Geografia
Localiza-se a uma latitude 21°07'26" sul e a uma longitude 48°27'06" oeste, estando a uma altitude de 630 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.654 habitantes.
Demografia
Taxa de alfabetização = 87,20
Rodovias
Dista 6 km da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) por via de acesso asfaltada. Rodovias municipais e vicinais ligando às vizinhas Taiaçu, Bebedouro e Monte Alto.
Distâncias
327 Km da Capital
História
Em fins do século XIX, na região onde se formaria Taiúva existiam várias propriedades agrícolas pertencentes a Antônio Simões de Freitas, José Simões de Freitas, João Simões de Freitas, Antônio Zeferino Gonçalves, entre outros. O surgimento da cidade, propriamente dito, está ligado ao avanço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em sua marcha de Jaboticabal a Bebedouro e Barretos. Nessa mesma época, o português Antônio Ribeiro Barata e Maneco Padeiro ergueram a primeira escora no local que mais tarde abrigaria uma capela.
A perspectiva de desenvolvimento criada pela inauguração da estação ferroviária e a fertilidade daquelas paragens foram os fatores responsáveis pela atração de novos habitantes para o lugarejo. A estação que recebeu o nome de Taiúva, em tupi-guarani, “pau amarelo”, foi inaugurada em 1902 e trouxe um grande estímulo à região.
Em 25 de novembro de 1908 o povoado foi elevado a distrito do município de Jaboticabal, em função da presença de numerosas fazendas de café e de algumas fábricas. Apenas em 24 de dezembro de 1948, Taiúva tornou-se município
Fundação: 29 de dezembro de 1902.
Gentílico: taiuvense
Administração
* Prefeito: MAURO VICENTE BERSI
Eventos
Aniversário: 25 de Novembro
Fonte
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9712/taiuva-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiuva
http://www.camarataiuva.sp.gov.br/?pag=historico
Site da cidade
http://www.camarataiuva.sp.gov.br