Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Brotas

HISTÓRIA

Por volta de 1839, foi construída uma capela dando origem à primitiva povoação local. O território inicialmente, pertencia à sesmarias da região de Araraquara e era cortado pelas trilhas de expansão de Minas para o interior do Estado.

Os primeiros a se fixarem na região foram famílias mineiras "Gente que estava apenas abandonando o sonho das minas para substituí-lo pelo sonho da permanência, do plantio, da fixação à terra"- BUSSAB (1992).

Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841, sendo em 1853 transferido para Rio Claro e tornou-se município em 14 de fevereiro de 1859. O aniversário da cidade é comemorado no dia 03 de maio por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz.

Brotas teve sua fase de maior desenvolvimento, na década de vinte e trinta, época da expansão do café para o interior paulista. Viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva. É marcante a presença de imigrantes italianos e seus descendentes que tiveram influência nos rumos políticos da cidade.

A crise do café trouxe um período de estagnação econômica ao município que na época perdeu população para os grandes centros urbanos. A taxa anual de crescimento da população tornou-se positiva a partir da década de oitenta.

Atualmente o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola, onde destaca-se também a agroindústria da cana, que hoje gera a maior parte da mão-de-obra.

Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município, cachoeiras, matas preservadas e serras, a atual administração municipal junto com a população tem desenvolvido uma economia turística, com base no ecoturismo (turismo rural, turismo aventura, como caminhadas, esportes de aventura e várias atividades praticadas junto à natureza), que visa uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o município.

O Nome: Brotas

A origem do nome BROTAS recebe quatro hipóteses: Brotas de olho d´água; Brotas de broto de capim (mato que brotava após pousadas de trilheiros); Brotas como derivativo de ´bolotas´ (bolos característicos fabricados no lugar); a quarta e mais provável, vem das origens da fundadora de Brotas. Sendo Dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade. Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa.

Aniversário      3 de maio

Fundação        1839 (170–171 anos)

Gentílico         brotense

 
MAIS SOBRE Brotas:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
RÁDIOS/JORNAIS
TURISMO
Video  
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Brotas:
 
13/04

legal

Enviado por loão às 08h42
13/07

passei por esta cidade duas, com destino a poços de calda/sp, adorei o lugar, muito bonito.

Enviado por josue às 23h49
25/04

MAIS INFORMAÇÃO DE ATIVIDADES

Enviado por Carlos Gabriel - Suzano às 13h35
24/03

Gosto muito de Brotas, sempre que vou visitar a cidade dou uma passadinha na casa da cachaça, é muito bom la

Enviado por Rodrigo às 12h51
23/03

gosto muito do interior paulista, sempre que venho pra São Paulo visito algumas cidades turísticas como brotas, águas de Lindoia...

Enviado por Marcelo às 20h46
18/01

Neste ano a prefeitura de Brotas estima receber cerca de 20 mil visitantes nos quatro dias de carnaval. Os hotéis estão com vagas praticamente esgotadas para os 2,1 mil leitos disponíveis. A cidade oferece ainda pousadas e campings, que também devem lotar no período. A expectativa é de que os setores de comércio e serviços da cidade tenham a injeção de aproximadamente R$ 5 milhões por causa da realização da festa. O mês de carnaval é considerado a alta temporada do turismo em Brotas. (PRC)

Enviado por SPCIDADES às 15h19
04/09

Em setembro festa da padroeira de Brotas, Nossa Senhora das Dores.

Enviado por guilherme às 20h11
18/07

Eu conheci a catedral diocesana São Carlos Borromeu,é uma igreja linda.

Enviado por guilherme às 16h49
18/07

Em Brotas visite a praça benedito calixto que tem uma linda fonte. e a igreja matriz que é a construçao mais bela do estado.

Enviado por guilherme às 16h44
24/04

Qual o melhor caminho para Brotas, saindo de São Paulo?

SPCIDADES: Vanessa, pegue a Rodovia dos Bandeirantes, siga até Rio Claro, pegue a Washington Luís até o trevo de Itirapina, pegue a Engº Nilo Romano até Brotas.

Enviado por Vanessa às 13h33
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions