e de lazer: Balneário Municiapal e Toca da Onça.
Aniversario da cidade: 13 de junho
Ano de fundação: 1945
Gentílico: Quataense
Administração
* Prefeita: LUCIANA GUIMARAES ALVES CASACA
Economia
Baseia-se principalmente na agricultura, onde a cana-de-açúcar é o segmento mais importante da área. No município fica sediada a Usina Quatá, pertencente ao grupo Zilor, que é maior geradora de empregos do município com aproximadamente 2.000 funcionários e capacidade de moagem de 2,8 milhões de toneladas de cana; e também a Biorigin que é uma importante indústria no ramo de produção de levedura que emprega cerca de 500 pessoas. Atualmente existem no município dois laboratórios de produção da vespa da broca da cana (Cotesia flavipes). Os dois laboratórios são conhecidos como e BIORESULT, ambos geram mais de 150 empregos diretos.
O comércio também é um grande atrativo e mostra sinais de recuperação, por causa da fase de expansão sucroalcooleira na região.
Educação
O município conta com uma tradicional Escola Técnica denominada ETEC Dr. Luiz César Couto. Considerada uma das melhores ETECs do Centro Paula Souza. Oferece vários cursos como, Técnico em Análise de Produção de Açúcar e Álcool, Alimentos, Gestão Ambiental, Pecuária, Segurança do Trabalho, Agricultura, Técnico em Informática e além do Ensino Médio. Possui a Cooperativa Escola que vêm trazendo enormes benefícios para à escola como aquisição de laboratório de informática com internet, instalação de um laticínio, etc.
Fonte
http://www.quata.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quat%C3%A1
http://citybrazil.uol.com.br/sp/quata/index.php
Site da cidade
http://www.quata.sp.gov.br/