Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Borborema

Borborema é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º37'11" sul e a uma longitude 49º04'25" oeste, estando a uma altitude de 429 metros.

Geografia

Possui uma área de 552,60 km.

Sua população estimada em 2004 era de 13.749 habitantes.

Borborema faz divisas com os municípios de Novo Horizonte, Itápolis, Ibitinga e Itajobi.

Área Urbana: 5 km²

Área Rural: 547 km²

CEP: 14.955-000

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 13.193

Urbana: 10.850

Rural: 2.343

Homens: 6.691

Mulheres: 6.502

Densidade demográfica (hab./km²): 23,87

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,29

Expectativa de vida (anos): 70,99

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,45

Taxa de Alfabetização: 87,96%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771

IDH-M Renda: 0,704

IDH-M Longevidade: 0,767

IDH-M Educação: 0,841

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Tietê

Ribeirão dos Porcos

Ribeirão dos Fugidos

Rodovias

SP-304

SP-333

Distancia ate a capital: 390 km

HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual município de Borborema já eram conhecidas antes da fundação do povoado. Três posseiros deram ao ribeirão, que passa na parte central do município, o nome de Fugidos, por terem encontrado em suas margens três negros fugitivos do cativeiro. Em 1902, foi fundado o povoado com a mesma denominação dada ao ribeirão.
A primeira Igreja do povoado foi construída em 1903 sob a invocação de São Sebastião dos Fugidos. O desenvolvimento do município somente aconteceu alguns anos após sua instalação, no período compreendido entre 1936 e 1941, com a cultura de algodão, a vinda de grandes usinas de beneficiamento e a chegada, em 1938, da Estrada de Ferro Dourado.
A partir de 1941, com o declínio do algodão, as indústrias desapareceram e a cidade entrou em decadência, quando grande parte de sua população migrou para o Paraná atraída pela cultura do café. Em 1948, Borborema voltou a apresentar um certo desenvolvimento pela presença da cafeicultura, agora em suas próprias terras. Borborema foi distrito do município de Itápolis, a partir de 29 de dezembro de 1909, e adquiriu autonomia política em 19 de dezembro de 1925.

Significado do Nome

(Do tupi, bor-bor-e’yma) Lugar sem pessoas, deserto. Conforme a prefeitura, este nome foi sugerido por Nicolau Pizzolante apenas e tão somente porque gostou da sonoridade da palavra.
O interessante, porém, é notar o processo de composição pelo qual o topônimo foi formado: bora ou porá significa pessoa; a duplicação bor-bora nos dá a  idéia de muitas pessoas, um lugar muito habitado; e’yma é, por sua vez, uma partícula de negação; assim, bor-bora-e’yma seria um lugar não muito habitado, ou melhor, e para que se entenda o real valor desta construção em tupi, “um lugar muito não habitado”, e se pudéssemos, é claro, usar essa construção no português corrente. A propósito e apenas para assinalar que a liberdade poética pode, por vezes, ensejar construções tão insólitas quanto, ou semelhantes, mencione-se o poeta Ode Marítima, fala de “um cais cheio de pouca gente”. Borborema pertenceu ao município de Itápolis.

Datas comemorativas:

Aniversário da cidade: 21 de Março

Fundação: 1925

Gentílico: borboremense

Administração

Prefeito:VIRGILIO DO AMARAL FILHO

Economia

Borborema teve um crescimento lento até a década de 30 onde neste período teve o seu
auge, chegando a ser uma das maiores potências da região central ultrapassando as vizinhanças. Foi o período do algodão onde a economia alavancou e explodiu em progresso até a década de 40 onde com a II Guerra Mundial e outros fatores houve a queda do algodão e Borborema quase desertou, foi a maior queda da história do município. neste período chegou ao município a Estrada de Ferro Douradense, vinda de Dourado e São Carlos que mais tarde ajudou na recuperação da cidade juntamente com o início da cultura do café. Hoje, Borborema vive um período melhor, com um franco desenvolvimento ligado ao turismo, graças ao seu potencial em recursos hídricos, já que a cidade é banhada pelo Rio Tietê e sua forte industria do bordado,

Principais Pontos Turísticos

Rio Tietê

Estação Ferroviária

Igreja Católica

O município pertence à Diocese de São Carlos.

O maior momento da História da Igreja Católica em Borborema foi a Ordenação Episcopal de Dom Francisco Carlos da Silva, chamado carinhosamente pelos católicos de Pe. Chiquinho, sendo pároco por 24 anos na cidade, sua ordenação pela imposição das mãos de Dom Joviano de Lima Júnior, Dom Paulo Sérgio Machado e Dom Bruno Gamberine foi realizada na Igreja Matriz, no centro da cidade e contou com a presença de milhares de pessoas de toda região, dezenas de padres de todo estado de SP e MG e vários bispos de todo País.

Hoje a paróquia tem a frente o Pe. Edson Shigueu Shiramizu.

Fontes: http://www.ferias.tur.br/informacoes/8985/borborema-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Borborema_(São_Paulo)

http://www.apontador.com.br/local/sp/borborema.html

http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Borborema&uf=SP

 
MAIS SOBRE Borborema:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Borborema:
 
09/11

muito lindo gostaria de cnhecer cida despoa

Enviado por negrinhomajorczyk@yahoo.com.br às 06h12
10/02

cidade bonita linda e maravilhosa nao ligo se minha cidade seja piquena mais tenho um orgulho imenso de ser criada nesta cidade BORBOREMA.....

Enviado por jhenyffer waleska da silva às 09h09
03/08

GOSTO MUITO DESSA CIDADE MAUS AVOS ESTÃO SEPULTADOS ALI EM BORBOREMA, TENHO TIAS QUE MORAM ALI, É UMA CIDADE MUITO BONITA.MORO AUI EM NOVA ESPERANÇA- PR, ABRAÇOS PARA TODOS OS BORBOREMENSES.

Enviado por NILTON JOSÉ SAMBINI às 12h08
06/03

Meu nome IDÉLIO BORBOREMA DOMINGUES, sou baiano e resido em Minas Gerais. Tenho a maior curiosidade em conhecer a cidade de Borborema, o meu sobrenome. Gostaria de saber sobre a seguraça da cidade, e se a mesma é de paz ou violenta? idelioborborema@yahoo.com.br

Enviado por Idelio Borborema Domingus às 17h21
23/01

Na cidade de Borborema - SP existem várias imobiliarias que vendem e alugam imoveis, porem estes não tem sites na internet para que nós que moramos em outras cidades pudessemos ver, procurar imoveis nesta cidade.

Enviado por Ernesto H. Bergmann às 19h26
17/09

Santo André, 17 de Setembro de 2.010 - Borborema, cidade que apresenta uma grande espectativa de qualidade de vida. O que podemos notar em nossa cidade, é o tratamento do esgoto, e pode melhorar mais .. Podemos notar também, um desenvolvimento gradativo da Industria em nosso municipio. É, de certa forma muito importante...pondendo se melhorado. Parabéns ao nosso povo borboremense. Joaquim Kincas de Oliveira despj@uol.com.br

Enviado por Joaquim Kincas de Oliveira às 08h21
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions