Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 8.560
Urbana: 6.860
Rural: 1.700
Homens: 4.773
Mulheres: 3.787
Densidade demográfica (hab./km²): 13,57
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 22,39
Expectativa de vida (anos): 68,07
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,90
Taxa de alfabetização: 83,41%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,737
IDH-M Renda: 0,685
IDH-M Longevidade: 0,718
IDH-M Educação: 0,807
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Grande
Rio Turvo
Rodovias
SP-322
SP-479
HISTÓRIA DA CIDADE
As terras do município de Riolândia foram inicialmente habitadas pelos índios caiapós e o povoamento foi iniciativa do padre José Vicente Gonçalves de Macedo, que, vindo de Minas Gerais, para lá se dirigiu, com a intenção de abrir um posto de catequese.
Começou a explorar as margens do rio Grande e formou o Porto da Aldeia, situado mais precisamente na foz do Rio Verde, ao mesmo tempo em que outra via de penetração era aberta em direção às margens do rio Turvo, local onde se fundou uma colônia chamada Marques. A partir daí, para facilitar o contato com outras colônias além do rio Turvo, construiu-se um segundo porto, conhecido por Porto do Marques.
Esse conjunto de fatores promoveu a vinda de várias famílias para a região, que preferiram se estabelecer nas vertentes do rio Turvo, por causa de sua vegetação que favorecia o pastoreio. O aumento populacional e o desenvolvimento da agricultura também acabaram levando famílias para as vertentes do rio Grande e o local acabou sendo satisfatoriamente povoado.
Desse modo, em fins do século XIX, já existia um pequeno povoado com algumas casas e uma pequena capela, na margem do córrego do Veadinho, que deu origem ao arraial do mesmo nome. Seu crescimento foi natural, e, em 12 de março de 1935, foi elevado a distrito do município de Olímpia, sendo transferido mais tarde, em 30 de novembro de 1938, para Paulo de Faria.
Sua denominação mudou para Veadinho do Porto em 30 de novembro de 1944, quando adquiriu sua autonomia política, em 30 de dezembro de 1953, e recebeu o nome atual.
Gentílico riolandense
Administração
Prefeito: Sávio Nogueira Franco Neto
Economia e turismo
A economia local baseia-se essencialmente na agricultura e pecuária, mostrando uma forte intensificação da cultura canavieira.
Na área de lazer, o município conta com uma praia artificial, às margens do Rio Grande, represa de Água Vermelha, com quiosques, campo de futebol e grande potencial pesqueiro.
Fontes
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9569/riolandia-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Riolândia
http://www.riolandia.sp.gov.br/portal/