Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
José Bonifácio

Geografia

Localiza-se a uma latitude 21º03'10" Sul e a uma longitude 49º41'18" Oeste, estando a uma altitude de 458 metros. Sua população estimada em 2004 era de 31.314 habitantes. Possui uma área de 858,6 km².

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 28.714

Urbana: 25.019

Rural: 3.695

Homens: 14.379

Mulheres: 14.335

Densidade demográfica (hab./km²): 33,44

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,96

Expectativa de vida (anos): 75,42

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,31

Taxa de alfabetização: 90,16%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,817

IDH-M Renda: 0,746

IDH-M Longevidade: 0,840

IDH-M Educação: 0,866

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Tietê

Ribeirão Jacaré

Rodovias

SP-425, entre Nipoã e Santa Luzia

BR-153, entre Ubarana, Lins, Mendonça e Adolfo

Distâncias

418 km da Capital.

HISTÓRIA DA CIDADE

Como maioria das cidades (Municípios, Comarcas) que de células ou concentrações populacionais se formaram no Estado de São Paulo, José Bonifácio não foi uma exceção a regra, pois teve origem em razão do adentramento ao interior do Estado pelos aventureiros na busca de terras férteis ou condições ideais para se estabelecerem.
Interior adentro, alcançando os aventureiros, São José do Rio Preto se desenvolvia rumo ao Oeste do Estado onde ainda estava pouco habitado, sempre utilizando do curso dos animais, fazendo no intervalo entre uma outra caminhada, as “Pousadas”.
Essas pousadas serviam de referência àqueles que se propunham a percorrer as trilhas, até alcançarem seus destinos. Foram dessas pousadas, onde rapidamente, já se fixaram pessoas, com o intuito de recompensas, servir os viajantes que por ali passavam. Foi assim que muitas cidades do Noroeste Paulista tiveram suas origens e como tal, segunda consta, José Bonifácio também se originou dessa forma.
Já com mais propriedade, afirma-se que José Bonifácio teve sua origem, com as primeiras moradias construídas às margens do Ribeirão Cerradão, no local onde hoje se situa a Rua 13 de Maio e mais especificamente, entre as Avenidas Campos Sales e Antonio Gonçalves da Silva.
Constam das informações catalogadas sobre a fundação do Município, são atribuídos como seus fundadores os cidadãos José Crescencio de Souza e os irmãos Rodrigues Sant’ana (Manoel, Justino e Carlos), os quais doaram de suas propriedades uma área de 13 (treze) alqueires à Igreja para assentamento do núcleo. Em 24 de Junho de 1906 ergueram o primeiro cruzeiro louvando a imagem de São João Batista, o seu Padroeiro.
A povoação assim fundada progrediu; outros moradores foram chegando para se juntarem aos primeiros e já como Vila permaneceu até 1914, quando pela Lei 1.415, de 7 de Julho de 1914, foi elevada a categoria de Distrito de Paz, do Município de Mirassol.
Graças ao denodo de sua gente e já contando com influentes figuras da época, que trabalhando por sua emancipação, alcançaram em 1926, desmembrando o Distrito do Cerradão, do Município de Mirassol, do qual passara a pertencer, por força da Lei nº 2177, de 28 de Dezembro de 1926, recebendo o nome de José Bonifácio, em homenagem ao Patriarca da Independência.
Pelo Decreto nº 9.775, de 30 de Novembro de 1938, José Bonifácio se desvinculou da Comarca de São José do Rio Preto, criando-se então a Comarca de José Bonifácio.
Pelo Decreto nº 14.334, de 30 de Novembro de 1944 que fixou o Quadro de Divisão Territorial Administrativo-Judiciário do Estado de São Paulo. O Município de José Bonifácio constituiu o único termo judiciário da Comarca do mesmo nome.
José Bonifácio, conta hoje com uma população estimada em torno de 35.000 habitantes (senso de 2005), distribuídos pela Zona Rural e nos Distritos da sede, Povoado da Santa Luzia e Vila dos Machados.
Por localizar-se à margem direita do Rio Tietê, compõe como Comarca da 8ª Região Administrativa do Estado. Banhado em uma de suas faces pelo Rio Tietê, tem nas águas deste grande potencial pesqueiro, onde povoam cardumes de diversas espécies, propiciando da pesca oportunidades de lazer e entretenimento.
No calendário de eventos realizado no Município durante o ano, são realizados tradicionalmente os encontros de Companhia de Reis, sempre ocorridas no período de 20 a 25 de Janeiro, com a participação não só de companhias do próprio Município, mas também dos municípios da região, com concurso de até 30 companhias, e sempre realizados na Praça da Matriz.
Tradicionalmente também são realizadas anualmente festas de Peão de Boiadeiro, no Recinto “João Orsi” da cidade, que conta com a participação de peões de várias regiões do Estado, levada a efeito no decorrer do 4º trimestre de cada ano.
Também anualmente são realizados os campeonatos de Truco, Xadrez, Karate, Judô, etc.
Promove o Município, sempre na 2ª quinzena de junho, os tradicionais jogos de Inverno em varias modalidades esportivas, com a participação de delegações da maioria das cidades da região. 
José Bonifácio é uma cidade aprazível e hospitaleira, daí sua cognominação de “Cidade Amizade”.

Significado do Nome

Homenagem a JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA - Patriarca da Independência.

Aniversário da Cidade: 24 de Junho.

Administração

Prefeito:   EDMILSON PEREIRA ALVES

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=jose+bonifacio

fontes

http://www.josebonifacio.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Bonifácio_(São_Paulo)

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9291/jose-bonifacio-sp.html

 
MAIS SOBRE José Bonifácio:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE José Bonifácio:
 
04/12

Atual Prefeito é o Médico Dr. Pedro José Brandão dos Reis , O Padre Edmilso Alves Pereira assumira a PM a partir de 01-01-2013.

Enviado por Joao Batista de Souza às 16h39
29/06

jose bonifacio minha terra natal gosto dessa cidade moro em saõ caetano do sul sp gostaria muito de morar ai onde tenho parentes e amigos saudades

Enviado por izabel ap pagoto às 19h21
29/06

jose bonifacio minha terra natal gosto dessa cidade moro em saõ caetano do sul sp gostaria muito de morar ai onde tenho parentes e amigos saudades

Enviado por izabel ap pagoto às 19h12
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions