Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 23.996
Urbana: 23.218
Rural: 778
Homens: 11.848
Mulheres: 12.148
Densidade demográfica (hab./km²): 36,39
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,43
Expectativa de vida (anos): 75,80
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,98
Taxa de alfabetização: 94,77%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,850
IDH-M Renda: 0,769
IDH-M Longevidade: 0,847
IDH-M Educação: 0,934
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Paraná
Rio São José
Rio Tietê
Rodovias
SP-310
SP-595
COMO CHEGAR
Localização
Araçatuba
Limites
Estado Mato Grosso do Sul - Município de Selvíria-O
Município de Rubinéia - NO
Município de Suzanápolis - NE
Município de Pereira Barreto - L
Município de Itapura - S
Município de Andradina - SE
Distâncias
650 km da Capital
HISTÓRIA DA CIDADE
O município de Ilha Solteira foi criado em 30 de dezembro de 1991. Suas mais antigas referências datam de 30 de novembro de 1944, quando se tornou distrito do município de Pereira Barreto com o nome de Bela Floresta. Mais tarde, em 08 de maio de 1989, por meio de uma lei municipal, sua sede foi transferida para o então povoado de Ilha Solteira.
A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que movimentou um grande contingente de mão-de-obra. Essa região, carente de apoio por parte de centros maiores, precisou desenvolver uma infra-estrutura mínima para a construção de alojamentos e vilas operárias para os trabalhadores.
Até então, o povoado possuía uma rede urbana precária, ou quase inexistente, porque a ocupação da região foi marcada pela pecuária extensiva, pelos latifúndios, pela baixa densidade populacional e pela grande distância dos centros mais significativos.
Aniversário da Cidade 15 de Outubro
Fundação: 15 de outubro de 1968
Gentílico: ilhense
Cultura
Ilha Solteira possui cultura e turismo ricos e diversificados, como consequência da miscigenação de brasileiros oriundos de várias regiões brasileiras para construção da UHE. A cidade se evidenciou culturalmente em âmbito regional e estadual devido à qualidade da sua produção cultural. Em meados de 2001, Ilha Solteira recebeu o título de "Capital da Cultura" em função da grande proporção de pessoas que tem alto grau de instrução, que estudam e/ou exercem alguma atividade artística-cultural no município. Na cidade ocorrem eventos de grande repercussão regional, tais como: Feiras Agropecuárias e Comerciais, Feiras de Artesanato, Festivais de MPB, Torneios de Pesca Esportiva, Semanas das Engenharias, Reuniões e Congressos Técnico-Científicos.
Ilha Solteira é a única cidade em toda a América do Sul com um Professor Doutor para cada 150 habitantes. Em cada 12 ilhenses, um é estudante. Em cada 33, um é praticante de arte
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira
Situada no Rio Paraná, a UHE Ilha Solteira, a maior da CESP- com 3.230.000 KW de potência final, compôs com a UHE Engº Souza Dias, o Canal de Pereira Barreto e a UHE Três Irmãos, um dos maiores complexos hidroelétricos do mundo: 5.451.500 KW de capacidade instalada final.
Lago de Ilha Solteira
O reservatório de Ilha Solteira é o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca. Estende-se pelas águas do Rio Paraná e São José dos Dourados. Possui uma área de 1.231Km² com um volume total de 21 bilhões e 166 milhões de m³ de água, o que equivale a 5 ou 6 vezes a Baía de Guanabara, sendo o terceiro maior do país.
Praia Catarina
Local de lazer destinado às comunidades local e regional. Possui infra-estrutura de acesso pavimentada, completa rede de água e esgoto, energia elétrica, telefone público, equipamentos de lazer com área gramada, lanchonetes, quiosques com churrasqueiras e tomadas de energia elétrica, play-ground e outros como atracadouro para barcos, quadras poliesportivas, estacionamentos para ônibus e carros, sanitários e duchas, equipamentos para pesca e calçadão ao longo de toda a praia. Possibilita ao visitante horas agradáveis em contato íntimo com a natureza com vistas ao maravilhoso Lago de Ilha Solteira. Situa-se à margem esquerda do Rio Paraná, no Lago de Ilha Solteira e distancia-se da cidade aproximadamente 4 Km.
Reservatório Ilha Solteira
Com o represamento do rio Paraná pela Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, formou - se o terceiro maior reservatório artificial do Brasil, com 21 bilhões e 166 milhões de m3 de água, correspondente a 6 ou 7 vezes o volume de água da Baía da Guanabara.
É o paraíso dos amantes de esportes náuticos, lazer e pesca, sendo o terceiro maior reservatório artificial do país.
Localização: A montante da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira.
São José dos Dourados
O rio São José dos Dourados nasce no município de Mirassol, desaguando no rio Paraná. Corta o município de Ilha Solteira e hoje está ligado ao rio Tietê pelo Canal de Pereira Barreto que incorporou os 400 Km do tramo norte à Hidrovia Tietê-Paraná. Sua bacia é constituída de aproximadamente 35 afluentes e 25 municípios em toda a sua extensão. Por ser um rio de corredeiras, favorecia a piracema do dourado, peixe que lhe empresta o nome, que entrava através do Paraná, procurando a cabeceira do rio São José dos Dourados para a desova (antes da UHE Ilha Solteira).
Localização: Ao centro do município de Ilha Solteira. Acima da UHE Ilha Solteira com sua desembocadura no Rio Paraná a aproximadamente 4 Km da cidade.
Rio Paraná
Descrição do atrativo: O Rio Paraná é formado pelo encontro das águas dos rios Grande e Paranaíba, a aproximadamente 60 Km da montante UHE Ilha Solteira.
Possui a maior potência instalada de energia elétrica do Brasil, destacando-se em sua bacia grandes usinas tais como: UHE Ilha Solteira em Ilha Solteira, Eng º Sérgio Motta em Porto Primavera, Engenheiro Souza Dias em Jupiá e UHE Itaipu entre Foz do Iguaçu no Estado do Paraná e Ciudad de Leste no Paraguai.
Forma, com o Rio Tietê, a maior Hidrovia da América do Sul, a Hidrovia Tietê - Paraná, que no futuro unir-se-à à Hidrovia Paraná-Paraguai.
Localização: A oeste da cidade de Ilha Solteira. Seu acesso se faz pela rodovia SP 310 - trecho via Feliciano Salles Cunha e via perimetral. Dista aproximadamente 4 Km da cidade.
Rio Tietê
Descrição do atrativo: O rio Tietê possui 1.100 Km de extensão. Nasce no municipio de Salesópolis - SP, numa altitude de 1.030m a 22 Km do Oceano Atlântico e desemboca no Rio Paraná no município de Itapura. É um rio histórico que permitiu as Entradas dasBandeiras e Monções e o desenvolvimento da cafeicultura e da industrialização.
Hoje está ligado ao Rio São José dos Dourados pelo canal Pereira Barreto, incorporando os 400 Km do tramo norte da Hidrovia Tietê-Paraná, ligando São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Localização: Deságua no Rio Paraná, ao Sul domunicípio de Ilha Solteira, à aproximadamente 35 Km da cidade.
Parque Zoológico
O Centro de Conservação da Fauna Silvestre, zoológico, foi construído em 1979, pela administração da CESP, com a finalidade de abrigar melhor alguns animais provenientes do enchimento dos Reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira.
É reconhecido pela comunidade Zoológica nacional, com as quais mantêm intercâmbio, pelos trabalhos de alto nível na preservação, reprodução e criação em cativeiro de espécies como o jacaré-de-papo amarelo, arara canindé, tamanduá-bandeira, bugio vermelho, cervo-do-pantanal, lobo-guará, jaguatirica, cachorro-do-mato-vinagre, entre outros, sendo pioneiros em alguns deles como no caso do aleitamento artificial de cervos do pantanal.
O zoológico serve como núcleo para trabalhos de educação ambiental realizado pela Divisão de Programas Físicos e Bióticos da Diretoria de Meio Ambiente da CESP.
Possui 48 espécies, numa área de 18 há.
O zoológico é um dos lugares mais procurados pelas famílias nos fins de semana e feriados.
Administraçao
prefeito : BENTO CARLOS SGARBOZA
HOTEL
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=ilha+solteira
Fontes
http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_Solteira
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9213/ilha-solteira-sp.html