Itapura é um município brasileiro do estado de São Paulo
Geografia:
Localiza-se a uma latitude 20º38'46" sul e a uma longitude 51º30'32" oeste, estando a uma altitude de 318 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.881 habitantes. Possui uma área de 307,2 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 3.838
* Urbana: 3.332
* Rural: 506
* Homens: 2.005
* Mulheres: 1.833
Densidade demográfica (hab./km²): 12,49
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,72
Expectativa de vida (anos): 70,77
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,30
Taxa de alfabetização: 83,00%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,739
* IDH-M Renda: 0,627
* IDH-M Longevidade: 0,763
* IDH-M Educação: 0,827
Distâncias
596 km da Capital.
Localização
Araçatuba
Historia:
O município foi uma colônia militar construída nas proximidades do Salto de Itapura em meados do século XIX (1858), pelo governo imperial, na margem esquerda do Rio Tietê, próximo à foz do mesmo no Rio Paraná.
Após a Guerra do Paraguai, a Colônia Militar de Itapura deixou de ter tanta importância estratégica, além do que o acesso à mesma era de grande dificuldade, possível apenas pelo Tietê. Assim, acabou abandonado. Em 1905 já havia apenas ruínas, conforme constatou uma comissão geográfica estadual que buscava as colônias de Itapura e de Avanhandava.
Mapa da época da construção da Variante de Jupiá, mostra o percurso da antiga linha-tronco da N.O.B., inclusive a estação Itapura.
Em 1910 ali chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, formando um povoado redor de sua estação.
Entretanto, como a região do Rio Tietê era assolada pela maleita, a N.O.B., em meados da década de 1920, construir uma variante de Araçatuba a Jupiá passando mais ao Sul, sobre o espigão divisor de águas do Tietê com o Rio Feio. A variante foi inaugurada em 1940, tornando-se a linha-tronco da ferrovia. O trecho entre Araçatuba e Lussanvira tornou-se um ramal. Todo o trecho de cerca de 78 km entre Lussanvira e Jupiá, em piores condições sanitárias, onde se incluíam as estações de Ilha Seca, Timboré e Itapura, teve seus trilhos prontamente removidos.
Finalmente, no final da década de 1960, com a inauguração da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e o enchimento do reservatório, a cidade de Itapura foi inundada, restando apenas algumas construções em terreno mais alto, incluindo as ruínas da antiga colônia militar. Uma nova cidade foi edificada.
Fundação 22 de março de 1969
Significado do Nome
Em tupi-guarani, quer dizer “pedra que emerge das águas”.
Religião
A maioria dos itapurenses são católicos, a Igreja Imaculada Conceição é a matriz e fica de frente ao rio, a padroeira é a Imaculada Conceição. No bairro de Entre Rios, a 12 km de Itapura, existe a capela de Nossa Senhora Aparecida. Existe as Igrejas Protestante, e o Espiritismo.
Adminitraçao
PREFEITO : JERRY JERONYMO DE OLIVEIRA
Turismo:
Palacio Dom Pedro II
Forte construído durante a guerra do Paraguai, para barrar o avanço das tropas de Solano Lopez. Foi Sede da Colônia Militar durante a Guerra do Paraguai.
Fontes:
http://citybrazil.uol.com.br/sp/itapura/atracoes-turisticas
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9249/itapura-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapura