Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Tupã

Geografia

Aspectos físicos

A estância turística de Tupã se localiza na micro-região homogênea nº 621 denominada Alta Paulista. Sua área é de 629,108 km² conforme a resolução n° 5 de 10 de Outubro de 2002 do IBGE, publicada no Diário Oficial da União em 11 de Outubro de 2002.

Hidrografia

Rio do Peixe

Sete

Rio Feio

Transporte

Aeroporto de Tupã (asfaltado)

O acesso à estância é facilitado pelas rodovias pavimentadas SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) e SPV-52 (que liga Tupã ao distrito de Varpa), a estrada ligando Tupã ao Rio do Peixe - Quatá e as vicinais ligando Tupã a Arco-Íris e Tupã a Juliânia.

Rodovias

SP-294

COMO CHEGAR

Localização

Marília

Limites

Acesso Rodoviário

Rodovias Federais para Tupã

BR 153, BR 262 e BR 369 
Rodovias Estaduais para Tupã

SP-280 Rod. Castelo Branco 
SP-294 Rod. Com. João Ribeiro de Barros 
SP-310 Rod. Washigton Luiz 
SP-425 Rod. Assis Chateubriand

Distâncias

520 km da Capital

História

Colonizado a partir da década de 1930, Tupã teve um desenvolvimento inicial pujante, fortalecido pela expansão cafeeira, porém nas últimas décadas sua economia sofre de grande estagnação, ainda dependente de produção primária. Alguns motivos para esperança de melhor futuro surgiram nos últimos anos, entretanto. Rico em recursos hidrográficos e contando com um distrito (Varpa) com tradição de imigrantes da Letônia, o município foi recentemente declarado como estância turística pelo governo estadual, algo que pode vir a ser melhor explorado. Além disto, a cidade assistiu à implantação de uma unidade da Universidade Estadual Paulista e à ampliação de faculdades privadas locais.

Origem do município

A região onde se localiza a estância turística de Tupã não passava de floresta virgem.Luís de Sousa Leão, empreendedor de origem pernambucana, em meados da década de 1920, escolheu dita área localizada no espigão divisor das microbacias dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí) no traçado projetado da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (mais tarde FEPASA e atual All), para a edificação da futura cidade. O fundador previa a necessidade de se erigir um centro-chave entre as regiões Noroeste eSorocabana do estado de São Paulo.

A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento, entre eles o massacre dos indígenas caingangues da região, que foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias planejadas. Os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos e o confrontamento foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região. Segundo os registros, no entanto, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre. Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre.

O plano de loteamento foi posto em prática após 12 de outubro de 1929, data considerada como fundação do município.

Em 15 de novembro de 1941 inaugurou-se a estação ferroviária de Tupã, terminal do chamado Tronco Oeste da Companhia Paulista até abril de 1949, quando foram abertas as estações de Universo, Iacri, Parnaso e Osvaldo Cruz, dando prosseguimento ao imenso ramal da ferrovia atéPanorama, na margem do Rio Paraná (1962). Isto garantiu o grande desenvolvimento inicial da povoação (preliminarmente com base na cafeicultura), durante oito anos como estação terminal da ferrovia e posteriormente já arraigada como pólo de referência na região até hoje conhecida como Alta Paulista.

Fatos

Em 1959, o então distrito de Iacri foi desmembrado do município de Tupã e elevado à categoria de município. A população, pelo censo de 1960, era de 13.117 habitantes.

Pela lei estadual nº 8.550 de 30 de dezembro de 1993 foi criado o município de Arco-Íris, desmembrando do território de Tupã a área do ex-distrito e passando Tupã a ter uma área territorial de 629,108 km². O município de Arco-Íris foi oficialmente instalado em 1 de janeirode 1997, com uma população estimada em 2.087 habitantes.

Em 2002 a cidade passou ao status de estância turística.É conhecida nacionalmente como a "Capital Nacional da Fotografia" por possuir diversas empresas no ramo fotográfico.

Significado do Nome

O nome escolhido - TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom), evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios.

Aniversário da Cidade: 12 de Outubro

Fundação: 12 de outubro
Gentílico: tupãense

Administração

Prefeito : MANOEL FERREIRA DE SOUZA GASPAR

Economia

Tupã teve um produto interno bruto em 2002, segundo o IBGE [1], de 374,5 milhões de reais, a preços de mercado correntes daquele ano.

Indústria

Representados por mais de 380 estabelecimentos industriais, destaca-se a indústria de transformação, a industrialização da carne, do leite, do amendoim, da soja, do milho, das rações, a produção de calçados, de malas para viagem, de implementos agrícolas, de móveis,serralherias, carroçarias, produtos químicos, etc.

Estima-se que mais de nove mil pessoas sejam empregadas pela indústria tupãense.

Agricultura

Tupã conta com aproximadamente mil propriedades agrícolas, sendo que por volta de três mil pessoas residem na zona rural. 430 tratoresestão em operação. Há 3.597 hectares com culturas perenes e semiperenes e 5.095 hectares com culturas anuais.

Destacam-se as seguintes culturas: amendoim (2.000 hectares), milho (dois mil hectares), mandioca (680 hectares), seringueira (77.500 pés em produção), eucalipto (660 hectares), café (273 mil pés em produção). A sericicultura conta com 28 sirgarias e 272 hectares de amorapara alimentação do bicho-da-seda. Há ainda 1.153 hectares de matas nativas e perto de 480 hectares de áreas de cerradão.

Outras culturas de certa forma desenvolvidas são: abacate, melancia, feijão, abóbora e manga, voltadas principalmente ao abastecimento local através de feiras livres.

Funciona em Tupã um armazém e silo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do estado de São Paulo (CEAGESP), com capacidade final projetada para 200 mil toneladas de grãos em granel.

Pecuária

O rebanho bovino conta com 40.100 cabeças na pecuária de corte e 7.100 cabeças na pecuária de leite, contando ainda 19.200 cabeças de animais de dupla aptidão, misto corte e leite, apascentados em 41.853 hectares de pastagens.

A produção de leite está em torno de 7 milhões de litros do tipo B e nove milhões de litros do tipo C, estando entre uma das maiores bacias leiteiras do estado.

O rebanho eqüino conta com 1.850 cabeças e o suíno com 820 cabeças.

Na avicultura de postura, com 460 mil cabeças produzem 12 milhões de dúzias de ovos por ano. Tupã conta também com uma unidade de produção de pintos de um dia, produzindo 2 milhões de animais por ano. A região de Tupã é uma das maiores produtoras de ovos do país.

Comércio e prestação de serviços

De acordo com o Sebrae [2], funcionam em Tupã cerca de 1.324 estabelecimentos comerciais (destaques para o varejo: mercados, mercearias, vestuário e materiais para construção) e cerca de 790 de prestação de serviços (com destaques para alimentação e assessoria a empresas).

Urbanização

A cidade conta com:

25 praças arborizadas e ajardinadas e totalmente reformadas

Vias públicas asfaltadas e iluminadas com lâmpadas a vapor de mercúrio

20.300 prédios, sendo 20 mil ligados à rede elétrica e 16.700 à rede coletora de esgoto

200.000 metros de redes de extensão de água

20 poços artesianos e semi-profundos

5 reservatórios elevados

5 reservatórios apoiados

Capacidade total de água de 10.000 m³/hora

Turismo

A estância turística de Tupã conta com diversos lugares e atrações de interesse geral:

Solar Luiz de Souza Leão;

Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre;

Museu dos Pioneiros de Varpa “Janis Erdbergs”;

Museu da Cachaça;

Praça da Bandeira;

Igreja Matriz de São Pedro;

Igreja Batista de Varpa;

Igreja Boas Novas de Varpa;

Artesanato Floresta;

Geleia da D. Neusa;

Loja da Associação de Varpa;

Casarão e Acervo particular do Oto;

Rancho dos Defumados e Apiário Bisu Medus;

Apiário Puro Mel;

Chácara Alvorada “Orquidário e Apiário Varpa”;

Fazenda Palma;

Recanto das Águas;

Balneário 7 de Setembro;

Clube CTA com pista de aeromodelismo;

Complexo da CAMAP;

Tupã Country Clube;

Tupã Tênis Clube;

Pesqueiros: Fênix, Hamada, Sabesp, Sol Nascente e do Flávio.

Clube dos Comerciários

EVENTOS

Março

12 a 13 - Expo Varpa

Abril

16 a 24 - Feira da Solidariedade  
Maio  
01 a 31 - Minyô Músicas Folclóricas Regionais do Japão 
02 a 07 - Jogos Regionais Universitários de Tupã  
13 a 14 - Espetaculo Teatral Morre Um Gato Na China

01 a 31 - Campeonato de Som Automotivo  
01 a 31 - Projeto Communitatis  
Julho

01 a 31 - Jornada de Turismo Estelar  
01 a 31 - Homenagem ao Soldado Constitucionalista  
01 a 31 - Romaria Tropeira de Parnaso

16 e 17 - Cipa Campeonato do Interior Paulista Aero Modelo do Cabo

Agosto  
06 a 14 - Exapit - Exposição Agropecuária  
Setembro

01 a 30 - Grande Desfile Comemorativo  
09 a 11 - Feira do Verde e Artesanato

10 a 11 - Cavalgada de Varpa  
15 e 16 - Moto Cross de Tupã

01 a 30 - Homenagem ao Fundador e Dia da Árvore    
01 a 30 - Mini Torneio Fé Canto de Pássaros  
Outubro
11 a 15 - Feira do Peão Boiadeiro  
15 e 16 - Campeonato de Jet Ski  
01 a 31 - Encontro de Corais

Novembro
11 a 15 - Hobby Moto Show  
12 a 13 - Festa da Imigração Leta    
01 a 30 - Espetáculo de Dança e Teatro

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9748/tupa-sp.html

http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_04/Reg04_Tupa.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tupã_(São_Paulo)

 
MAIS SOBRE Tupã:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Tupã:
 
20/08

Preciso localisa a residencia de uma pessoa amiga.

Enviado por Mapa de Rua às 02h23
08/05

Boa tarde, Estou pesquisando algumas cidades do interior paulista e gostaria de obter mais informações de Tupã, inclusive sobre empregos na área educacional e administrativa. Meu e-mail é verena-rezende@bol.com.br Muito obrigada Verena Rezende

Enviado por Verena Rezende às 15h43
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions