Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Valparaíso

Geografia

Localiza-se a uma latitude 21º13'40" sul e a uma longitude 50º52'06" oeste, estando a uma altitude de 449 metros. Sua população estimada em 2007 era de 20.827 habitantes.

CARACTERÍSTICAS

A atividade econômica predominante no Município é a agropecuária, destacando a criação de gado leiteiro e a de corte, além do cultivo da cana-de-açúcar e milho. Com terras bastante férteis, Valparaiso destaca-se na produção de açúcar e álcool com a Usina FBA/UNIVALEM. A Fábrica da Ajinomoto produz lisina para ração animal.
A Fazenda Jacarézinho destaca-se peça genética de gado e por ter a maior reserva florestal particular do Estado de São Paulo e tem projeto para a implantação de mais uma Usina Sucro-Alcoleira.
A Fazenda Fortaleza é criadora de grandes matrizes de gado nelore e seus leilões são destaques nacional.

HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.  
A ESTAÇÃO: A cidade foi fundada antes da chegada dos trilhos, em 1927, com o nome de Vale do Paraíso. A Noroeste inaugurou a estação em 1932, já como Valparaíso. Há outra fonte que dá a data de abertura da estação como sendo 01/12/1931. Inicialmente na variante de Jupiá, onde foi ponta de linha por algum tempo, a estação passou a pertencer à linha-tronco em 1940. No final de 2001 estava em estado até que razoável, com uma de suas salas sendo utilizado por uma academia de ginástica, tendo ainda um segurança que ficava no pátio da estação. (Colaboração de Fábio Vasconcellos, de Marília).

Temperatura Média

25º C

Rodovias

SP-300

SP-541

COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Entre Rios

Limites

Araçatuba, Guararapes, Bento de Abreu, Lavinia, Adamantina e Lucélia.

Distâncias

505 Km da Capital

HISTÓRIA DA CIDADE

No século passado, de Bauru às barrancas do Paraná, esta nossa região era habilitada pelos índios caingangs, que falavam a língua tupi. Nenhuma tribo de índios estava alojada onde se ergue Valparaíso. A primeira aquisição de terra foi feita por Cantidiano Vieira, em 1917, segundo os registros encontrado no Cartório de Hipotecas e Imóveis de Araçatuba. Atraídos pelas terras férteis, em 1919, Francisco de Paula Carvalho Sobrinho adquiriu 100 alqueires de Cantidiano Vieira. Esses “bandeirantes”, muitos ainda com raízes em Valparaíso foram: Francisco de Paula Carvalho Sobrinho, Dr. Francisco Vieira Leite, João Rodrigues Gomes, João Máximo de Carvalho, Francisco Fernandes Filho, Jorge Pupo, Gregório Prates da Fonseca, Jorge Brandine, Pedro Vitor e Oliver Rodrigues. 
Em julho de 1.927, começou a derrubada da mata, ali na altura do coreto tão criativo com a estátua de um bandeirante, na Praça Oscar de Arruda.
Em 1º de outubro de 1.932, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Valparaíso. Em 10 de julho de 1.934, foi criado o Distrito de Paz, pelo Decreto 6.546, pertencente ao Município e Comarca de Araçatuba.
O município de Valparaíso foi criado pela Lei Estadual nº 2.859, de 08 de janeiro de 1.937 e instalado em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores em 30 de maio de 1.937, quanto tomaram posse os primeiros membros da Câmara Municipal, tendo o Dr. Francisco Vieira Leite, como o 1º presidente do Legislativo, sendo, pelos membros do Legislativo, eleito prefeito do Município, Sr. Benedito de Mello.

Significado do Nome

Quanto à origem do nome de nossa cidade, não foi dado por Gregório Prates, que lutou muito para que Valparaíso se chamasse Bandeirante. Este era o nome do barco de suas aventureiras e históricas viagens. O nome de Valparaíso foi dado por três pioneiros. Em 1.924, Francisco Carvalho, disse ao Dr. Leite, que esta terra era o “Paraíso”. Como nossa região está abrigada num vale, Dr. Leite sugeriu que o patrimônio deveria chamar-se “Vale do Paraíso”. Jorge Brandine, presente também naquele encontro, propôs que nossa terra deveria ser “Valparaíso”.

Aniversário da Cidade 30 de Maio

Fundação 30 de maio de 1937

Gentílico: valparaiense

Administração

Prefeito: Marcos Yukio Higuchi

 

Economia

A atividade comercial é diversificada, composta de pequenas lojas, supermercados e prestadoras de serviços.
A atividade econômica predominante no Município é a agropecuária, destacando a criação de gado leiteiro e a de corte, além do cultivo da cana-de-açúcar e milho.

O município conta com a usina COSAN - Unidade Univalem, usina Da Mata, Ajinomoto Biolatina Industrial e Comércio LTDA as três maiores geradoras de empregos do município.
Dispomos de área industrial, próxima a Rodovia Marechal Rondon, própria para investimentos industriais.
Há uma Lei Municipal que oferece incentivos aos interessados na instalação de indústrias, tais como: incentivos fiscais (isenção de todos os tributos municipais, taxas, tarifas, contribuição de melhoria e preços), pelo período de até 20(vinte) anos; doação de áreas; serviços de arruamento, terraplanagem, implantação de rede de distribuição de energia elétrica e de água e esgotos.
Foi instituído no Município de Valparaíso o Conselho Agropecuário Municipal, que estabelece a política agrícola municipal, abrangendo ás atividades de assistência técnica, construções, reformas e serviços necessários á melhoria da infra-estrutura municipal, de apoio á agropecuária e ao abastecimento, objetivando assessorar o Poder Municipal em matérias relacionadas á agropecuária e abastecimento alimentar.
Contamos com o CIT, Centro de Iniciação ao Trabalho, desenvolvido por esta Administração, para atendimento á aprendizes carentes onde são desenvolvidos trabalhos de marcenaria, dança, pintura, tricô, crochê, bordado, tear e carpintaria.

Produção Agrícola

Produto Área de Produção (ha) Produção
- Amendoim das Águas 150 13.500 SC de 25 Kg 
- Milho de Grão 2.300 134.000 SC de 60 Kg
- Soja 250 10.000 SC de 60 Kg
- Soja Irrigada 400 18.000 SC de 60 Kg
- Sorgo Forrageiro 500 7500 Ton.
- Cana para Forragem 100 7000 Ton.
- Cana para Indústria 39.500 2962500 Ton.
- Cana de Açúcar Orgânica 4.900 37.500.000 em kg de Açúcar
- Banana 200 3200 Ton.

EVENTOS

- Na Praça Oscar de Arruda são feitos regularmente shows em datas comemorativas como Carnaval popular, Dia das Mães, Dia dos Pais e outros.

Maio

- É marcado por grandes festas em comemoração ao Aniversário da cidade que vão desde torneios de futebol, campeonatos de várias modalidades esportivas, festival de danças, bon-odori e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro totalmente aberta ao público de Valparaiso e região.

Telefones Úteis

http://www.valparaiso.sp.gov.br/?pag=15

fontes

http://www.valparaiso.sp.gov.br/?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valparaíso_(São_Paulo)

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9769/valparaiso-sp.html

 
MAIS SOBRE Valparaíso:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Valparaíso:
 
30/01

nasci nesta cidade em 1953, filho de um comerciante por mome chico da lapa,mudei desta cidade em 1966 atualmente moro em VALPARAISO SP.tenho muita saudade da linda terra, onde passei minha infancia.

Enviado por EUCLIDES FRANCISCO às 22h04
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions