Geografia
Tem uma área total de 210,8 km², e uma população, estimada em 2004, de 3.895 habitantes. Localiza-se a uma altitude de 443 metros acima do nível do mar.
Demografia - censo de 2000
População total: 3.684
* Urbana: 3.071
* Rural: 613
* Homens: 1.868
* Mulheres: 1.816
Densidade demográfica: 17,48 hab./km²
Mortalidade infantil até um ano: 7,12 por mil
Expectativa de vida: 76,77 anos
Taxa de fecundidade: 2,02 filhos por mulher
Taxa de alfabetização: 86,86%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,795
* IDH-M Renda: 0,686
* IDH-M Longevidade: 0,863
* IDH-M Educação: 0,837
Localização
Acesso Rodoviário
SP-355
Distâncias
401 km da Capital
História
Em 1936 Vitorio Voltolini, Pastor Protestante, que aqui havia adquirido uma gleba de terra, resolve lotear parte de sua propriedade para formação de um povoado, que a princípio teve o nome Jericó, nome dado pelo próprio fundador. Coube a Esequiel Vieira construir a primeira casa localizada onde é hoje a Rua Santos Dumont nas proximidades da Igreja Matriz, na altura da Rua Castro Alves, e ali se estabeleceu com ramo comercial para servir aos moradores das fazendas, que já eram em número bastante elevado. Com esta construção Esequiel Vieira e Vitório Voltolini, lançavam a semente que viria a germinar, transformando-se em vila, que após receber os nomes de Jericó, e Maitinga viria a desenvolver-se sob a denominação de Adolfo.
Do ano de 1936 ao ano de 1941 a pequena vila não passava de umas poucas casas, pois a gleba cedida por Vitorio Voltolini compreendia apenas três quadras localizadas entre as ruas Duque de Caxias e Santos Dumont.
Em 1941 os moradores católicos da região, solicitaram ao Senhor Adolfo do Amaral Mendonça, permissão para construírem uma capela em sua propriedade nas proximidades da Vila fundada por Vitorio Voltolini e Esequiel Vieira. No dia 15 de Agosto deste mesmo ano o Padre João Nolte celebrava a primeira Missa, dando por inaugurada a capela que fora erguida pela população tendo como Padroeiro o Santo São José.
Em 19 de Outubro de 1941 os moradores protestantes também inauguravam seu templo construído em terras de Vitorio Voltolini. Este templo que fora erguido muito antes da Igreja Católica vinha funcionando como escola Primária tendo como professoras Dona Odila Bovolenta de Mendonça e Edit Assis.
Com a construção da Igreja Católica iniciou-se a abertura das ruas nos terrenos de propriedade do Senhor Adolfo Amaral Mendonça, expandindo-se assim a pequena vila Jericó, cabendo ao Senhor Sebastião Volpe esquadrejar os quarteirões iniciando-se em seguida a venda dos lotes. Com o prolongamento da Vila Jericó em terras de Adolfo Amaral Mendonça, levantou-se uma questão sobre a denominação da Vila. De um lado os protestantes mantinham o nome de Jericó, e de outro lado os demais habitantes queria por nome Maitinga, surgindo então o nome de Adolfo para por fim a questão.
Naquele mesmo ano de 1941 o Senhor Fernando Danielli Mendonça, que instalará uma serraria em sua propriedade, constrói a primeira estrada uma rodagem ligando sua fazendo a Vila Mendonça que mais tarde foi melhorada pela população local que se uniu e deixou a estrada em condições transitáveis.
Em 30 de Novembro de 1945 é instalado o Distrito de Adolfo, conforme Decreto 14.334.
Em 22 de Setembro de 1945 é instalado o Distrito, em solenidade realizada na residência da Senhora Julia da Costa Mendonça, local em que passaria a funcionar o Cartório, tendo como titular a Senhora Julia da Costa Mendonça. Nesta mesma data é empossada as primeiras autoridades locais.
Estava assim realizado o sonho de Vitorio Voltolini em formar aqui um povoado, que já deixará de ser vila para ser o distrito de Adolfo.
Aniversário: 30 de novembro
Fundação: 30 de novembro de 1959
Gentílico: adolfense
Administração
* Prefeito: ROSANGELA BILIATO DE OLIVEIRA
Site da cidade
http://www.adolfo.sp.gov.br
Fontes
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8854/adolfo-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolfo_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.adolfo.sp.gov.br/cidade.php