Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Birigui

Geografia

Localiza-se a uma latitude 21º17'19" sul e a uma longitude 50º20'24" oeste, estando a uma altitude de 450 metros. Possui uma área de 530,651 km².

Clima: subtropical úmido, com máximas de 36º e mínimas de 00º.

Precipitação Pluviométrica: Chuvas de janeiro a dezembro em torno de 2300 mm/ano.

Relevo: Planalto arenítico basáltico, com colinas suavemente onduladas.

Demografia

Demografia em 2008

População Total: 110.911

Urbana: 108.629

Rural: 2.282

Densidade demográfica (hab./km²): 177,72

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 9,64

Expectativa de vida (anos): 74,96

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,01

Taxa de Alfabetização: 92,81%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,829

IDH-M Renda: 0,761

IDH-M Longevidade: 0,833

IDH-M Educação: 0,893

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Tietê

Córrego Baixotes

Córrego Grande

Córrego Tabapuã

Ribeirão Baguaçu

Córrego da Colônia

Córrego do Imbé

Córrego Barro Preto

Córrego Água Branca

Rodovias

SP-300

SP-461

Guatambu(vicinal)

COMO CHEGAR

Localização

Araçatuba

Limites

Buritama (NE), Coroados (L), Bilac (SO) e Araçatuba (O).

Distâncias

455 km da Capital.

 

HISTÓRIA DA CIDADE

O núcleo populacional que deu início ao município de Birigui foi fundado em 07 de dezembro de 1911. Formou-se graças à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e teve como seus primeiros povoadores Nicolau da Silva Nunes e Manoel Bento Cruz, que haviam adquirido terras na região e foram os responsáveis pela divulgação das possibilidades do novo povoado. 
Em 1915, iniciou-se a construção de uma capela em terreno doado por Nicolau Nunes, um marco definitivo do estabelecimento do povoado, que foi elevado a distrito de paz, em 10 de novembro de 1914, do município de Penápolis. 
Outro grande impulso foi dado por Manoel Bento da Cruz que, ao se associar à Companhia de Terras, Madeiras e Colonização de São Paulo, incentivou a vinda de muitos imigrantes, sobretudo espanhóis e italianos, e um grande latifúndio em pequenas propriedades. Esses fatores incentivaram a produção agrícola local, e a autonomia municipal foi instaurada em 08 de dezembro de 1921.

Significado do Nome

O nome Birigüi tem origem na língua Tupi-Guarani e significa “mosca que sempre vem”. Refere-se a um pequeno mosquito hematófago que era abundante na região, semelhante às moscas comuns, porém com um tamanho bem menor.

Gentílico Birigüiense

Aniversário da Cidade 07 de Dezembro

Fundação: 8 de dezembro de 1911

Administração

Prefeito : PEDRO FELÍCIO ESTRADA BERNABÉ

 

Economia

É conhecida como a Capital Latina do Calçado Infantil por ser o maior polo industrial da América do Sul especializado neste segmento.

Conta com 459 indústrias de calçados e teve faturamento estimado no ano de 2006 de mais de 800 milhões de reais, tendo produzido cerca de 57 milhões de pares. Cerca de 85% de sua produção é direcionada ao público infantil. Do total, 11,7% foram exportados em 2006, atingindo mais de 70 países. As indústrias de Birigui empregam em torno de 18 mil trabalhadores, mais de 60% dos empregos oferecidos na cidade.

Outras atividades produtivas da cidade são dos setores moveleiro, metalúrgico, têxtil (confecções), papel (cartonagens), químico e gráfico e atraem mão-de-obra das cidades vizinhas. A cultura da cana de açúcar também é forte na região, com aumento significativo de atividades no ano de 2007. A intensa concentração de usinas e canaviais na região já indica uma mudança no cenário econômico.

Esportes

Birigui destaca-se também na prática dos esportes. O futebol e o biribol são os esportes mais populares na cidade. O time de Futebol, oBandeirante Esporte Clube, foi fundado em 11 de março de 1923 e teve como seu primeiro presidente José Troncoso. No ano de 1987 o time disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista.

O biribol nasceu no município, inventado pelo Prof. Dario Miguel Pedro, seu idealizador e divulgador. Biribol é um esporte aquático, que nasceu do estímulo e motivação nas piscinas. Surgiu como forma alternativa de se usar as piscinas, a prática e aprendizagem da natação. É a mais nova modalidade esportiva do Brasil, "é o único esporte genuinamente brasileiro, nascido e criado dentro de nossas fronteiras". É praticado dentro de uma piscina especial de 4m x 8m x 1,30 (profundidade) com rede, bola e postes de sustentação.

Curiosidades

O nome Birigui tem origem na língua Tupi-Guarani e significa "mosca que sempre vem". Refere-se a um pequeno mosquito hematófago que é abundante na região, semelhante às moscas comuns, porém com um tamanho bem menor.

A cidade também é conhecida por "Cidade Pérola". Este outro nome foi dado por um jornalista de São Paulo, que veio a Birigui em 1934. Na visita, fez uma crônica social do aniversário de Roberto Clark no jornal "O Maribondo" e usou a expressão "desta Pérola da Zona Noroeste", se referindo à cidade.

Os padroeiros da cidade são Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Santo Ambrósio.

Uma personagem ilustre do município foi Euclides Miragaia, estudante morto na Revolução Constitucionalista de 1932, no episódio conhecido como MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo )

Birigui tornou-se conhecida não só por sua excelência na produção de calçado infantil, mas também pelas comparações pejorativas feitas pelo programa humorístico Rockgol de Domingo. Os apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi sempre acharam o nome da cidade sonoro e se diziam nascidos em Birigui. Com o passar do tempo, as pessoas foram acreditando e os apresentadores passaram a denominar o município como a "Massachussets brasileira" e a exaltar o time Bandeirante de Birigui. Inventaram uma água mineral tirada em Birigui, a Birigui Booster e dizem que o campeonato Rockgol é jogado no "Monumental de Birigui", quando é no São Paulo Athletic Club, na capital. Em janeiro de 2005 Bonfá foi para Birigui, desfilou em carro de bombeiro e recebeu do prefeito a chave da cidade, que faz parte do cenário do RockGol de Domingo, junto com um leão de pelúcia do Bandeirante.

Um grupo musical paulistano, a banda Tubaína, ganhou notoriedade ao longo dos anos 1990 e 2000 por divulgar a cidade em quase todas as suas canções, sempre de modo positivo e bem humorado. Foi através das músicas desse conjunto musical que a produção do programa Rockgol de Domingo "conheceu" Birigui - fato reconhecido pela Câmara Municipal de Birigui em uma moção de agradecimento à banda Tubaína publicada no início de 2005.

Em meados dos anos 1980, Birigui perdeu seu último cinema de rua, o grande e histórico Cine Pérola. O prédio foi comprado pelo seu vizinho recém-chegado, o Banco Itaú, que o demoliu para utilizar o espaço como estacionamento. A atitude causou muita comoção da população, que permaneceu sem um espaço cultural por décadas. Depois de quase 30 anos, o estacionamento ainda é visto como um "cinema sepultado" e praticamente nunca tem carros. A população nunca mais se esqueceu do Cine Pérola e há décadas reconta o triste fato para os visitantes da cidade.

fontes

http://www.ferias.tur.br/informacoes/8969/birigui-sp.html

http://www.birigui.sp.gov.br/prefeitura/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Birigui

 
MAIS SOBRE Birigui:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Birigui:
 
01/02

Digite moacir esquevani e veja meus videos e criar o CAM - centro de atividades municipais .

Enviado por moacir antonio esquevani às 16h44
24/07

o nome era grupo escolar Governador Abreu sodre e não Agostinho Grigolleto a diretor sim era minha querida Ana Maria Feraccini´como tambem tinhas professores otimos prof, Gil , Pilmar; Laura lopes trigo

Enviado por ivete aparecida lopes às 20h58
08/12

Pedrinhas Paulista é uma gracinha...

Enviado por Patricia Maia às 17h31
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions