HISTÓRIA
A cidade de Igaraçu do Tietê não possui uma data exata de seu povoamento, sabe-se que a princípio o local era conhecido como São Joaquim, e que pertencia ao município de São Manuel-SP.
A história relata que no local havia um grupo de pioneiros explorando a fertilidade da terra, entre eles estava o Coronel Joaquim Ribeiro, proprietário de grande gleba territorial, e que por volta do ano de 1900, teve a idéia de formar um núcleo residencial e comercial e para isso, fez a doação de parte de suas terras dividindo-a em lotes.
O Coronel deixou uma ordem, que fosse construída uma pequena capela, em volta foram construídas casas e o local passou a ser conhecido como Bairro de Barra Bonita e posteriormente, em face da invocação do padroeiro passou a chamar São Joaquim.
Surgiram então pequenas habitações e alguns estabelecimentos comerciais que não tardaram a atrair maior número de habitantes e novos colonos, predominando os italianos e seus descendentes.
O desenvolvimento acentuado do local elevou o patrimônio de São Joaquim à categoria de distrito, no dia 19 de outubro de 1903, com a denominação de Igaraçu, que em Tupi Guarani significa Canoa Grande, nesse período ainda pertencia a cidade de São Manuel.
No dia 1 de janeiro de 1939, o distrito foi transferido para a Comarca de Jahu-SP. Seis anos mais tarde passou a figurar como 2º Sub-distrito de Paz de Barra Bonita.
O crescimento alcançado por Igaraçu motivou a sua esperada elevação à categoria de município, a partir de 30 de dezembro de 1953 passou a ser conhecida como Igaraçu do Tietê.
O acontecimento da criação do município, era esperado pelas autoridades distritais e trouxe grande vibração e imensa alegria, sendo a notícia festejada com fogos de artifício, música improvisada, folguedos e muita alegria, pois o acontecimento era o fruto da segunda tentativa para a conquista da emancipação almejada há tantos anos e não conseguida pelos políticos de então.
A cidade é conhecida pelas suas belezas naturais e no dia 13 de dezembro de 1994, Igaraçu do Tietê passou a ser reconhecida como Estância Turística.