Borborema é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º37'11" sul e a uma longitude 49º04'25" oeste, estando a uma altitude de 429 metros.
Geografia
Possui uma área de 552,60 km.
Sua população estimada em 2004 era de 13.749 habitantes.
Borborema faz divisas com os municípios de Novo Horizonte, Itápolis, Ibitinga e Itajobi.
Área Urbana: 5 km²
Área Rural: 547 km²
CEP: 14.955-000
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 13.193
Urbana: 10.850
Rural: 2.343
Homens: 6.691
Mulheres: 6.502
Densidade demográfica (hab./km²): 23,87
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,29
Expectativa de vida (anos): 70,99
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,45
Taxa de Alfabetização: 87,96%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771
IDH-M Renda: 0,704
IDH-M Longevidade: 0,767
IDH-M Educação: 0,841
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Tietê
Ribeirão dos Porcos
Ribeirão dos Fugidos
Rodovias
SP-304
SP-333
Distancia ate a capital: 390 km
HISTÓRIA DA CIDADE
As terras do atual município de Borborema já eram conhecidas antes da fundação do povoado. Três posseiros deram ao ribeirão, que passa na parte central do município, o nome de Fugidos, por terem encontrado em suas margens três negros fugitivos do cativeiro. Em 1902, foi fundado o povoado com a mesma denominação dada ao ribeirão.
A primeira Igreja do povoado foi construída em 1903 sob a invocação de São Sebastião dos Fugidos. O desenvolvimento do município somente aconteceu alguns anos após sua instalação, no período compreendido entre 1936 e 1941, com a cultura de algodão, a vinda de grandes usinas de beneficiamento e a chegada, em 1938, da Estrada de Ferro Dourado.
A partir de 1941, com o declínio do algodão, as indústrias desapareceram e a cidade entrou em decadência, quando grande parte de sua população migrou para o Paraná atraída pela cultura do café. Em 1948, Borborema voltou a apresentar um certo desenvolvimento pela presença da cafeicultura, agora em suas próprias terras. Borborema foi distrito do município de Itápolis, a partir de 29 de dezembro de 1909, e adquiriu autonomia política em 19 de dezembro de 1925.
Significado do Nome
(Do tupi, bor-bor-e’yma) Lugar sem pessoas, deserto. Conforme a prefeitura, este nome foi sugerido por Nicolau Pizzolante apenas e tão somente porque gostou da sonoridade da palavra.
O interessante, porém, é notar o processo de composição pelo qual o topônimo foi formado: bora ou porá significa pessoa; a duplicação bor-bora nos dá a idéia de muitas pessoas, um lugar muito habitado; e’yma é, por sua vez, uma partícula de negação; assim, bor-bora-e’yma seria um lugar não muito habitado, ou melhor, e para que se entenda o real valor desta construção em tupi, “um lugar muito não habitado”, e se pudéssemos, é claro, usar essa construção no português corrente. A propósito e apenas para assinalar que a liberdade poética pode, por vezes, ensejar construções tão insólitas quanto, ou semelhantes, mencione-se o poeta Ode Marítima, fala de “um cais cheio de pouca gente”. Borborema pertenceu ao município de Itápolis.
Datas comemorativas:
Aniversário da cidade: 21 de Março
Fundação: 1925
Gentílico: borboremense
Administração
Prefeito:VIRGILIO DO AMARAL FILHO
Economia
Borborema teve um crescimento lento até a década de 30 onde neste período teve o seu
auge, chegando a ser uma das maiores potências da região central ultrapassando as vizinhanças. Foi o período do algodão onde a economia alavancou e explodiu em progresso até a década de 40 onde com a II Guerra Mundial e outros fatores houve a queda do algodão e Borborema quase desertou, foi a maior queda da história do município. neste período chegou ao município a Estrada de Ferro Douradense, vinda de Dourado e São Carlos que mais tarde ajudou na recuperação da cidade juntamente com o início da cultura do café. Hoje, Borborema vive um período melhor, com um franco desenvolvimento ligado ao turismo, graças ao seu potencial em recursos hídricos, já que a cidade é banhada pelo Rio Tietê e sua forte industria do bordado,
Principais Pontos Turísticos
Rio Tietê
Estação Ferroviária
Igreja Católica
O município pertence à Diocese de São Carlos.
O maior momento da História da Igreja Católica em Borborema foi a Ordenação Episcopal de Dom Francisco Carlos da Silva, chamado carinhosamente pelos católicos de Pe. Chiquinho, sendo pároco por 24 anos na cidade, sua ordenação pela imposição das mãos de Dom Joviano de Lima Júnior, Dom Paulo Sérgio Machado e Dom Bruno Gamberine foi realizada na Igreja Matriz, no centro da cidade e contou com a presença de milhares de pessoas de toda região, dezenas de padres de todo estado de SP e MG e vários bispos de todo País.
Hoje a paróquia tem a frente o Pe. Edson Shigueu Shiramizu.
Fontes: http://www.ferias.tur.br/informacoes/8985/borborema-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Borborema_(São_Paulo)
http://www.apontador.com.br/local/sp/borborema.html
http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Borborema&uf=SP