Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Itapura

Itapura é um município  brasileiro  do estado de São Paulo

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 20º38'46" sul e a uma longitude  51º30'32" oeste, estando a uma altitude de 318 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.881 habitantes. Possui uma área de 307,2 km².

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 3.838

* Urbana: 3.332

* Rural: 506

* Homens: 2.005

* Mulheres: 1.833

Densidade demográfica (hab./km²): 12,49

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,72

Expectativa de vida (anos): 70,77

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,30

Taxa de alfabetização: 83,00%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,739

* IDH-M Renda: 0,627

* IDH-M Longevidade: 0,763

* IDH-M Educação: 0,827

Distâncias

596 km da Capital.

Localização

Araçatuba

Historia:

O município foi uma colônia militar construída nas proximidades do Salto de Itapura em meados do século XIX (1858), pelo governo imperial, na margem esquerda do Rio Tietê, próximo à foz do mesmo no Rio Paraná.

Após a Guerra do Paraguai, a Colônia Militar de Itapura deixou de ter tanta importância estratégica, além do que o acesso à mesma era de grande dificuldade, possível apenas pelo Tietê. Assim, acabou abandonado. Em 1905 já havia apenas ruínas, conforme constatou uma comissão geográfica estadual que buscava as colônias de Itapura e de Avanhandava.

Mapa da época da construção da Variante de Jupiá, mostra o percurso da antiga linha-tronco da N.O.B., inclusive a estação Itapura.

Em 1910 ali chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, formando um povoado redor de sua estação.

Entretanto, como a região do Rio Tietê era assolada pela maleita, a N.O.B., em meados da década de 1920, construir uma variante de Araçatuba a Jupiá passando mais ao Sul, sobre o espigão divisor de águas do Tietê com o Rio Feio. A variante foi inaugurada em 1940, tornando-se a linha-tronco da ferrovia. O trecho entre Araçatuba e Lussanvira tornou-se um ramal. Todo o trecho de cerca de 78 km entre Lussanvira e Jupiá, em piores condições sanitárias, onde se incluíam as estações de Ilha Seca, Timboré e Itapura, teve seus trilhos prontamente removidos.

Finalmente, no final da década de 1960, com a inauguração da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e o enchimento do reservatório, a cidade de Itapura foi inundada, restando apenas algumas construções em terreno mais alto, incluindo as ruínas da antiga colônia militar. Uma nova cidade foi edificada.

Fundação         22 de março de 1969

Significado do Nome

Em tupi-guarani, quer dizer “pedra que emerge das águas”.

Religião

A maioria dos itapurenses são católicos, a Igreja Imaculada Conceição é a matriz e fica de frente ao rio, a padroeira é a Imaculada Conceição. No bairro de Entre Rios, a 12 km de Itapura, existe a capela de Nossa Senhora Aparecida. Existe as Igrejas Protestante, e o Espiritismo.

Adminitraçao

PREFEITO : JERRY JERONYMO DE OLIVEIRA

Turismo:

Palacio Dom Pedro II

Forte construído durante a guerra do Paraguai, para barrar o avanço das tropas de Solano Lopez. Foi Sede da Colônia Militar durante a Guerra do Paraguai.

Fontes:

http://citybrazil.uol.com.br/sp/itapura/atracoes-turisticas

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9249/itapura-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapura

 
MAIS SOBRE Itapura:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Itapura:
 
17/03

vergonha para o estado de são Paulo. A maior guerra da américa do sul(guerra do Paraguai), contra a trípice aliança Brasil,Argentina e Uruguai,(1.865), onde resta ruínas de uma fortaleza histórica de defesa territorial em nosso país, totalmente abandonada,o que causa vergonha de ver.... deveria ser feito tombamento e reforma , o que geraria TURISMO na região e também enriqueceria a nossa história a nível federal. . Itapura tem histórias diversas sobre a época que ali estavam os soldados.

Enviado por moacir biazetto às 01h58
25/11

eae população vamos acorda e cobrar do prefeito algo para nossas criança e adolescentes q buscam um esporte em sua vida e não tem por falta de opção, esporte não é só futebol ajude este projeto a chegar até o prefeito Jerry não fique de fora todas cidade tem uma pista de skate e bmx a nossa também tem q ter uma área de lazer vamos acorda povo de Itapura sp a hora é essa ajude este projeto ir para frente união consegue tudo tire nossas criança das ruas vc vai ta realizando um sonho de varais criança e adolescentes de Itapura sp q sempre sonho em andar de skate ou de bmx e patins então oq esta esperando vamos fazer q este projeto chegue até o prefeito de nossa cidade divulgue mando para o Facebook dele do prefeito Jerry eae prefeito acorde ai para esta causa pela amor de deus não é caro para fazer pense em seu filho em seus sobrinhos em todas as famílias q te elegerão q tem filhos esporte é vida e saudê então prefeito Jerry mostre q vc se importa com a população de Itapura sp mostre q vc é digno para esta usando este gargo q foi dado em sua mão mostre q vc pode fazer não so q pode fazer com deve fazer pela população de Itapura sp como pelas nossas criança tire nossa criança da rua devolva sua inocência de a éla uma chance de ser crianças ainda q não perdão sua faze da vida tao importante para eles poderem viverem a vida mais felizes e ter algo q se dedique em algo q espirre vida e saudê só vc pode dar isto pra nois prefeito Jerry construído uma pista de skate para nossos filho e adolescente q procuram um esporte e tem q sai de nossa cidade para poder pra ticar q vergonha para nossa cidade não ter uma pista de skate enquanto todas as cidade tem vamos acorda prefeito Jerry eae população, é ponha este projeto para acontecer eae gente ajude nossas crianças e adolescentes de Itapura sp a ser feliz de uma chance de éla não perde a fase de ser criança de a éla esporte e saudê

Enviado por Wellington Loreto d às 10h11
05/07

oi eu sou de itapura mas só que atulmente eu moro em pereira barreto eu amo demais essa linda cidade é tdo de bom não tem cidade mais bonita que se compara com uma cidade tão bela

Enviado por salete santos às 20h19
04/06

Gostaria de saber um pouco mais sobre o bairro de Entre Rios.

Enviado por Adriano Lopes às 10h37
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions