Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Ilha Solteira

Geografia

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 23.996

Urbana: 23.218

Rural: 778

Homens: 11.848

Mulheres: 12.148

Densidade demográfica (hab./km²): 36,39

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,43

Expectativa de vida (anos): 75,80

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,98

Taxa de alfabetização: 94,77%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,850

IDH-M Renda: 0,769

IDH-M Longevidade: 0,847

IDH-M Educação: 0,934

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Paraná

Rio São José

Rio Tietê

Rodovias

SP-310

SP-595

COMO CHEGAR

Localização

Araçatuba

Limites

Estado Mato Grosso do Sul - Município de Selvíria-O 
Município de Rubinéia - NO 
Município de Suzanápolis - NE 
Município de Pereira Barreto - L 
Município de Itapura - S 
Município de Andradina - SE

Distâncias

650 km da Capital

HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Ilha Solteira foi criado em 30 de dezembro de 1991. Suas mais antigas referências datam de 30 de novembro de 1944, quando se tornou distrito do município de Pereira Barreto com o nome de Bela Floresta. Mais tarde, em 08 de maio de 1989, por meio de uma lei municipal, sua sede foi transferida para o então povoado de Ilha Solteira.  
A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que movimentou um grande contingente de mão-de-obra. Essa região, carente de apoio por parte de centros maiores, precisou desenvolver uma infra-estrutura mínima para a construção de alojamentos e vilas operárias para os trabalhadores.  
Até então, o povoado possuía uma rede urbana precária, ou quase inexistente, porque a ocupação da região foi marcada pela pecuária extensiva, pelos latifúndios, pela baixa densidade populacional e pela grande distância dos centros mais significativos.

Aniversário da Cidade 15 de Outubro

Fundação: 15 de outubro de 1968

Gentílico: ilhense

Cultura

Ilha Solteira possui cultura e turismo ricos e diversificados, como consequência da miscigenação de brasileiros oriundos de várias regiões brasileiras para construção da UHE. A cidade se evidenciou culturalmente em âmbito regional e estadual devido à qualidade da sua produção cultural. Em meados de 2001, Ilha Solteira recebeu o título de "Capital da Cultura" em função da grande proporção de pessoas que tem alto grau de instrução, que estudam e/ou exercem alguma atividade artística-cultural no município. Na cidade ocorrem eventos de grande repercussão regional, tais como: Feiras Agropecuárias e Comerciais, Feiras de Artesanato, Festivais de MPB, Torneios de Pesca Esportiva, Semanas das Engenharias, Reuniões e Congressos Técnico-Científicos.

Ilha Solteira é a única cidade em toda a América do Sul com um Professor Doutor para cada 150 habitantes. Em cada 12 ilhenses, um é estudante. Em cada 33, um é praticante de arte

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira
Situada no Rio Paraná, a UHE Ilha Solteira, a maior da CESP- com 3.230.000 KW de potência final, compôs com a UHE Engº Souza Dias, o Canal de Pereira Barreto e a UHE Três Irmãos, um dos maiores complexos hidroelétricos do mundo: 5.451.500 KW de capacidade instalada final.

Lago de Ilha Solteira

O reservatório de Ilha Solteira é o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca. Estende-se pelas águas do Rio Paraná e São José dos Dourados. Possui uma área de 1.231Km² com um volume total de 21 bilhões e 166 milhões de m³ de água, o que equivale a 5 ou 6 vezes a Baía de Guanabara, sendo o terceiro maior do país.

Praia Catarina

Local de lazer destinado às comunidades local e regional. Possui infra-estrutura de acesso pavimentada, completa rede de água e esgoto, energia elétrica, telefone público, equipamentos de lazer com área gramada, lanchonetes, quiosques com churrasqueiras e tomadas de energia elétrica, play-ground e outros como atracadouro para barcos, quadras poliesportivas, estacionamentos para ônibus e carros, sanitários e duchas, equipamentos para pesca e calçadão ao longo de toda a praia. Possibilita ao visitante horas agradáveis em contato íntimo com a natureza com vistas ao maravilhoso Lago de Ilha Solteira. Situa-se à margem esquerda do Rio Paraná, no Lago de Ilha Solteira e distancia-se da cidade aproximadamente 4 Km.

Reservatório Ilha Solteira

Com o represamento do rio Paraná pela Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, formou - se o terceiro maior reservatório artificial do Brasil, com 21 bilhões e 166 milhões de m3 de água, correspondente a 6 ou 7 vezes o volume de água da Baía da Guanabara.
É o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca, sendo o terceiro maior reservatório artificial do país. 
Localização: A montante da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira.

São José dos Dourados

O rio São José dos Dourados nasce no município de Mirassol, desaguando no rio Paraná. Corta o município de Ilha Solteira e hoje está ligado ao rio Tietê pelo Canal de Pereira Barreto que incorporou os 400 Km do tramo norte à Hidrovia Tietê-Paraná. Sua bacia é constituída de aproximadamente 35 afluentes e 25 municípios em toda a sua extensão. Por ser um rio de corredeiras, favorecia a piracema do dourado, peixe que lhe empresta o nome, que entrava através do Paraná, procurando a cabeceira do rio São José dos Dourados para a desova (antes da UHE Ilha Solteira).
Localização: Ao centro do município de Ilha Solteira. Acima da UHE Ilha Solteira com sua desembocadura no Rio Paraná a aproximadamente 4 Km da cidade.

Rio Paraná

Descrição do atrativo: O Rio Paraná é formado pelo encontro das águas dos rios Grande e Paranaíba, a aproximadamente 60 Km da montante UHE Ilha Solteira.
Possui a maior potência instalada de energia elétrica do Brasil, destacando-se em sua bacia grandes usinas tais como: UHE Ilha Solteira em Ilha Solteira, Eng º Sérgio Motta em Porto Primavera, Engenheiro Souza Dias em Jupiá e UHE Itaipu entre Foz do Iguaçu no Estado do Paraná e Ciudad de Leste no Paraguai.
Forma, com o Rio Tietê, a maior Hidrovia da América do Sul, a Hidrovia Tietê - Paraná, que no futuro unir-se-à à Hidrovia Paraná-Paraguai.
Localização: A oeste da cidade de Ilha Solteira. Seu acesso se faz pela rodovia SP 310 - trecho via Feliciano Salles Cunha e via perimetral. Dista aproximadamente 4 Km da cidade.

Rio Tietê

Descrição do atrativo: O rio Tietê possui 1.100 Km de extensão. Nasce no municipio de Salesópolis - SP, numa altitude de 1.030m a 22 Km do Oceano Atlântico e desemboca no Rio Paraná no município de Itapura. É um rio histórico que permitiu as Entradas dasBandeiras e Monções e o desenvolvimento da cafeicultura e da industrialização.
Hoje está ligado ao Rio São José dos Dourados pelo canal Pereira Barreto, incorporando os 400 Km do tramo norte da Hidrovia Tietê-Paraná, ligando São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Localização: Deságua no Rio Paraná, ao Sul domunicípio de Ilha Solteira, à aproximadamente 35 Km da cidade.

Parque Zoológico

O Centro de Conservação da Fauna Silvestre, zoológico, foi construído em 1979, pela administração da CESP, com a finalidade de abrigar melhor alguns animais provenientes do enchimento dos Reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira.
É reconhecido pela comunidade Zoológica nacional, com as quais mantêm intercâmbio, pelos trabalhos de alto nível na preservação, reprodução e criação em cativeiro de espécies como o jacaré-de-papo amarelo, arara canindé, tamanduá-bandeira, bugio vermelho, cervo-do-pantanal, lobo-guará, jaguatirica, cachorro-do-mato-vinagre, entre outros, sendo pioneiros em alguns deles como no caso do aleitamento artificial de cervos do pantanal.
O zoológico serve como núcleo para trabalhos de educação ambiental realizado pela Divisão de Programas Físicos e Bióticos da Diretoria de Meio Ambiente da CESP.
Possui 48 espécies, numa área de 18 há.
O zoológico é um dos lugares mais procurados pelas famílias nos fins de semana e feriados.

Administraçao

prefeito :  BENTO CARLOS SGARBOZA

 

HOTEL

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=ilha+solteira

Fontes

http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_Solteira

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9213/ilha-solteira-sp.html

 
MAIS SOBRE Ilha Solteira:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Ilha Solteira:
 
19/03

morador desde 1967 na cidade em antigo pas; campinas atual moradia no jardim novo horizonte rua f casa 12

Enviado por edson santos às 04h17
16/03

Moro em Orindiúva, mas gosto muito da Ilha... passei poucos mas bons momentos da minha vida nesta linda cidade. Nas festas de final de ano, essa cidade fica lindíssima com a praça toda iluminada.

Enviado por Luana às 11h43
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions