Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Mira Estrela

A história de Mira Estrela, infelizmente não foi registrada integralmente em arquivos, apenas é preservada pela tradição oral. Em 21 de fevereiro de 1941 nascia assim um povoado que, teve o privilégio de ser considerada pela ONU como uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 19º58'46" sul e a uma longitude  50º08'14" oeste, estando a uma altitude de 458 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.560 habitantes.

Possui uma área de 217,116 km².

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 2.596

* Urbana: 1.941

* Rural: 655

* Homens: 1.351

* Mulheres: 1.245

Densidade demográfica (hab./km²): 11,96

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 13,21

Expectativa de vida (anos): 72,70

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,20

Taxa de alfabetização: 86,87%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771

* IDH-M Renda: 0,669

* IDH-M Longevidade: 0,795

* IDH-M Educação: 0,848

Distâncias

536 km da Capital.

Rodovias de acesso

* SP-527

Historia:

A história de nosso município inicia-se em 1924, com a figura do Sr. Cândido Brasil Estrela, que possuía na época uma fazenda em Mirassol e que pretendia formar uma quantidade grande de cafeeiros, objetivando atingir 1.000.000 pés de café, no início iria plantar 100.000 pés. A essa época só existia na região, Mirassol, Monte Aprazível, Tanabi e Cosmorama. Votuporanga, Fernandópolis e Cardoso ainda estavam sendo formadas.

Com o objetivo de vir para o que no viria a ser Mira Estrela, o Sr. Cândido contratou 200 peões, pois na época era muito difícil conseguir trabalhador na região. Esses peões vieram abrindo estradas para possibilitar a chegada até a atual área adquirida.

O Sr. Cândido Brasil Estrela, fixou residência na sede do Córrego de Ouro Verde, ali construiu uma colônia, fez também a derrubada dos matos e iniciou o plantio da lavoura de café, quando o inesperado aconteceu, sem que ninguém pudesse fazer nada. Em 1929, o mundo inteiro entrou na maior crise econômica que já se conheceu na história do capitalismo.

Vendo que não podia continuar com a cafeicultura parou tudo que estava fazendo, pois o café nada mais valia. E assim se o Sr. Cândido continuasse, perderia muito dinheiro e iria se quebrar, como grande parcela de fazendeiros do café, quebraram. Era impossível reverter as conseqüências da crise, pois a depressão econômica era total.

Optou por retornar a Mirassol, sua terra natal, e aguardar o desenrolar da crise. Deixou o Capitão Delfino tomando conta de sua fazenda, bem como de seus pertences.

Em 1938 o Sr. Cândido B. Estrela retorna para Mia Estrela e espera a recuperação da grande crise econômica de 1929.

O Sr. Cândido tinha uma propriedade em Mirassol, lá morava a família Castrequini, Família de grande valor pessoal, de origem italiana, eles formavam um grande eucaliptal par o Sr. Cândido, eram muito trabalhadores. O chefe dos irmãos era o Sr. Benedito Castrequini, depois Paschoal Castrequini, Vicente, Paulo, Salvador e ainda outros irmãos, mas esse era o grupo maior. Convidados em 1941 a virem para cá (Mira Estrela), reiniciaram a abertura da fazenda que era de mais ou menos 4.000 alqueires de terras. O Sr. Cândido vendeu para os Castrequini 400 alqueires, que foram subdivididos entre os membros da família.

A cidade de Mira Estrela foi fundada no dia 21 de fevereiro de 1941, no mesmo local onde está hoje, na época abrangeu uma das terras vendida aos Castrequini, e uma parte da fazenda do Sr. Cândido. A cidade foi fundada no espigão de água dos Córregos Pádua Diniz e Córrego Cervo ou Taquari, no entroncamento das fazendas.

Mira Estrela foi fundada com a implantação de um Cruzeiro na praça (muita gente não vê nesse cruzeiro a importância que ele tem para a cidade, mas deveriam preserva-lo, pois ele é o marco histórico da fundação). Foi construído também uma pérgula (em formato de estrela) que hoje já não possui as formas originais da época. Todos os prefeitos que estiveram em Mira Estrela modificaram ainda mais o formato dessa pérgula. Se fossem conservadas as origens, teríamos hoje um grande patrimônio histórico.

Mira Estrela foi loteada pelo Sr. Cândido que abriu quarteirões e doou para as pessoas que quisessem construir moradias fixas. Para incentivar a permanência das pessoas na região instituiu-se a Fundação Cândido Brasil Estrela, criada em 03 de outubro de 1952, sendo designado o Sr. Draúsio Medina Estrela, para seu primeiro provedor.

Aniversário      21 de março

Fundação         21 de fevereiro de 1941

Gentílico          mira-estrelense

Administração

prefeito : ANTÔNIO CARLOS MACARRÃO DO PRADO

Economia:

A principal atividade econômica do município baseia-se na agropecuária sendo a carne, o leite, o algodão e o milho os principais produtos.

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

PRAINHA DE MIRA ESTRELA

A prainha de Mira Estrela se encontra a 11 km da cidade, percurso totalmente asfaltado e muito bem sinalizada. Consta de 18 casas, que podem ser alugados aos visitantes. Algumas casas possuem 3 cômodos (02 quartos e 01 banheiro) e outras 4 cômodos (02 quartos, 01 banheiro e 01 cozinha). Em cada casa encontra-se pia de cozinha e churrasqueiras.

A Prainha é totalmente rodeada por água, é considerada uma ilha. Aqui, a tranquilidade, o lazer, a diversão, são garantidos. Pessoas capacitadas como Segurança, Zeladores, Salva-vidas, estão prontas para garantir que seu fim de semana seja agradável. Para reservar uma casinha, basta ligar para a Prefeitura Municipal de Mira Estrela, (17) 3846-1163 ou 3846-1174. A casinha pode acomodar até 6 pessoas.

Além das casinhas, há a possibilidade de alugar quiosques, alguns possuem pia de cozinha e até uma churrasqueira. A prainha ainda tem uma lanchonete, onde os amigos podem se reunir e ficar a vontade para desfrutar de momentos de lazer. É um local espaçoso e arejado, ideal para um final de tarde entre amigos.

Trilha Ecológica dos Macacos

A Trilha Ecológica dos Macacos é um local que pode-se avistar diversos animais, e principalmente diversos macacos que vivem em seu ambiente natural com a interferência do meio externo (os Homens). A Trilha possue uma casa, que tem a finalidade de receber os visitantes e passar algumas informações importantes para a exploração da Trilha, de acordo com as normas de segurança.

Além de explorar a Trilha Ecológica, o visitante tem a oportunidade de descansar em volta de muita natureza. E quando os macacos são avistados, o visitante pode, através de informações dos guias, tirar fotos e tratar dos animais.

EVENTOS

Março

16 a 30 - 23ª Festa Do Peão De Boiadeiro

Maio

08 a 31 - Comemoração Do Dia Das Mães

Julho

01 a 31 - 5ª Copa De Tutebol Padroeiro Bom Jesus

01 a 31 - 5ª Festa Julhina De Mira Estrela

Agosto

01 a 31 - Quermesse Em Louvor Ao Padroeiro Bom Jesus

01 a 31 - Comemoração Dia Dos Pais

Setembro

15 a 30 - Baile do Hawaí

Outubro

01 a 31 - Comemoração Do Dia Das Crianças

01 a 31 - Baile Do Hallowen

Novembro/Dezembro

15 a 30 - Encontro De Bandeira De Santos Reis

25 a 01 - Festividade de Final de Ano

25 a 01 - Festividade de Final de Ano

Fontes:

http://citybrazil.uol.com.br/sp/miraestrela/historia-da-cidade

http://www.temmais.com.br/Cidades/cidade_home.aspx?cidade_id=5040

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9361/mira-estrela-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mira_Estrela

http://www.miraestrelasp.com.br/historico.htm

site da cidade

http://www.miraestrelasp.com.br/

 
MAIS SOBRE Mira Estrela:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Mira Estrela:
 
01/05

A melhor cidade que tirei ferias ótima. Opção pra se divertir e descansar.

Enviado por rosemiro franco de faria às 16h45
15/06

ao santo francisco de oliveira, favor continuar do jeito que vc sempre foi, vamos à luta e vencer

Enviado por vice prefeito às 14h37
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions