Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
General Salgado

Geografia

Localiza-se a uma latitude 20º38'54" sul e a uma longitude 50º21'38" oeste, estando a uma altitude de 418 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.053 habitantes.

Demografia

Dados do Censo - 2000 População Total: 10.824

Urbana: 8.749

Rural: 2.075

Homens: 5.504

Mulheres: 5.320

Densidade demográfica (hab./km²): 21,95

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 21,20

Expectativa de vida (anos): 68,60

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,94

Taxa de Alfabetização: 86,25%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,762

IDH-M Renda: 0,704

IDH-M Longevidade: 0,727

IDH-M Educação: 0,855

(Fonte: IPEADATA)

Paleontologia

Foram encontrados em General Salgado fósseis de réptil de tipo crocodilianos, encontrados por um jovem aluno, que procurou seu professor, o qual foi investigar sobre o assunto. Hoje em dia, novos afloramentos vêm surgindo no município, os fósseis estão em bom estado de conservação, o que mais vem chamando a atenção dos pesquisadores é a grande quantidade de fósseis encontrados.

Pouca coisa é divulgada, pois o assunto foi por muito tempo ignorado pela população e pelas autoridades municipais. Desde a descoberta dos fósseis, o professor Tadeu Arruda, esteve a frente das pesquisas, hoje conta com o apoio de pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e federal do Rio de Janeiro(UFRJ) além do museu de Monte Alto, onde amostras de fósseis salgadenses compõem o material paleontológico do museu.

O fóssil encontrado em General Salgado foi nomeado Baurusuchus salgadoensis. O estudo de fósseis encontrados apresenta uma diferença entre os crocodilianos em geral, eles não se arrastavam, mas sim se levantavam através de patas pouco mais alongadas e articuladas para o fim de melhor locomoção. Além dos crocodilianos, também foram encontrados fósseis ou fragmentos de serpentes pré-históricas.

Hidrografia

Rio São José dos Dourados

Rodovias

SP-310

COMO CHEGAR

Partindo de São Paulo: SP-310

Localização

Município da Região de São José do Rio Preto no Estado de São Paulo

Limites

São João das Duas Pontes, Fernandópolis, Araçatuba, Magda, Gastão Vidigal, Auriflama, Nova Luzitânia, Jales, Paranapuã.

Distâncias

545 km da Capital

HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1920 aproximadamente, o Sr. Antonino José de Carvalho, mais conhecido como Tonico Barão, qual um bandeirante paulista desbravando sertões, instalou-se nesta paragem fazendo destes latifúndios propriedades suas, por partilhas e concessões especiais, bem como por aquisição. Tonico Barão, homem rude e do povo, de alma forte e espírito inflexível, denominou estas terras por Fazenda Limoeiro ou Pau Ferrado, no município de Monte Aprazível. Alimentando a idéia de fundar uma cidade nesta região, Tonico Barão, graças ao seu dinamismo e a qualidade de suas terras, atraiu grande número de moradores para o lugarejo que logo se transformou em florescente povoação, tomando a denominação de Palmira, nome de sua dileta filha. Foi então celebrada a primeira missa campal pelo Padre Missionário Jorge Germeinder, no local fora levantado um cruzeiro onde mais tarde foi iniciada a construção da primeira igreja.
Palmira, que foi o primeiro nome do povoado, pertencia ao antigo distrito de Paz de Sebastianópolis, no município de Rio Preto, hoje São José do Rio Preto, e foi elevado a categoria de Vila em 05 de dezembro de 1928, pelo Decreto Lei nº 2.301.
Pelo Decreto nº 2841 de 07 de janeiro de 1937, a sede do distrito de Paz de Sebastinópolis, foi transferida para Vila Palmira com a denominação de General Salgado, por homenagem ao General Júlio Marcondes Salgado morto na revolução de 1932 quando atingido por estilhaço da boca de um canhão que explodiu durante uma batalha. 
Elevada posteriormente a categoria de Município pelo Decreto Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, e instalada em 1º de janeiro de 1945. Nesta época o município de General Salgado, contava com o distrito de Auriflama, e pela Lei nº 233 de 24 de dezembro de 1948, criou-se os distritos de São João de Iracema e São Luiz da Japiúba.
General Salgado passou a ser comarca pela Lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, pela mesma Lei Auriflama desmembrou-se de General Salgado, tendo a comarca sido instalada no dia 21 de dezembro de 1955, ficando então com 4 distritos, São João de Iracema, Nova Castilho e Prudência e Moraes e São Luiz da Japiúba, e o povoado de Nova Palmira.
O distrito de São Luiz da Japiúba, foi transferido para Nova Castilho, na gestão do ex-prefeito Sr. Arcidio Castilho.
General Salgado conta atualmente com três distritos, alem da sede, São Luiz da Japiúba, ( que perdeu sua condição de distrito de Nova Castilho, que foi elevada a categoria de município) Prudêncio de Moraes, e Nova Palmira, São João de Iracema também foi elevada a Município.

Origem do Nome

Homenagem ao General Salgado, morto durante a Revolução de 1932. Antigo Distrito Policial de Sebastianópolis e comarca de Rio Preto, hoje São José do Rio Preto. Foi elevado a Distrito de Paz, pela Lei nº 21.301, a 5 de dezembro de 1928 e Comarca de Monte Aprazível. Passou a denominar-se General Salgado pelo Decreto nº 2.841, de 7 de janeiro de 1937, com sede na povoação de Palmeira que também adotara aquela designação. Foi elevado a Município pelo Decreto Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, instalado a 1º de janeiro de 1945.

Aniversário da Cidade 30 de Novembro

Fundação: 15 de setembro de 1949

Gentílico: salgadense

Administração

Prefeito:   RAMIRO MURILO DE SOUZA

 

Economia

O município de General Salgado está localizado na parte noroeste do estado de São Paulo, adjacente a rodovia Feliciano Sales Cunha na altura do km 545. Considerado município de pequeno porte, tem baixa taxa populacional e economia de agricultura e pecuáriae industrias.

Encontra-se instalada em General Salgado a indústria de produção de álcool etílico Generalco onde trás uma importante fonte de renda para a população da cidade. Outra consequência da indústria na cidade de General Salgado é a cultura da cana de açúcar que está presente em grande parte das propriedades rurais da cidade.Também se instalaram na cidade de General Salgado o Grupo Pasto Forte, fabricante, importador e exportador de nutrição animal, e a industria TEC (Tijoloes Ecologicamente Corretos), além de varias pequenas industrias do ramo de confecção.

O comércio local, apesar de gerar uma quantidade razoável de empregos, não tem grandes projeções tendo em vista a localização de grandes mercados (São José do Rio Preto, Araçatuba e Jales) próximos à cidade.

Tendo em vista a característica do comércio e indústria há campo para as pessoas que qualificam suas habilidades, cursando uma faculdade ou cursos especializantes.

 

 

 

 

Turismo

Destacam-se o Carnaval e as Festas de Rodeio. O Carnaval de General Salgado chama a atenção das demais cidades vizinhas e tem a características de reunir as pessoas em blocos de carnavais. Os principais blocos da cidade são: Toloko, Tô-Que-Tô, PB e Babilake.A principal atração do carnaval, é o Carnaval na Avenida, onde se concentra, cerca de 10 mil pessoas por noite, e recebe visitantes de varias regiões, e, também de outros estados, sendo considerado um dos melhores carnavais ao ar livre do estado

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cachoeiras

Localizadas próximas à cidade, podemos nos deliciar com um banho de cachoeira, esta também uma opção de lazer em dias quentes na cidade.

Represa Municipal

Rodovia Jesulino C. Frota

Igreja Matriz

Cristo Redentor

Lazer

Clube de Regatas Salgadenses

Os salgadenses estão acostumados a freqüentar, em dias quentes do interior paulista, o Clube CRS, que possui três piscinas, onde uma é especial para a prática do biribol (esporte criado na região) e outras duas para a prática de natação, adulta e infantil.

Ginásio de Esportes Domingos Fantini

Possui uma bela praça de lazer e esportes em seus arredores.

Pesque e Pague

Localizado próximo da cidade, este local tem sido um dos pontos de lazer e diversão mais procurado principalmente pelos paulistanos estão de visita à cidade.

Parque de Exposições da Associação de Tradições Rurais

Rua Antônio R. Mendonça

EVENTOS

Noite Salgadense

General Salgado conta com várias opções de bares para a diversão da galera, além de ter o lugar tradicional para o encontro das pessoas no fim de semana, também há sempre um novo point surgindo na cidade onde todos acabam se encontrando.

Folia de Reis

A principal festa religiosa da cidade é a folia de reis, festa de origem portuguesa inserida no Brasil pelos colonizadores, tem em sua excelência expressão de devoção popular católica.
É uma das mais tradicionais manifestações do calendário religioso de algumas regiões brasileiras e em nossa cidade sempre no mês de julho, acontece o encontro das companhias de reis de nossa região, sempre realizada na praça da matriz.

Carnaval

Para que todos possam usufruir da maior festa popular brasileira, a Prefeitura Municipal de General Salgado, promove um dos melhores carnavais de rua de sua região, atingindo assim todas as classes sociais. Realizado em uma das principais rua da cidade, onde uma multidão de pessoas vindas de toda a região, brinca o carnaval e assiste aos desfiles dos blocos

Festa do Peão Boiadeiro

Festa popular que cresce a cada ano em todo o Brasil, realizada sempre no mês de Julho em seu recinto próprio, possui barraca bar, shows, rodeios, parque de diversão e uma grande variedade de comida típica.

Festa do Quentão

Tradicional no município, realizada no mês de Junho, sempre próximo ao dia de São Pedro, este costume mantem-se à 38 anos, com diversas atrações, shows pirotécnicos, fogueiras e danças típicas. A entrada é franca e há também uma farta distribuição de pipoca, amendoim, paçoquinha, quentão, chocolate e ainda o tradional forró.

Aniversário da Cidade

Comemorado no mês de novembro.

Fontes

http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=General+Salgado&uf=SP

http://pt.wikipedia.org/wiki/General_Salgado

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9154/general-salgado-sp.html

 
MAIS SOBRE General Salgado:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE General Salgado:
 
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions