Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Avaí

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º08'48" sul e a uma longitude 49º19'59" oeste, estando a uma altitude de 481 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4.571 habitantes.

Clima  Variável

Demografia

Dados do Censo - 2007

População total: 4.877

Urbana: 3.122

Rural: 1.755

Homens: 2.499

Mulheres: 2.378

Densidade demográfica (hab./km²): 9,00

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,57

Expectativa de vida (anos): 69,36

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,64

Taxa de alfabetização: 89,39%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,748

IDH-M Renda: 0,669

IDH-M Longevidade: 0,739

IDH-M Educação: 0,836

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Batalha

Rio Jacutinga

Rio Batalhinha

Rio Anhumas

Rodovias

Rodovia Marechal Rondon (SP-300)

No km 367 existe a 1ª. Praça de Pedágio (total de 8) com cobrança nos dois sentidos (bidirecionais). Juridisção da Concessionária ViaRondon - Telefone: 0800-72 99 300

Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294)

Juridisção do DER - Departamento de Estradas e Rodagem - Telefone: 0800-055 55 10

Distância (Km)

Distância aproximada

- SÃO PAULO (capital): 368 km

- Andradina: 271 km - Araçatuba:161 km - Avaré: 124 km - Bauru: 39 km - Botucatu: 130 km - Campinas: 301 km - Duartina: 35 km - Gália: 50 km - Garça: 61 km - Jaú: 97 km - Lins: 73 km - Marília: 107 km - Pirajuí: 26 km - Presidente Alves: 25 km - Presidente Prudente: 281 km -- Reginópolis: 37 km - Ribeirão Preto: 246 km - São José dos Campos: 458 km - São José do Rio Preto: 191 km - Santos: 434 km

HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Avaí , tem sua origem datada de 1905. Porém, a povoação teve início em 1.906, quando o major Gasparino de Quadros, um dos proprietários da Fazenda Jacutinga, por sugestão de João Batista Dias, conhecido por João Guari, fez a doação de terras para a formação do primeiro patrimônio. A primeira doação se processou em 18 de junho de 1.906, através do Cartório de Agudos, de cinco alqueires e, em dezembro de 1.906, outros cinco alqueires foram doados. A Câmara Municipal de Bauru e a Igreja é que receberam as terras em doação, cabendo à Prefeitura Municipal de Bauru, através do Intendente (Prefeito) Gerson França, mandar arruar e vender os lotes. O produto da venda seria de 50% para a Câmara e 50% para a igreja. A planta da localidade foi feita por Thomaz Viteli e o primeiro Agente da Prefeitura, em 1.907, foi o coronel Francisco Tozoni de Carlis. O Primeiro Professor foi Julio Rocha, que recebia 60$000 (sessenta mil réis) mensais. A estação ferroviária foi inaugurada em 27 de setembro de 1.906, sendo seu primeiro chefe da estação, Antonio Augusto de Faria. Neste dia foi inaugurada a ferrovia com passagem por Avaí, com a presença do Ministro de Viação, Lauro Severiano Muller. No dia 30 de dezembro de 1.910, a povoação que tinha o nome de São Sebastião de Jacutinga, foi elevada a Distrito de Paz, sendo seu primeiro Juiz de Paz o Sr. Dr. Horácio Messias Nogueira e Domingos Zulian e o Capitão Juvencio Silva, respectivamente Sub-Prefeito e Sub-Delegado de Polícia.

 

Datas comemorativas:

Aniversário da Cidade 2 de Dezembro

Fundação: 1919

Gentílico: avaiense

Administração

Prefeito: CELSO ROBERTO DE FAVERI

Economia

Devido à extensão territorial extensa, a agricultura vem se transformando na principal atividade de desenvolvimento do município, destacando as produções de abacaxi, laranja, lichia, melancia, pimentões, seringueiras, cana-de-açucar, pinus e eucaliptos.

Vale destacar a pujança dos pecuaristas do município, com modernas fazendas aliadas à tecnologia e treinamento na capacitação dos profissionais para atender exigências do mercado internacional, os pecuaristas estão adotando o método de rastreamento de carne destinada à exportação.

O método já usado em países europeus consiste em um chip, que permite ao consumidor conhecer a origem do gado.

Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.

Alguns índios realizam trabalhos em madeira e de cerâmica.

TURISMO

O turismo em Avaí é absolutamente adequado ao porte da cidade, com aproveitamento dos recursos naturais (vários rios cortam a região), estrutura da cidade absolutamente organizada, preservação de suas construções mais antigas e a hospitalidade de um povo habituado a receber bem. É uma ótima opção a quem prefere a calmaria, a hospitalidade, a beleza natural, com absoluta conforto. Vale a pena conferir.

Principais Pontos Turísticos

Centro da cidade

O centro da cidade está sendo totalmente recuperado, com perfeita sinalização aos visitantes, pavimentação asfáltica de todas as ruas, recuperação das praças (fotos acima) e identificação completa dos pontos.

Cine Avaí

Está em andamento a recuperação completa do Cine Avaí, pela Administração Municipal, visando voltar aos velhos e bons tempos em que assistir filmes em cinema era o ideal. O Cine Avaí será recuperado e também dará espaço para atividades culturais em desenvolvimento no município.

A Igreja Matriz

Sob o ponto de vista organização, limpeza, sinalização e outros requisitos básicos a receber bem os turistas, Avaí está bem estruturada. Recomendamos conhecerem a Igreja Matriz da cidade (foto abaixo).

Os rios da região

Os rios da região são muito explorados sob o ponto de vista turístico, sendo que inúmeros ranchos às suas margens estão instalados (fotos abaixo), por famílias e grupos de amigos que buscam diversão como: natação, pesca, confraternização, etc.

Aldeia Araribá

A atual administração tem um projeto arrojado para a Aldeia Araribá, a única na região, para transformá-la num verdadeiro instrumento turístico, somando-se a tantos outros da região. Para tanto, inicia um trabalho de conscientização dos indígenas da aldeia, sensibilizando-os a manter o parque original e fiel aos seus princípios. O projeto visa, ao mesmo tempo proporcionar aos visitantes a oportunidade para conhecer uma autêntica aldeia indígena, assim como proporcionar auto-sustentação aos integrantes da tribo. Várias ações já foram desenvolvidas e a proposta de ter a Aldeia Araribá adequada à visitação dos turistas, com estrutura de atendimento pelos próprios índios, até o final do mandato da atual administração.

Fontes: http://www.ferias.tur.br/informacoes/8931/avai-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ava%C3%AD_(S%C3%A3o_Paulo)

 
MAIS SOBRE Avaí:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Avaí:
 
03/08

avai cidade que naci onde quero morer assinado chicao

Enviado por francisco garcia vilar às 10h21
13/09

Olá Charles, obrigado por entrar em contato com o SPCIDADES. É provável que os índios da Terra Indígena Araribá tenham participação na fundação ou formação da cidade de Avaí, uma vez que essa aldeia tem mais de 103 anos de existência. Não encontramos citação em sites de pesquisa na internet que confirme ou negue essa participação, porém estamos sempre abertos à colaboração dos internautas e das prefeituras. Para isto, solicite questionário-padrão ao: conteudo@spcidades.com.br

Enviado por CONTEÚDO SP CIDADES às 15h42
13/09

Olá! Gostaria de saber se os Índios ou a Aldeia Araribá participou de alguma forma da constituição da História da Cidade, pois quando se lê a mesma no site não há nada sobre os Indígenas.

Enviado por Charles Roque às 12h12
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions