Geografia
A cidade de Terra Roxa esta situada na região nordeste do Estado de São Paulo, e distante 405 km da capital de São Paulo, solo Latosolo roxo, a margem esquerda do Rio Pardo, para onde flui sua rede de drenagem hídrica.
Sua oferta hídrica é formada pelos cursos dos ribeirões: Banharão, Palmeiras e Rio Pardo.
Sua localização geográfica, através do Meridiano de Greenwich, dá-se em 20º 47´25,7´´ Latitude Sul e 48º 20´4,2" Longitude Oeste, e uma altura média 538m acima da linha marítima e dispondo de característica topográficas suavemente ondulado.
Limita-se com os municípios Jaborandi, Viradouro, Morro Agudo, Bebedouro e Colina.
Geograficamente, Terra Roxa está inserido na Meso- região de Ribeirão Preto e na Micro- região de Jaboticabal. Entretanto, político-administrativamente, pertence e se reporta a região de Barretos, a 13ª DIR.
As precipitações pluviométricas ocorrem em uma média de 1.396,6 mm/ ano.
Terra Roxa tem um clima tropical e temperado a quente.
História
No início do ano de 1918, a Companhia Agrícola Pastoril do Banharão, composta de diversos sócios e que foi constituída para o desbravamento desta região, após completar o seu trabalho, foi dissolvida. As terras foram divididas e entregues aos componentes da extinta companhia. A parte que passou a pertencer aos Senhores Prudente Rosa Corrêa e Dr. Mário Rollin Telles, co-proprietário e gerente da Fazenda Santa Carolina, loteou uma área de terras, próxima a sede da referida fazenda, para fundação de uma vila, em 1918.
Em setembro de 1918, a antiga Companhia Ferroviária São Paulo - Goiás inaugurou um trecho de bitola estreita, entre Viradouro e a nova vila, com trens de passageiros e mistos, dando a estação local o nome de Terra Roxa, nome este originário da cor da terra, que é roxa. Esse nome estendeu-se a vila. Ficou, assim a nova povoação ligada a capital do Estado, por estrada de ferro. Em 10 de janeiro de 1927, esse trecho de estrada de ferro foi tranferido para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, passando a ser um ramal entre Ibitiúva e Terra Roxa
No mesmo ano de 1918, foram construídos os primeiros prédios comerciais e residenciais, sendo o Armazém Floresta a primeira casa cormecial instalada na vila. Logo depois, novos estabelecimentos comerciais surgiram: a Casa Minto e a Farmácia do Senhor José Dincau. Tal foi o desenvolvimento que, em 20 de setembro de 1920, foi instalada a Agência Postal do Correio e Telégrafos. Em 26 de dezembro de 1925, pela Leis nº 2.099, foi criado o distrito de paz de Terra Roxa, incorporado ao município de Viradouro. Nos debates havidos na Câmara Estadual de São Paulo, para a criação do distrito, o mesmo deveria denominar-se IBIACY, mas prevaleceu o nome de TERRA ROXA, nome dado, em 1918, a estação ferroviária. Com a criação do distrito de paz, foi instalado, em 31 de março de 1926, o Cartório de Paz e o Registro Civil. Para primeiro Juiz de Paz, foi nomeado o Senhor Adelino Ramos da Silva.
Em 30 de janeiro de 1926, foi criado o Distrito Policial de Terra Roxa, ficando como subdelegado o Senhor João Esteves Diogo, que desde 1924, ocupava este cargo. Com a divisão das terras pertencentes à extinta Companhia Agrícola Pastoril do Banharão, formaram-se as primeiras propriedades agrícolas, denominadas: Fazenda Santa Carolina - de Prudente Rosa Corrêa e Dr. Mário Rollin Telles; Fazenda Floresta - do Coronel Joaquim Prudente Corrêa; Fazenda Amoras ( atual itaporan ) - do Coronel Walter da Silva Porto; Fazenda Califórnia - de Camilo Queiroz de Morais; Fazenda Santa Alice - do Dr Fabio Uchoa e a do Bairro Esperança - de Sebastião Ferreira de Camargo. Nessas propriedades agrícolas iniciou-se o plantio de café que, devido a uberdade do solo, tornou-se a principal fonte de riquesa de Terra Roxa. Em 24 de dezembro de 1948, na divisão territorial admistrativo-judiciária do Estado, pela Lei nº 233, o distrito de Terra Roxa foi elevado a município, graças aos trabalhos desenvolvidos pelos Senhores Dr. Oswaldo
Prudente Corrêa e Fábio Uchoa Ralston, que contam com a boa vontade e o prestígio do municipalista Dr. Antonio Sylvio da Cunha Bueno, então Deputado Estadual. A instalação do município de Terra Roxa deu-se no dia 26 de março de 1949. O município de Terra Roxa com território desmembrado de Viradouro, foi criado com sede na vila do mesmo nome, pertencente a Comarca de Pitangueiras, desde 1925 ( 98.a Zona Eleitoral ). Terra Roxa tem como excelsa padroeira Nossa Senhora Aparecida.
Gentílico: terra-roxense.
Aniversário da Cidade: dia 26 de Março.
Administração
* Prefeito: SAMIR ASSAD NASSBINE
Economia
Atualmente, o Município destaca-se como Pólo Nacional do Vestuário Infantil, tendo concentradas cerca de 50 empresas neste ramo, gerando 3.500 empregos diretos e indiretos. Não chega a ser economia predominante, pois a Agricultura continua significativa em decorrência da extensão territorial do Município, mas as Indústrias têm mudado a história de êxodo populacional com a forte demanda de empregos.
Fonte
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9732/terra-roxa-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_Roxa_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.terraroxa.sp.gov.br/historia_cidade.php
Site da cidade
http://www.terraroxa.sp.gov.br