Embaúba é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 20º58'57" sul e a uma longitude 48º50'08" oeste, estando a uma altitude de 570 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.519 habitantes.
Possui uma área de 83,7 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 2.478
* Urbana: 1.979
* Rural: 499
* Homens: 1.285
* Mulheres: 1.193
Densidade demográfica (hab./km²): 29,61
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,42
Expectativa de vida (anos): 70,93
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,49
Taxa de Alfabetização: 88,47%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,757
* IDH-M Renda: 0,661
* IDH-M Longevidade: 0,765
* IDH-M Educação: 0,846
Limites
Norte: Cajobi
Extremo Sul: Catanduva e Tabapuã
Leste: Paraíso
Oeste: Novais
Rodovias de acesso.
* SP-351
Historia:
O núcleo original do atual município de Embaúba foi fundado no início do século XX por Balbino Rodrigues Coelho, recebendo nessa época a denominação de Vila Coelho. Esse nome, entretanto, foi logo alterado para o de Vila Albuquerque em homenagem ao então prefeito de Jaboticabal, Bento Vieira de Albuquerque. Nesse período, a economia do povoado estava voltada para a pecuária e a agricultura, com as culturas de arroz, feijão, algodão e café. Embora a região tivesse apresentado maior desenvolvimento com a lavoura cafeeira no início da década de 20, não conseguiu superar a crise provocada pela queda dos preços do café em 1929, e sua economia voltou a se restringir à agricultura e à pecuária de subsistência por um período que se estenderia até 1970.
A criação do município, bastante recente, data de 9 de janeiro de 1990.
Em 16 de agosto de 1934, foi elevado à condição de distrito do município de Jaboticabal com o nome de Vila Albuquerque. No ano seguinte, em 7 de março, foi transferido para o município de Pirangi. Em 30 de novembro de 1938, foi novamente transferido para o município de Cajobi e sua denominação reduzida para Albuquerque. O nome Embaúba, vocábulo que em tupi significa "árvore dotada internamente de câmaras ou vazios", foi adotado em 30 de novembro de 1944.
A formação de Embaúba esteve ligada a uma série de desmembramentos de municípios que tiveram, por sua vez, origem nas terras de Jaboticabal, cidade que faz parte, na divisão estadual, da região administrativa de Ribeirão Preto. Esse reordenamento foi, em grande parte, balizado por questões políticas responsáveis pela criação da maioria dos municípios recentes.
Prefeito: Jesus Natalino Peres
Vice: Paulo Rogério Bruneli
Economia:
Hoje a economia Embaubense sustenta-se principalmente nas atividades agrícolas e correlatas existentes, não constando , ainda, indústrias e possui um comércio em expansão. A população urbana é de 1.979 habitantes, segundo o censo de 1998. Ela sobrevive, principalmente, em torno do poder público, através de programas sociais e empregos nas esferas municipais, estaduais e trabalhos rurais. Os principais produtos agrícolas são: laranja, cuja colheita vai de julho à dezembro e a cana-de-açúcar tendo sua safra de maio à dezembro, nas entre safras os trabalhadores sobrevivem de suas economias e de alguns trabalhos eventuais
TURISMO
A cidade tem modesta infra-estrutura nessa área, a única coisa que possui é um local adequado para quem quer fugir da correria das grandes cidades. Possui vários bares e uma pizzaria.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emba%C3%BAba_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9112/embauba-sp.html
http://citybrazil.uol.com.br/sp/embauba/historia-da-cidade
http://www.temmais.com/Cidades/cidade_home.aspx?cidade_id=4869
http://www.embauba.sp.gov.br/
site da cidade:
http://www.embauba.sp.gov.br