Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2008
População total: 19.745
Urbana: 17.070
Rural: 2.675
Densidade demográfica (hab./km²): 38,13
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 12,19
Expectativa de vida (anos): 73,31
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,92
Taxa de alfabetização: 90,12%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,808
IDH-M Renda: 0,739
IDH-M Longevidade: 0,805
IDH-M Educação: 0,880
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Represa Lavínio Luchesi
Rio São José dos Dourados
Córrego Água Limpa
Rodovias
SP-310 - Feliciano Sales Cunha
João Pedro de Rezende (Vicinal que liga a Nipoã)
Distâncias
447 km da Capital
HISTÓRIA DA CIDADE
“Cidade Represa dos Sonhos”: Origem do nome: Nome arbitrário ou arbitrativo, talvez por estar situada em pequena elevação (lugar sagrado) com perene brisa, visto que o fundador era beato rezador de terços.
Foi fundada por Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, natural de Areias, Estado de São Paulo, nascido em 1843. Faleceu em Monte Alto, a 1º de setembro de 1919. Mas deixou lembranças na terra por onde passou. Exerceu a profissão de farmacêutico. Foi nomeado capitão, cirurgião-mor do Imperador, por Decreto de 1864.
Era homem trabalhador, profundamente religioso e dado à exploração de novas terras.
Capitão Porfírio, que levou vida de homem simples e bom, tenha sua biografia simples e boa como tudo o que é magnífico e sublime. Brasileiro, com todas as virtudes raciais de ingênuo e sertanejo, mesmo sem saber e sem propósito deu à sua obra a mesma diretriz original da formação da nossa raça e do nosso país.
Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel
Intrépido bandeirante e desbravador dos sertões paulistas – semeador de cidades e civilizações novas nas terras virgens d’Oeste – Fundou Monte Aprazível a 1º de julho de 1898, depois de ter fundado várias outras cidades.
Em 1º de Julho de 1898, foram cortados e loteados terrenos (glebas de terras), sítios e fazendas no chamado Sertão de Rio Preto, na região do Estado de São Paulo, época em que também veio residir nestas paragens o Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel.
A Região onde se tornou o Patrimônio de Água Limpa, pertencia a Rio Preto e era formada pelos seguintes rios e riachos: São José dos Dourados, Córrego Água Limpa, Córrego Fortaleza, Córrego do Taquarussú, Córrego da Cachoeira e muitos outros. Uma estrada Boiadeira, com demanda ao Sertão rumo a Porto Taboado, passava pelo Patrimônio Água Limpa, ponto de pouso de boiadas e comitivas que por aqui transitavam. Com a venda de glebas de terra aqui aportaram desbravadores que deram início a derrubada das matas e o plantio de café, cereais etc, daí ter início a formação do povoado que recebeu a denominação de Patrimônio Água Limpa, a mesma que hoje abastece a cidade de Monte Aprazível. O doador do loteamento urbano foi o cidadão João Busto Moreno.
Como ocorria em muitas localidades, naquela época os lotes eram oferecidos gratuitamente para aqueles que tinham condições de construir, e parte do loteamento foi doado à igreja, tendo a mesma plena liberdade de fazer com os mesmos o que bem quisesse, tal como vender, doar, etc.
A 08 de fevereiro de 1912, o Patrimônio Água Limpa, foi elevado a categoria de Distrito Policial, com ajuda do povo da cidade e região e houve a venda de terrenos foreiros.
Dr. Benedito Alípio Bastos - Juiz de Direito da Comarca de Monte Aprazível e cidadão altamente estimado nesta cidade, pela sua nobreza de caráter e espírito de justiça.
Em 1914 o povoado é elevado a categoria de Distrito de Paz, pela Lei nº 1438. As primeiras edificações que muito contribuíram para a formação do povoado tomaram vulto a partir do ano de 1920.
A 06 de agosto de 1919, foi lançada a pedra fundamental da Igreja e a Paróquia do Senhor Bom Jesus, foi criada e instalada em 20/12/1920, Padroeiro da Cidade, tendo como primeiro vigário o Padre Ângelo Laguna. Construída com a ajuda do povo do Patrimônio e região, tendo também havido a venda de terrenos foreiros.
Na época da formação do povoado as atividades sócio-econômicas se fundavam na abertura de sítios, fazendas, bem como no plantio de cereais e a criação de gado bovino, etc.
Em 1924 um grupo de homens abnegados e progressistas, tendo as vistas voltadas para o progresso sócio-econômico da cidade e região trabalhavam para a elevação do Distrito à Município.
Em 23 de Dezembro de 1924 era elevado a categoria de Município pela Lei Nº 2008 com o nome de Monte Aprazível que foi instalado em 10 de Março de 1925, sendo o primeiro Prefeito o Sr. Amador de Paula Bueno e o primeiro Presidente da Câmara Municipal o Sr. José de Andrade Junqueira. Dr. Antonio Tavares de Almeida - Prefeito Municipal de Monte Aprazível – Político de grande prestígio e espírito dotado de grande cultura, sendo notáveis as suas produções literárias e a sua qualidade de jornalista.
Salientamos que a origem do topônimo (nome do município) deve-se a que o fundador do Município de Monte Aprazível era simpático, e daí as denominações dadas as cidades de Monte Alto, Monte Azul e Monte Aprazível, cidades fundadas pelo Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, cidades que tiveram seu início de construção em terrenos de colinas e elevações, mesmo que pequenas, como o caso de Monte Aprazível.
Em 13 de dezembro de 1927, pela Lei 2222, foi elevada a Categoria de Comarca, sendo instalada em 26 de maio de 1928, tendo como Magistrado o Dr. Benedito Alípio Bastos, primeiro Juiz de Direito de Monte Aprazível.
O maior surto do progresso notou-se a partir de 1950 ano em que as atividades sócio-econômicas, educativas, comerciais, industriais e agrícolas mais se desenvolveram, aqui tivemos a instalação de duas indústrias de grande porte que foram a Sambra – Sociedade Algodoeira do Noroeste Brasileiro, e a Agri-Indústria ou como foi chamada a “A Fábrica de Cola e Gelatina”.
Isto se deve a que região era prestativa a instalação destas indústrias, a primeira tendo em vista, a vasta região de terras de primeira qualidade para o cultivo do algodão, a outra localizada as margens da Rodovia asfaltada e distante 9 quilômetros da Estrada de Ferro, Estação de Engenheiro Balduíno, bem como o aproveitamento das águas do Rio São José dos Dourados, para a lavagem e tratamento da matéria-prima necessária aquela indústria.
Aniversário da Cidade 10 de Março.
Fundação: 10 de março de 1929
Gentilico: monte-aprazivelense
Administração
Prefeito: MAURO VANER PASCOALAO
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Represa Lavínio Luchesi Represa dos Sonhos
Fonte Sonora Luminosa
Praça São João (centro)
Praça Elipio José Pereira
Igreja Matriz Senhor Bom Jesus (centro)
Praça Vitalino Carlos de Araújo
Igreja N.Sª de Fátima (Vila Araújo)
Outras Praças
- São José Jaime Martins de Oliveira (J. C. de Campos); C. Altamiro de Assis Rodrigues (V. Aparecida); Direitos Humanos (Jd Renascer); Antonio Quitério (Conj. Glória); Espanha (Jd Bom Jesus); Dr. Saad Abdalla Gattaz (Jd Europa); Cemitério da Cidade; Alcides Lopes Oliveira (Recanto das Águas) e Pereira (V. Maria).
EVENTOS
JANEIRO
- CAMPEONATO DE FÉRIAS DE FUTEBOL DE SALÃO
FESTA DE SANTOS REIS
FEVEREIRO
- CARNAVAL DE RUA
MARÇO
10 - ANIVERSÁRIO DA CIDADE - ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO (SEMANA SANTA)
JULHO
- CAMPEONATO DE FÉRIAS DE FUTEBOL DE SALÃO
AGOSTO
06 - FESTA DO PADROEIRO SENHOR BOM JESUS
SETEMBRO
22 - DIA DO RADIALISTA
OUTUBRO
12 - NOSSA SENHORA APARECIDA - FESTA DAS NAÇÕES
Fontes
http://www.monteaprazivel.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Aprazível
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9378/monte-aprazivel-sp.html