Irapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Geografia:
Localiza-se a uma latitude 21º16'46" sul e a uma longitude 49º24'32" oeste, estando a uma altitude de 428 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.948 habitantes. Possui uma área de 257,4 km².
Dados do Censo - 2000
População Total: 6.658
* Urbana: 5.429
* Rural: 1.229
* Homens: 3.426
* Mulheres: 3.232
Densidade demográfica (hab./km²): 25,87
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,75
Expectativa de vida (anos): 73,58
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,16
Taxa de Alfabetização: 86,86%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,766
* IDH-M Renda: 0,667
* IDH-M Longevidade: 0,810
* IDH-M Educação: 0,822
Distâncias
380 km da Capital.
Localização
São José do Rio Preto
Historia:
O antigo povoado de Cervinho, origem de Irapuã, foi fundado por volta de 1875, quando as famílias de Hipólito José Godoy e Luiz Marques chegaram à região com o objetivo de cultivar cereais.
Proprietários de glebas de terras resolveram doar parte dessas terras, cerca de 40 alqueires, à paróquia para a formação de um povoado localizado nas margens do córrego Cervinho, daí o nome escolhido para o núcleo que se formou. Ofertaram também uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi colocada no altar da capela existente.
Outras famílias foram atraídas para a vila no início do século XX, instalando-se provisoriamente e dedicando-se ao cultivo das terras. Em 26 de dezembro de 1921, foi criado o distrito de Irapuã em terras do município de Novo Horizonte.
Somente a partir de 1926, iniciou-se a cafeicultura por intermédio de Amadeu Bouzza, pioneiro dessa atividade na região. Apesar do crescente aumento da cultura do café, em 19 de agosto de 1927, foi reconduzido à categoria de povoado, incorporado ao município de Novo Horizonte.
O desenvolvimento a partir daí foi rápido e, em 30 de setembro de 1930, foi novamente criado o distrito no município de Novo Horizonte. A população cresceu e com ela e arrecadação dos impostos, facilitando a elevação do distrito a município em 30 de novembro de 1944, com o nome Irapuã e finalmente desmembrado de Novo Horizonte.
Significado do Nome
O nome de Irapuã foi escolhido devido à grande quantidade de abelhas do tipo irapuá que fabricam um mel ruim.
Fundação 1 de dezembro de 1944
Gentílico irapuanense ou irapuense
Administração
Prefeito : OSWALDO ALFREDO PINTO
Turismo:
Lagoa:
Com extensão de 20 alqueires constituí o ponto turístico municipal
Fontes;
http://citybrazil.uol.com.br/sp/irapua/atracoes-turisticas/atrativos-naturais
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9229/irapua-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irapu%C3%A3_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.irapua.sp.gov.br/vice-prefeito/index.asp
Site da cidade;
http://www.irapua.sp.gov.br