Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
São Manuel

JAU SERVE

São Manuel foi uma verdadeira potência nos tempos áureos do café, e as obras arquitetônicas e paisagísticas construídas na época ainda embelezam grandemente a cidade. Sua natureza composta por vales, cachoeiras, ribeirões e remanescentes de Mata Atlântica, propiciam a prática de esportes radicais. Suas festas religiosas, assim como o tradicional Corpus Christi e seu povo calmo e hospitaleiro, são marcas registradas da cidade.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º43'52" sul e a uma longitude  48º34'14" oeste, estando a uma altitude de 709 metros. Sua população estimada em 2004 era de 38.815 habitantes.

Possui uma área de 652,72 km².

Tropical de altitude com temperatura média de 21°C, tendo as estações do ano já relativamente bem definidas. Os verões se caracterizam pelo clima quente e úmido (com pluviosidade média de 214.2 mm no mês de janeiro), enquanto os invernos têm como característica temperaturas mais amenas e menor incidência de chuvas (pluviosidade média em torno dos 34 mm em Julho com estiagens mais severas em alguns anos e umidade relativa do ar abaixo de 40%, devida ao fenômeno das ilhas de calor urbanas. Primavera e outono se caracterizam como estações de transição.

Hidrografia

* Rio Claro

* Rio Capivara

* Ribeirão Paraíso

Transporte

* Aeroporto de São Manuel (asfaltado)

Localização

Bauru

Limites

Botucatu , Pratânia , Areiópolis e Barra Bonita

Acesso Rodoviário

SP-191 - SP-251 - SP-255 - SP-300

Distâncias

217 km da Capital.

História

Aniversario da cidade: 17 de junho

Ano de fundação:1870

Gentílico: são manuelense

Administração

* Prefeito: MARCOS ROBERTO CASQUEL MONTI

Economia

A indústria é responsável por cerca de 30% dos empregos gerados no município. O setor de serviços responde por outros 30%. Destacam-se o segmento sucroalcooleiro, têxtil, alimentos, bebidas e aquecimento solar.

O comércio é de médio porte e diversificado.

A agricultura é forte no município, dando destaque para a produção de cana-de-açúcar, café e laranja.

Principais Indústrias

* Cervejaria Belco

* Grafilar

* Soletrol

* Usina São Manoel

* Vicunha Têxtil

Turismo

Coreto do Jardim

São Manuel mantém uma tradição que está se tornando cada vez mais rara no interior do Estado: todo domingo no Coreto do Jardim Municipal acontece apresentação da Sociedade Filarmônica São-Manuelense a partir das 20h, onde adultos e crianças desfrutam de ambiente seguro e tranqüilo.

Feira de Artesanato

Junto á apresentação das Retretas de domingo, é realizada a feira da Associação de Artesanato de São Manuel, expondo produtos artesanais variados de grande qualidade.

Igreja Matriz de São Manuel

A doação das terras do município se fez com a condição de reverterem os bens doados, caso não progredisse o povoado e, caso se realizasse a intenção dos doadores onde Manoel Faria doava mais um paramento, altar, a imagem de São Manuel e a pia batismal. Foi assim construída a capela dedicada ao santo. Estando no exercício de Vigário o Padre Manuel Antunes de Siqueira, convocou o povo para a construção da atual igreja matriz de São Manuel. A obra foi delineada e executada pelo artista Domingos Calvitti que, domiciliado nesta cidade, deixou evidentes marcos de sua técnica profissional. O teto da nave, sustentado por doze colunatas, na alegoria dos doze apóstolos, possuía régios lampadários de cristal e, com igual adorno, monumentais altares laterais entalhados em madeira de lei, em estilo colonial, com dedicatórias votivas de tradicionais famílias, tendo João Vasconcellos ataviado a abôbada com uma tela de grandes proporções, figurando a cena da Assunção.

Horário de funcionamento: Missa toda segunda a sexta às 7hs / sábado às 19hs / domingo às 7hs e 18h30.

Rua Sete de Setembro, 350 - Centro

Museu Histórico e Pedagógico

Criado por proposição do então vereador professor Lino José Saglietti, o Museu Histórico e Pedagógico "Padre Manuel da Nóbrega" de São Manuel, fio oficializado em 23 de janeiro de 1970 e inaugurado em 1971, graças ao esforço de um grupo de são-manuelense e apoio da artista plástica Maria Arruda Botelho de Souza Aranha. O museu é considerado um dos mais ricos do interior de São Paulo com mais de 4.000 peças catalogadas. O prédio, que tem sua arquitetura a réplica do Parlamento da cidade de Sidney - Austrália, abrigou durante muito tempo a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Horário de funcionamento: das 9hs às 17hs de terça à sexta-feira / 9hs às 12hs aos sábados e domingos.

Rua Gomes de Faria, s/nº

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A primeira aldeia teve inicio no ano de 1840, erigindo Antonio da Rosa e Luiz Mineiro uma capela em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Em 1866, um grupo de senhoras, com o produto de suas economias e serviços domésticos angariaram donativos para a compra de um sino. Pela primeira vez a selva são-manuelense foi despertada pela voz de bronze. Essa relíquia está hoje no atual Santuário, que substituiu a primeira Igreja. Manteve o nome de Aparecida da Água da Rosa, substituído pela denominação de Aparecida de São Manuel. Atualmente se comemora os festejos em comemoração a Nossa Senhora da Aparecida, todo dia 15 de agosto.

Horário de funcionamento: Terças e sábados -19h30 / domingos - 8hs

Distrito de Aparecida de São Manuel

Santuário Santa Terezinha

Pouco depois de tomar posse na Diocese de Botucatu, no dia 1º de fevereiro de 1925, Dom Carlos Duarte Costa levantou a hipótese da construção de um santuário em honra a Santa Terezinha. Dos lugares estudados, foi escolhido um que tinha sido, outrora, um cemitério e que não exigiria grandes desapropriações. A pedra fundamental do santuário foi lançada com solenidade, antes mesmo de ter sido concluído os trabalhos de terraplanagem e abertos os alicerces, a fim de que tal acontecimento pudesse coincidir com o dia 17 de maio de 1925, data da canonização de Santa Terezinha.

Rua Sete de Setembro, 836 - Centro

Tradição e fé, no coração de São Paulo

Tradicional Procissão da festa de N.Sra. Aparecida em 15 de agosto

São Manuel se destaca pela sua tradição e fé tendo diversas rotas de turismo religioso onde se encontra na sede do município a Igreja Matriz, Santuário Santa Teresinha e Igreja de São Benedito. No distrito de Aparecida encontra-se a rota denominada "Parada da Fé" tendo o Santuário N.Sra. Aparecida e diversas atrações de Aparecida de São Manuel e também a grande Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu a conhecida Festa de Aparecida de São Manuel que atraí ao distrito cerca de 50 mil romeiros no dia 15 de agosto.

Turistas observam os enfeites de rua no Corpus Christi em 2010

Outra grande manifestação de fé acontece no dia de Corpus Christi onde as ruas do centro da cidade são enfeitadas anualmente e recebe cerca de 40 mil turistas. Em outubro acontece outra manifestação de fé na Festa de Nossa Senhora Aparecida já que o distrito de Aparecida tem o segundo santuário a ser dedicado a Padroeira do Brasil onde cerca de 5 mil pessoas passam pelo Santuário.

EVENTOS

Junho

- Corpus Christi de São Manuel - São Manuel mantém viva a tradição das festividades de Corpus Christi há 59 anos. Iniciado pela educadora Tereza Mazzuco, hoje se tornou uma das grandes referências turísticas do Brasil, devido a grande qualidade e variedade de desenhos estampados em tapetes e passadeiras.

Durante a madrugada que antecede o dia da Procissão, membros da comunidade decoram ruas da cidade com belíssimos tapetes, transformando em verdadeiras obras de arte.

No entanto São Manuel inovou mais uma vez: todo o material utilizado nas decorações é biodegradável banindo materiais como vidro, pneus moídos e substituindo-os por bagaço de cana-de-açúcar tingido, areia, pó de café, entre outros produtos.

O projeto “Turista Artista” dá oportunidade ao visitante de participar ativamente desta autêntica manifestação cultural e religiosa, garantindo sua presença na confecção dos tapetes, city tour, entre outras atividades.

O visitante pode usufruir da hospitalidade São-Manuelense, conhecer um pouco mais da história local e participar diretamente de um dos maiores eventos de arte e fé do interior paulista e do Brasil.

Fonte

http://citybrazil.uol.com.br/sp/saomanuel/index.php

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9665/sao-manuel-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Manuel

Site da cidade

http://www.saomanuel.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE São Manuel:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE São Manuel:
 
06/11

Eu adoro Essa cidade

Enviado por Denivania Modesto às 12h03
18/10

Gostei muito, dessa cidade tranquila. Vale a pena um sossego e repouso confortante.

Enviado por Neuza Ribeiro às 19h50
26/04

porisso promissao só tem mulher bonita

Enviado por miguel às 16h04
28/03

adoruuu são manuel

Enviado por kaoani às 19h45
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions