TURISMO
Arquitetura:

Através das construções pode-se ver a memória, a importância e a história do município. Apresenta mais de 400 prédios históricos edificados durante os áureos anos do café. Essas belas edificações centenárias encontram-se distribuídas principalmente pelo centro da cidade. A antiga estação ferroviária encontra-se restaurada sendo a última de três, já que as outras estações infelizmente foram demolidas. Merecem destaque também: O primeiro grupo escolar de Jaú " Pádua Salles" sendo Euclides da Cunha o responsável pelo projeto; O Mercado Municipal; O edifício da atual Delegacia Regional de Ensino; O prédio da Delegacia Seccional de Jaú; A sede do Jahu Clube, projetada por Ramos de Azevedo; O grupo escolar "Major Prado"; As partes antigas dos hospitais Amaral Carvalho e Santa Casa de Misericórdia e os edifícios dos extintos bancos "Francês-Italiano" e "Melhoramentos do Jahú".

Museu Municipal:
Avenida João Ferraz Neto, 201
aberto de terça à sexta-feira, das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas;
aos sábados, domingos e feriados, das 13:00 às 17:00 horas]
Cano Torto:

Este local foi construído no século passado, para dar de beber aos animais e tropeiros que vinham do sertão. O Cano Torno despejava água num bebedouro em forma de concha e localiza-se próximo ao Rio Jahu. Hoje na Avenida Marginal. Diz a vóz popular que a água do Canão possui uma magia: "Quem toma de sua água, sempre volta a cidade ou fixa residência em Jaú".
Igreja Matriz de Nossa Sra. do Patrocínio:

A obra arquitetônica que mais impressiona é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, sendo a quarta edificação da igreja, o atual prédio, vazado no estilo neogótico alemão e inaugurado em 1901 possui grandes dimensões e uma beleza inigualável. O templo é decorado internamente por diversas pinturas e possui vitrais e um órgão importados da Alemanha, telhas importadas da França, piso hidráulico, um carrilhão de belos cinco sinos, além de inúmeras obras de arte em madeira e mármore.
Paço Municipal (sede do Excutivo e do Legislativo) e Estação Rodoviária

A arquitetura moderna também se faz presente em Jaú, representada principalmente pela Estação Rodoviária e pelo Paço Municipal, inaugurados pelo Presidente Ernesto Geisel em 1.976, sendo que o projeto da primeira foi de autoria do renomado arquiteto Vilanova Artigas e o da segunda de seu sócio Carlos Cascaldi.
Praça da República:

Formada pelo quadrilátero das Ruas: Major Prado, Campos Salles, Edgard Ferraz e Conde do Pinhal.
Chamada de "Jardim de Baixo", se vista de uma perspectiva aerea, tem o formato de um peixe
Praça Siqueira Campos e Monumento à João Ribeiro de Barros:

A Praça Siqueira Campos, tradicionalmente conhecida como "Jardim de Cima", reformulado em 1953, formada pelo quadrilatero das Ruas: Major Prado, Visconde do Rio Branco, Edgard Ferraz e Lourenço Prado. Nesta praça está o "Monumento a João Ribeiro de Barros", como homenagem a façanha do mais ilustre jauense, que foi o pioneiro da travessia do Atlântico Sul, em 1927, com o Hidroavião Jahu.
Parque do Rio Jaú:

Local de fácil acesso, próximo do Jaú Shopping, com muito verde, pistas para a prática de caminhada e jogging, com aparelhos para ginástica, parque para crianças, distante aproximadamente 500 metros do centro da cidade.
Cinemas:
Cinema Municipal - no Paço Municipal
Salas de Cinema no Jaú Shopping
Shoppings de Calçados com lojas de fábricas::
Shopping do Calçado
Território do Calçado
Esses shoppings costumam receber frequentemente excurções de várias cidades do Brasil considerando que Jaú é a Capital Nacional do Calçado Feminino.