TURISMO
O turismo comercial é uma das principais fontes de renda de Ibitinga. De acordo com pesquisas da Prefeitura de Ibitinga, 98% dos visitantes vêm por meio de excursões ou por meios próprios de diversas cidades do País. Pessoas que buscam os bordados de Ibitinga pela qualidade do produto associada aos preços convidativos, e aproveitam para desfrutar de um passeio pelas atrações turísticas disponibilizadas na cidade.
Principais Pontos Turísticos
Matriz do Senhor Bom Jesus
Localizada no centro da cidade, encontra-se na Igreja Matriz a obra Via Sacra do artista plástico Dicilio Galli
Museu Duilio Galli
No Museu Duilio Galli há cerca de 130 obras: pinturas a óleo, gravuras, desenhos, serigrafias, esculturas acadêmicas, impressionistas, primitivas, etc. (artistas de renome: Tarsila do Amaral, Alfredo Volpe, Vinicius Pradella, Aldemir Martins , entre outros).
Rio Jacaré Pepira
Divisa com o município de Itaju. Dista 15 km da sede. As vias de acesso são as estradas municipais e a SP 304 . É propício a esportes náuticos como botes, lanchas e esqui. Possibilidades de pesca peixes pequenos, localizado em área pública arborizada.
Represa da Usina de Ibitinga da CESP
Faz divisa com os municípios de Itaju e Iacanga, dista da sede 07 a 20km. Vias de acesso: diversas estradas municipais, SP 304 e SP 321. Propício a banhos, natação; esportes náuticos: lanchas e votes. Possibilidade de pesca: peixes pequenos, corimbatá e corvina. Localizada em área pública arborizada, com acesso ao público.
Rio Ribeirão dos Porcos
Faz divisa com o município de Borborema, dista da sede 22 km. Vias de acesso. Propício a esportes náuticos como: botes, lanchas e esqui. Possibilita a pesca de peixes pequenos como o dourado. Área pública com acesso ao público. Acesso fácil, não explorado turisticamente.
Rio Jacaré Guaçú
Atravessa o município, dista da sede 6km. Regular os meios de acesso, pela SP 304 estradas municipais. Propício a esportes náuticos, lanchas, botes e esquis. Possibilita a pesca de peixes pequenos. Localizado em área pública arborizada com acesso ao público. Não é explorado turisticamente.
Praças
As praças de Ibitinga fazem parte das atrações turísticas da cidade uma vez que são patrimônios históricos. A praça Rui Barbosa, localizada no centro da cidade em frente a Igreja Matriz, com construções de início, é tombada pelo CONDEPHAAT.
Ecologia
Ibitinga possui uma grande área de proteção ambiental (APA), onde está localizado uma singularidade ecológica, o Pantaninho, um mini pantanal no centro geográfico do Estado de São Paulo.
Calendario de eventos
Janeiro
- Pequenos Animais & Ótimos Negócios - Feira agropecuária.
Março
- Encenação da Via Sacra
Abril
- Feira de Turismo & Negócios do Médio Tietê para o Mercosul - Reúne Prefeituras das cidades localizadas às margens do Rio Tietê.
- Via Sacra à Cruz do Cigano
Maio
- Festa de São Benedito
Junho
- Corpus Christi - as ruas centrais (15 quadras) são ornamentadas com o bordado, formando um tapete colorido.
Julho
- Feira do Bordado
04 - Aniversário da Cidade
- Festa da Associação dos Canaricultores da Estância Turística / ACETI
Agosto
06 - Festa do Padroeiro
Outubro
- Festa do Peão de Boiadeiro
- FEICE - Feira do Comércio e da Indústria
Novembro
- Fest World Fish - Feira com exposição e venda de artigos para caça, camping, náutica pesca esportiva.
- Festa do Chopp