Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade São Carlos

HISTÓRIA

A região começou a ser povoada no final do século XVIII, com a abertura de uma trilha que levava às minas de ouro de Cuiabá e Goiás. Saindo de Piracicaba, passando por Rio Claro, subindo as escarpas das encostas do planalto, passando pelos campos, matas e cerrados de Araraquara, levas de povoadores se estabeleceram na região. A história de São Carlos tem início em 1831, com a demarcação da Sesmaria do Pinhal. Na data da fundação, 4 de novembro de 1857, a povoação era composta por algumas pequenas casas ao redor da capela e seus moradores eram, em sua maior parte, herdeiros da família Arruda Botelho, primeiros proprietários das terras da Sesmaria do Pinhal.

São Carlos é elevada à categoria de vila em 1865 e a Câmara Municipal é empossada. Em 1874 a vila contava com 6.897 habitantes e destacava-se na região pelo seu rápido crescimento e importância regional. Em 1880, passa de vila a cidade e em 1886, com uma população de 16.104 habitantes, já possui ampla infra-estrutura urbana.

Entre 1831 e 1857 são formadas as fazendas de café pioneiras, marcando o início da primeira atividade econômica de maior expressão em São Carlos. A lavoura cafeeira chega à Fazenda Pinhal em 1840 e se espalha por todas as terras férteis no município, tornando-se o principal produto de exportação.

A cidade surge no contexto da expansão da lavoura cafeeira, que é marcante nas últimas décadas do século XIX e nas duas primeiras do século XX. A chegada da ferrovia em 1884 propiciou um sistema eficiente para escoar a produção para o porto de Santos e deu um grande impulso ao desenvolvimento da economia da região. A ferrovia também contribuiu para que a área central da cidade se firmasse como local de destaque político e econômico.Nas últimas décadas do século XIX ocorreu o fenômeno social que mais influência deixou na região central do Estado de São Paulo: a imigração. São Carlos recebeu imigrantes alemães trazidos pelo Conde do Pinhal em 1876, e de 1880 a 1904, o município foi um dos principais pólos atrativos de imigrantes do Estado de São Paulo. A grande maioria deles era originária das regiões setentrionais da Itália. Os imigrantes vinham para trabalhar nas lavouras de café e, graças às suas habilidades, atuavam também na manufatura e no comércio.

No início do século XX existiam inúmeras sociedades culturais e de ajuda mútua que desenvolviam atividades sociais com a finalidade de promover a educação, destacando-se a Vittorio Emanuele, de 1900, e a Dante Alighieri, de 1902. A presença de imigrantes italianos era tão grande que durante as primeiras décadas do século XX, o governo italiano manteve um vice-consulado em São Carlos. A crise cafeeira de 1929 levou os imigrantes a deixarem a atividade rural, passando a trabalhar no centro urbano como operários nas oficinas, no comércio, na prestação de serviços, na fábrica de artefatos de madeira e de cerâmica e na construção civil.

Os fazendeiros aplicavam os lucros obtidos com o café na constituição de várias empresas em São Carlos: bancos, companhias de luz elétrica, de bondes, telefones, sistemas de água e esgoto, teatro, hospitais e escolas, fortalecendo a infra-estrutura urbana e criando condições para a industrialização. Com os conhecimentos dos imigrantes e com a chegada de migrantes de outros centros urbanos nas décadas de 30 e 40, a indústria consolida-se como a principal atividade econômica de São Carlos, que chega à década de 50 como centro manufatureiro diferenciado, com relevante expressão industrial entre as cidades do interior do Estado de São Paulo.

O setor industrial desenvolveu-se também a partir de oficinas que serviam às plantações de café. A fabricação de máquinas de beneficiamento, sapatos, adubos, ferragens, móveis, macarrão e charutos, assim como as alfaiatarias, cervejarias, fundições, serrarias, tecelagem, uma indústria de lápis e olarias marcam a economia de São Carlos nos anos 30. Nas décadas de 50 e 60 a indústria solidifica-se com a instalação de fábricas de geladeiras, compressores, tratores e uma grande quantidade de empresas pequenas e médias, fornecedoras de produtos e serviços.

Na segunda metade do século XX, a cidade recebe um grande impulso para o seu desenvolvimento tecnológico e educacional com a implantação, em abril de 1953, da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), e, na década de 70, com a criação da Universidade Federal de São Carlos.

Datas comemorativas:

Aniversário      4 de novembro

Fundação         4 de novembro de 1857 (152 anos)

Gentílico          são-carlense ou carlopolitano

 
MAIS SOBRE São Carlos:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
RÁDIOS/JORNAIS
TURISMO
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE São Carlos:
 
25/06

Ainda não conheço a Cidade, mas em breve farei uma visita e quem sabe não passe a ser uma de suas moradoras, busco um lugar tranquilo para viver, mas com ótimo forma para trabalho, pois vivo em S.Paulo(Capital), e isto esta me cansando muito.

Enviado por Mary às 14h14
23/01

QUERO PASSAR UM FIM DE SEMANA NA CIDADE DE SABINO

Enviado por Francisco Gallo Filho às 20h45
16/05

adoro minha Cidade

Enviado por leticia às 20h41
21/03

são carlos cidade da tecnoloogia

Enviado por anonimo às 10h54
19/01

Cidade natal do meu pai Sebastião Fco. dos Santos 24/07/1937, como eu nunca fui na cidade,bateu a curiosidade de conhecer nem que fosse pela internet.Obrigada pela oportunidade.

Enviado por Margarete Fco. dos Santos às 10h40
26/12

Por favor,procuro pelo Sr Messias José Ferreira.Ele é mineiro de Monte Belo.Tem um irmão dele que o procura e mora em São Carlos-SP. Segundo consta este senhor trabalha aí na prefeitura de Drobada. Favor entrar em contato com Celino,fone=16-33662653. Obrigado

Enviado por Celino Nunes às 16h49
26/12

Por favor,preciso saber se trabalha ai com voces o Sr Messias José Ferreira,ele é mineiro de Monte Belo.Tem um irmão dele ( Silvio ) que procura por ele aqui em São Carlos-SP.Por favor entrar em contato pelo telefone;16-33662653. ( celino ).Obrigado

Enviado por Celino Nunes às 16h41
21/12

cidade de pessoas metidas, preconceituosas,ingnorantes onde á faculdades para os jovens da nova geração, e o mais velhos dizem e querem se colocarem no entendimento e conhecimento atualizados e não conseguem suas mentes são retardadas e ingenuas, visão o lado de status e a não possuem cultura desenvolvida, são nativos egoístas e orgulhosos, resumindo se esta cidade tem nome agradecam os novos estudantes que vem de são paulo e de outras cidades para que esta cidade possa manter o nome da cidade das universidades , onde isto reflete apenas na mente dos nativos e não no conhecimento.Nativos de SÃO CARLOS aprendam a viver com menos egoísmo.Lá fora vcs serão bem vistos.

Enviado por lilian às 02h39
29/10

MUITO LEGAL

Enviado por RENAN às 19h03
16/08

Site da Família Santurbano com informações sobre a família, cidadania italiana, genealogia, imigração italiana e viagens. http://www.famigliasanturbano.com

Enviado por ALMIR às 15h38
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions