Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º17'29" sul e a uma longitude 49º33'10" oeste, estando a uma altitude de 561 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7.364 habitantes.
Possui uma área de 355,794 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 7.853
Urbana: 5.589
Rural: 2.264
Homens: 3.994
Mulheres: 3.859
Densidade demográfica (hab./km²): 22,07
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 18,51
Expectativa de vida (anos): 69,87
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,74
Taxa de Alfabetização: 85,46%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,745
IDH-M Renda: 0,679
IDH-M Longevidade: 0,748
IDH-M Educação: 0,808
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio do Alegre
Ribeirão das Antas
Rodovias
SP-294
SP-331
HISTÓRIA DA CIDADE
Nas terras localizadas entre as nascentes dos rios Feio e Peixe, Bernardo José dos Santos e sua família, estabeleceram-se em 1906, com o primeiro engenho de cana da região.
Mas a povoação que se formou, com a colaboração dos primeiros moradores, Manoel Gonçalves dos Santos, João Paes de Oliveira, Eduardo de Souza Porto, Pedro Alves Pacheco e Coronel Galdino, é que constituiu o centro de atrações.
Às margens do ribeirão das Antas, o Coronel Galdino, auxiliado pelo agrimensor Francisco Tessitori, fez o traçado das ruas e a divisão em lotes, fundando-se em abril de 1917, o povoado de São José das Antas.
Em dezembro de 1926 foi criado o Distrito de Paz de Antas.
Com a construção da ferrovia, Companhia Paulista de Estrada de Ferro, foi instalada uma estação de parada, com o nome de Gália, topônimo que passou à localidade, em setembro de 1927.
Significado do Nome
Em homenagem à França (antiga denominação)
Aniversário da Cidade: 14 de abril
Administração
Prefeito: NEWTON RODRIGUES FREIRE
Economia
O município destaca-se pela produção de seda pura.
Turismo
Museu Municipal
O Museu Municipal conta a história do município de Gália através de um imenso acervo fotográfico com fotos dos primórdios da cidade, da Companhia Agrícola São João de Tibiriçá e da Estação Ecológica do Caetetus.
O Museu é um patrimônio cultural do município e de todos os cidadãos galienses. Todas as peças do acervo passaram por um rigoroso processo de avaliação, documentação e catalogação.
Horário de Funcionamento e Endereço
De segunda à sexta: das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
Infocentro Municipal
O Programa Acessa São Paulo oferece acesso às novas tecnologias de informação e comunicação através do Infocentro Municipal, espaço público com 06 computadores para acesso gratuito e livre à Internet.
Horário de Funcionamento e Endereço
De segunda à sexta: das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
Estação Ecológica dos Caetetus
A Estação Ecológica de Caetetus é uma Unidade de Conservação sob a adminstração do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Ambiente-Instituto Florestal. Localizada entre os Municípios de Gália e Alvinlândia, cuja criação se deu através do Decreto 26.718 de 02/06/1987, é considerada a segunda maior reserva do Estado de São Paulo.
A unidade conta com uma área total de 2.178,86 hectares de Floresta Estacional Semidecidual (Mata Atlântica de Interior) protegidos por lei, de acordo com o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei 9.985/00). Por isso, o acesso à área é permitido apenas com objetivos de educação ambiental e pesquisas científicas, sempre com visitas monitoradas e previamente autorizadas pela administração da unidade.
A Estação Caetetus protege o ecossistema da mata atlântica, abrigando espécies da fauna como o mico-leão–preto, a onça parda, o cateto, o queixada, dentre outros. A biodiversidade existente é ampla: são encontradas centenas de espécies de passeriformes, dentre eles sabiás, azulões, canários da terra, maritacas, papagaios, tucanos, aves de rapina, gaviões, corujas, além de mamíferos como a anta, capivara, pacas, cutias, animais carnívoros como a onça parda, cachorro e gato do mato, e dentre os primatas, o mico-leão-de-cara-preta, sagüis, entre tantos outros de inestimável valor para a sustentabilidade da
Na floresta da unidade, encontram-se árvores com mais de 30 metros de altura, de espécies como o jequitibá-branco, a cabreúva, a peroba, o jatobá, o guaritá, o cedro, o pau-marfim etc. Dentro da Estação, existem algumas quedas d’águas, mas, para não colocar em risco o ecossistema, que nessas áreas é muito frágil, esses locais não são acessíveis aos visitantes.
O local possui infra-estrutura muito agradável para se conhecer, dispondo de museu, local para exposições e palestras, trilhas no interior da mata, cachoeiras e lagos naturais e contato direto com a natureza e os animais no seu estado selvagem, além de hospedaria que acomoda grupos de estudantes e pesquisadores.
Rodovia SP - 331- Km 186 (placas de sinalização na rodovia) - 20km de Gália
Telefone: (14) 9651 3494
Horário de Funcionamento e Endereço
Todos os dias, com agendamento prévio: das 8:00 às 16:00
Fontes: http://www.ferias.tur.br/informacoes/9149/galia-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gália_(São_Paulo)
http://www.galia.sp.gov.br/index.php