Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Adolfo

Geografia

Tem uma área total de 210,8 km², e uma população, estimada em 2004, de 3.895 habitantes. Localiza-se a uma altitude de 443 metros acima do nível do mar.

Demografia - censo de 2000

População total: 3.684

* Urbana: 3.071

* Rural: 613

* Homens: 1.868

* Mulheres: 1.816

Densidade demográfica: 17,48 hab./km²

Mortalidade infantil até um ano: 7,12 por mil

Expectativa de vida: 76,77 anos

Taxa de fecundidade: 2,02 filhos por mulher

Taxa de alfabetização: 86,86%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,795

* IDH-M Renda: 0,686

* IDH-M Longevidade: 0,863

* IDH-M Educação: 0,837

Localização

Acesso Rodoviário

SP-355

Distâncias

401 km da Capital

História

Em 1936 Vitorio Voltolini, Pastor Protestante, que aqui havia adquirido uma gleba de terra, resolve lotear parte de sua propriedade para formação de um povoado, que a princípio teve o nome Jericó, nome dado pelo próprio fundador. Coube a Esequiel Vieira construir  a primeira casa localizada onde é hoje a Rua Santos Dumont nas proximidades da Igreja Matriz, na altura da Rua Castro Alves, e ali se estabeleceu com ramo comercial para servir aos moradores das fazendas, que já eram em número bastante elevado. Com esta construção Esequiel Vieira e Vitório Voltolini, lançavam a semente que viria a germinar, transformando-se em vila, que após receber os nomes de Jericó, e Maitinga viria a desenvolver-se sob a denominação de Adolfo.

Do ano de 1936 ao ano de 1941 a pequena vila não passava de umas poucas casas, pois a gleba cedida por Vitorio Voltolini compreendia apenas três quadras localizadas entre as ruas Duque de Caxias e Santos Dumont.

Em 1941 os moradores católicos da região, solicitaram ao Senhor Adolfo do Amaral Mendonça, permissão para construírem uma capela em sua propriedade nas proximidades da Vila fundada por Vitorio Voltolini e Esequiel Vieira. No dia 15 de Agosto deste mesmo ano o Padre João Nolte celebrava a primeira Missa, dando por inaugurada a capela que fora erguida pela população tendo como Padroeiro o Santo São José.

Em 19 de Outubro de 1941 os moradores protestantes também inauguravam seu templo construído em terras de Vitorio Voltolini. Este templo que fora erguido muito antes da Igreja Católica vinha funcionando como escola Primária tendo como professoras Dona Odila Bovolenta de Mendonça e Edit Assis.

Com a construção da Igreja Católica iniciou-se a abertura das ruas nos terrenos de propriedade do Senhor Adolfo Amaral Mendonça, expandindo-se assim a pequena vila Jericó, cabendo ao Senhor Sebastião Volpe esquadrejar os quarteirões iniciando-se em seguida a venda dos lotes. Com o prolongamento da Vila Jericó em terras de Adolfo Amaral Mendonça, levantou-se uma questão sobre a denominação da Vila. De um lado os protestantes mantinham o nome de Jericó, e de outro lado os demais habitantes queria por nome Maitinga, surgindo então o nome de Adolfo para por fim a questão.

Naquele mesmo ano de 1941 o Senhor Fernando Danielli Mendonça, que instalará uma serraria em sua propriedade, constrói a primeira estrada uma rodagem ligando sua fazendo a Vila Mendonça que mais tarde foi melhorada pela população local que se uniu e deixou a estrada em condições transitáveis.

Em 30 de Novembro de 1945 é instalado o Distrito de Adolfo, conforme Decreto 14.334.

Em 22 de Setembro de 1945 é instalado o Distrito, em solenidade realizada na residência da Senhora Julia da Costa Mendonça, local em que passaria a funcionar o Cartório, tendo como titular a Senhora Julia da Costa Mendonça. Nesta mesma data é empossada as primeiras autoridades locais.

Estava assim realizado o sonho de Vitorio Voltolini em formar aqui um povoado, que já deixará de ser vila para ser o distrito de Adolfo.

Aniversário: 30 de novembro

Fundação: 30 de novembro de 1959

Gentílico: adolfense

 

Administração

* Prefeito: ROSANGELA BILIATO DE OLIVEIRA

Site da cidade

http://www.adolfo.sp.gov.br

Fontes

http://www.ferias.tur.br/informacoes/8854/adolfo-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolfo_%28S%C3%A3o_Paulo%29

http://www.adolfo.sp.gov.br/cidade.php

 
MAIS SOBRE Adolfo:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Adolfo:
 
07/03

qual é a história do lajeado

 

N.R. As informações desta página são aquelas disponíveis na Internet. A partir daí cabe à Prefeitura ou entidades oficiais da cidade adicionar conteúdo, fotos, vídeos, etc. Esse serviço é totalmente gratuito.

Enviado por nauane às 08h44
13/09

A todos da cidade de Adolfo e região, como tenho inveja de vcsss!!! Como eu gostaria de poder estar aí passeando... aqui está um frioooooooooo!!!!! Bjsss a todos

Enviado por Cristina Candalo de Santo André SP às 20h43
22/08

Ainda não moro em Adolfo, mas é o meu sonho, gostaria de receber iformações sobre esta cidade e região bjssss a todos amigos

Enviado por Cristina Candalo de Santo André SP às 17h49
09/04

como consta em meu catalogo,na cidade existe o adolfo esporte clube. Sobre este,gostaria de saber se jogou futebol ou era somente um clube social. Se jogou futebol,gostaria de obter fotos e maiores informações sobre a equipe.

Enviado por Andre Martins às 23h36
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions