Geografia
A cidade está localizada no divisor de águas das bacias hidrográficas do rio Paranapanema e do rio Aguapeí (ou Feio).
Portanto é cercada de escarpas e cachoeiras onde se praticam esportes radicais, como o rapel (descida de cachoeiras por cordas) e também são praticadas caminhadas por trilhas a pé ou circuitos de trilhas de motocicleta.
Demografia
Dados do Censo – 2000
População Total: 6.827
Urbana: 5.186
Rural: 1.641
Homens: 3.409
Mulheres: 3.418
Densidade demográfica (hab./km²): 13,27
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 12,88
Expectativa de vida (anos): 72,90
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,78
Taxa de Alfabetização: 87,12%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,780
IDH-M Renda: 0,684
IDH-M Longevidade: 0,798
IDH-M Educação: 0,857
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Ribeirão do Veado
Afluente do rio Pari, nasce nos arredores da sede do município e segue em direção sul, até encontrar com o ribeirão Mandaguari e formar o rio Pari.
Ribeirão Mandaguari
Afluente do rio Pari, nasce nos arredores da sede do município e segue em direção sul até desaguar no ribeirão do Veado.
Rio Pari
Formado pelos ribeirões do Veado e Mandaguari, é formado pelo encontro dos dois anteriores, na divisa com o município de Platina e segue em direção Sul, passando ainda pelos municípios de Platina, Candido Mota e Palmital antes de desaguar no lago da Barragem de Salto Grande.
Ribeirão Capivara
Nasce nos arredores da sede do município e segue em direção Oeste, indo receber outros contribuintes e formar o rio Capivari, passando pelos municípios de Lutécia, Paraguaçu Paulista e Maracaí, desaguando no rio Paranapanema no lago da Represa do Capivari.
Ribeirão da Fortuna
Conhecido localmente como "Água da Cobra", nasce nos arredores da sede do município e segue em direção Norte, sendo afluente do rio do Peixe ou Alegre e este segue em direção Oeste até desaguar no rio Paraná, no município de Panorama.
Rodovias
O acesso se faz pela rodovia SP-333, que liga a cidade a nordeste comMarília (42 km) e a sudoeste com Assis (31 km)
Distâncias
385 km da Capital
HISTÓRIA DA CIDADE
Por volta de 1870, o mineiro João Teodoro de Souza dirigiu-se às terras da Alta Sorocabana e Alta Paulista, região situada entre os rios do Peixe e Paranapanema, ainda ocupada por mata virgem e habitada apenas pelos índios caingangues, também chamados coroados, fundando o povoado de Campos Novos do Rio Novo.
Dez anos mais tarde, o povoado foi elevado à condição de distrito do município de Santa Cruz, com a denominação de Campos Novos do Paranapanema e, em 1885, à categoria de município, simplificando seu nome para Campos Novos.
Dentre os diversos povoados que foram se formando em torno do distrito original, destacou-se o de São Sebastião da Serra, núcleo de catequese dos frades capuchinhos, que se desenvolveu em torno da capela sob invocação do santo. Mais tarde seu nome foi alterado para Catequese, alusão evidente a sua origem, e, em 1921, incorporado a Campos Novos.
Em 1924, construiu-se uma igreja e um cemitério em um platô a seis quilômetros do núcleo inicial, origem do povoado de Bela Vista, que cresceu graças à agricultura, principalmente café e algodão, e à pecuária.
Seu rápido desenvolvimento determinou que, em 30 de novembro de 1938, a mesma lei elevasse o povoado a distrito, substituindo Campos Novos como sede, e a município. Em 30 de novembro de 1944, sua área original foi diminuída com a emancipação dos diversos distritos originais, e Bela Vista foi batizada de Echaporã.
Significado do Nome
Do tupi-guarani, significa “olhar belo”.
Aniversário da Cidade: 30 de Novembro
Fundação: 1938 (71 anos)
Gentílico: echaporense
Administração
Prefeito: ARISTEU BOMFIM
FONTES: http://www.ferias.tur.br/informacoes/9107/echapora-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Echaporã
http://www.guiamais.com.br/busca/hotel-echapora-sp?category=catzdir17cat12290