Geografia
Localiza-se a uma latitude 20º57'10" sul e a uma longitude 49º10'29" oeste, estando a uma altitude de 485 metros. Sua população estimada em 2004 era de 9 394 habitantes.
Possui uma área de 252,96 km².
Rodovias
SP-310
Limites
Ibirá, Cedral, Tabapuã.
Acesso Rodoviário
BR 153
Distâncias
390 km da Capital
HISTÓRIA DA CIDADE
Antiga vila Córrego Grande, Uchoa surgiu por volta de 1910, ao redor de uma capela já existente no atual bairro de São Miguel, em terreno doado por Salviano Nunes Ferreira da Silva. Por ser devoto de São Miguel, a capela foi erguida em louvor ao santo. Logo, surgiram várias casas de barro construídas pelos primeiros povoadores que se estabeleceram na região em pequenos lotes de terras.
Em 1912, a vila Córrego Grande recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Araraquara e adotou o nome da ferroviária, Ignácio Uchoa, em homenagem a um engenheiro da ferrovia. Após a instalação da estação, chegaram inúmeras famílias que se estabeleceram na vila e contribuíram para o crescimento do setor de comércio e o de serviços. No ano seguinte, em 26 de dezembro de 1913, foi criado o distrito em território do município de São José do Rio Preto.
No ano de 1917, foi instalada a primeira indústria do distrito, no setor de bebidas e, em 30 de dezembro de 1925, foi criado o município. A economia do então município de Ignácio Uchoa viveu um período áureo com a cultura do café, mas, com a queda de 1929, passou por momentos bastante difíceis, voltando-se mais tarde para a pecuária nas regiões dos rios Turvo, São Domingos e Palmeiras.
O município apresentou algumas fases de estagnação econômica, mas recuperou-se com as atitudes do prefeito, em 1938, que passou a recolher impostos para a execução dos serviços de conservação das estradas, que até então eram de responsabilidade dos sitiantes e fazendeiros. Em 30 de novembro do mesmo ano, o município teve sua denominação alterada para Uchoa.
Fundação 29 de março de 1930
Administração
Prefeito: Jose Claudio Martins
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uchoa
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9758/uchoa-sp.html
http://www.uchoa.sp.gov.br/