Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º17'19" sul e a uma longitude 50º20'24" oeste, estando a uma altitude de 450 metros. Possui uma área de 530,651 km².
Clima: subtropical úmido, com máximas de 36º e mínimas de 00º.
Precipitação Pluviométrica: Chuvas de janeiro a dezembro em torno de 2300 mm/ano.
Relevo: Planalto arenítico basáltico, com colinas suavemente onduladas.
Demografia
Demografia em 2008
População Total: 110.911
Urbana: 108.629
Rural: 2.282
Densidade demográfica (hab./km²): 177,72
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 9,64
Expectativa de vida (anos): 74,96
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,01
Taxa de Alfabetização: 92,81%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,829
IDH-M Renda: 0,761
IDH-M Longevidade: 0,833
IDH-M Educação: 0,893
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Tietê
Córrego Baixotes
Córrego Grande
Córrego Tabapuã
Ribeirão Baguaçu
Córrego da Colônia
Córrego do Imbé
Córrego Barro Preto
Córrego Água Branca
Rodovias
SP-300
SP-461
Guatambu(vicinal)
COMO CHEGAR
Localização
Araçatuba
Limites
Buritama (NE), Coroados (L), Bilac (SO) e Araçatuba (O).
Distâncias
455 km da Capital.
HISTÓRIA DA CIDADE
O núcleo populacional que deu início ao município de Birigui foi fundado em 07 de dezembro de 1911. Formou-se graças à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e teve como seus primeiros povoadores Nicolau da Silva Nunes e Manoel Bento Cruz, que haviam adquirido terras na região e foram os responsáveis pela divulgação das possibilidades do novo povoado.
Em 1915, iniciou-se a construção de uma capela em terreno doado por Nicolau Nunes, um marco definitivo do estabelecimento do povoado, que foi elevado a distrito de paz, em 10 de novembro de 1914, do município de Penápolis.
Outro grande impulso foi dado por Manoel Bento da Cruz que, ao se associar à Companhia de Terras, Madeiras e Colonização de São Paulo, incentivou a vinda de muitos imigrantes, sobretudo espanhóis e italianos, e um grande latifúndio em pequenas propriedades. Esses fatores incentivaram a produção agrícola local, e a autonomia municipal foi instaurada em 08 de dezembro de 1921.
Significado do Nome
O nome Birigüi tem origem na língua Tupi-Guarani e significa “mosca que sempre vem”. Refere-se a um pequeno mosquito hematófago que era abundante na região, semelhante às moscas comuns, porém com um tamanho bem menor.
Gentílico Birigüiense
Aniversário da Cidade 07 de Dezembro
Fundação: 8 de dezembro de 1911
Administração
Prefeito : PEDRO FELÍCIO ESTRADA BERNABÉ
Economia
É conhecida como a Capital Latina do Calçado Infantil por ser o maior polo industrial da América do Sul especializado neste segmento.
Conta com 459 indústrias de calçados e teve faturamento estimado no ano de 2006 de mais de 800 milhões de reais, tendo produzido cerca de 57 milhões de pares. Cerca de 85% de sua produção é direcionada ao público infantil. Do total, 11,7% foram exportados em 2006, atingindo mais de 70 países. As indústrias de Birigui empregam em torno de 18 mil trabalhadores, mais de 60% dos empregos oferecidos na cidade.
Outras atividades produtivas da cidade são dos setores moveleiro, metalúrgico, têxtil (confecções), papel (cartonagens), químico e gráfico e atraem mão-de-obra das cidades vizinhas. A cultura da cana de açúcar também é forte na região, com aumento significativo de atividades no ano de 2007. A intensa concentração de usinas e canaviais na região já indica uma mudança no cenário econômico.
Esportes
Birigui destaca-se também na prática dos esportes. O futebol e o biribol são os esportes mais populares na cidade. O time de Futebol, oBandeirante Esporte Clube, foi fundado em 11 de março de 1923 e teve como seu primeiro presidente José Troncoso. No ano de 1987 o time disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista.
O biribol nasceu no município, inventado pelo Prof. Dario Miguel Pedro, seu idealizador e divulgador. Biribol é um esporte aquático, que nasceu do estímulo e motivação nas piscinas. Surgiu como forma alternativa de se usar as piscinas, a prática e aprendizagem da natação. É a mais nova modalidade esportiva do Brasil, "é o único esporte genuinamente brasileiro, nascido e criado dentro de nossas fronteiras". É praticado dentro de uma piscina especial de 4m x 8m x 1,30 (profundidade) com rede, bola e postes de sustentação.
Curiosidades
O nome Birigui tem origem na língua Tupi-Guarani e significa "mosca que sempre vem". Refere-se a um pequeno mosquito hematófago que é abundante na região, semelhante às moscas comuns, porém com um tamanho bem menor.
A cidade também é conhecida por "Cidade Pérola". Este outro nome foi dado por um jornalista de São Paulo, que veio a Birigui em 1934. Na visita, fez uma crônica social do aniversário de Roberto Clark no jornal "O Maribondo" e usou a expressão "desta Pérola da Zona Noroeste", se referindo à cidade.
Os padroeiros da cidade são Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Santo Ambrósio.
Uma personagem ilustre do município foi Euclides Miragaia, estudante morto na Revolução Constitucionalista de 1932, no episódio conhecido como MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo )
Birigui tornou-se conhecida não só por sua excelência na produção de calçado infantil, mas também pelas comparações pejorativas feitas pelo programa humorístico Rockgol de Domingo. Os apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi sempre acharam o nome da cidade sonoro e se diziam nascidos em Birigui. Com o passar do tempo, as pessoas foram acreditando e os apresentadores passaram a denominar o município como a "Massachussets brasileira" e a exaltar o time Bandeirante de Birigui. Inventaram uma água mineral tirada em Birigui, a Birigui Booster e dizem que o campeonato Rockgol é jogado no "Monumental de Birigui", quando é no São Paulo Athletic Club, na capital. Em janeiro de 2005 Bonfá foi para Birigui, desfilou em carro de bombeiro e recebeu do prefeito a chave da cidade, que faz parte do cenário do RockGol de Domingo, junto com um leão de pelúcia do Bandeirante.
Um grupo musical paulistano, a banda Tubaína, ganhou notoriedade ao longo dos anos 1990 e 2000 por divulgar a cidade em quase todas as suas canções, sempre de modo positivo e bem humorado. Foi através das músicas desse conjunto musical que a produção do programa Rockgol de Domingo "conheceu" Birigui - fato reconhecido pela Câmara Municipal de Birigui em uma moção de agradecimento à banda Tubaína publicada no início de 2005.
Em meados dos anos 1980, Birigui perdeu seu último cinema de rua, o grande e histórico Cine Pérola. O prédio foi comprado pelo seu vizinho recém-chegado, o Banco Itaú, que o demoliu para utilizar o espaço como estacionamento. A atitude causou muita comoção da população, que permaneceu sem um espaço cultural por décadas. Depois de quase 30 anos, o estacionamento ainda é visto como um "cinema sepultado" e praticamente nunca tem carros. A população nunca mais se esqueceu do Cine Pérola e há décadas reconta o triste fato para os visitantes da cidade.
fontes
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8969/birigui-sp.html
http://www.birigui.sp.gov.br/prefeitura/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Birigui