TURISMO
Clima de praia com ares do campo. Um lugar onde todas as belezas naturais se unem em perfeita harmonia. Este lugar existe! É Avaré uma das 50 maiores cidades de porte médio do Estado de São Paulo e uma das mais promissoras no Turismo. Única no Estado que reúne a magia do campo e o fascínio das águas. Ela também é única em seus encantos naturais. Lá todos dons da natureza se encontram dia-a-dia: o ar puro das colinas o verde dos campos o sol refletido nas praias e nas águas límpidas e azuis. Charmosa acolhedora e tranquila como grande parte das cidades do Interior Paulista Avaré se diferencia das demais por sua exuberante natureza espalhada em seus 1.288 quilômetros quadrados.
Mágica ela cativa os turistas que a descobrem desvenfdando seus místicos encantos. Descobrir Avaré é descobrir um Paraíso. Um Paraíso que está à sua espera.
Principais Pontos Turísticos
Cristo Redentor
Considerado como um mirante, tem-se a vista geral da cidade, com uma área de 1.076,61 m². Pré - inaugurado em dezembro de 1.997, com a bênção do Arcebispo de Botucatu, encontra-se em fase terminal, aguardando somente a realização do jardim a sua volta. Localiza-se à Rua Anacleto Pires,s/n.
Praça Brasil - Japão
Mais conhecida como Praça Japonesa, localiza-se entre as Ruas Major Vitoriano e Avenida Major Rangel, Bairro Alto, com uma área de 4.900 (quatro mil e novecentos) m². Homenagem da população de Avaré à Colônia Japonesa, foi inaugurada no dia 16 de setembro de 1.995.
Cristo Crucificado
Também de autoria do artista Fausto Mazolla, tem uma área de 106,60 m². Está implantado em frente à Capela de Santo Antônio, no Largo Santa Cruz, cuja área é de 7.734 m² . Foi inaugurado em 1.961 por ocasião do centenário de Avaré.
Represa Jurumirim
A Represa Jurumirim é formada e alimentada pelo Paranapanema - rio límpido, generoso cercado de verde e cheio de peixes. Jurumirim, palavra de origem indígena que significa a boca pequena, a foz pequena de um rio, a entrada pequena de uma baia, segundo pesquisas realizadas pelo Sr. Amand Werner Assmann, em São Paulo, então proprietário do Hotel que leva o mesmo nome da Represa, o Hotel Jurumirim, um dos primeiros hotéis instalados na cidade. Jurumirim tem 100 (cem) km de comprimento, com 3 (três) km de largura em alguns pontos e com volume de água quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, sendo cortada pela Ponte Carvalho Pinto, com 1 (um) quilômetro de extensão. Seus 1.800 (mil e oitocentos) Km de praias formam um dos cenários turísticos mais importantes do Estado de São Paulo. São praias de areia natural, brancas e formosas, sendo cenário para a prática de diversos esportes, como motonáutica, jet ski, windsurf, balonismo, pescarias, entre outros. A Represa encontra-se a 20 (vinte) km do centro de Avaré, indo pela Rodovia João Mellão km 320 .
Camping Municipal
O Camping Municipal Dr. Paulo Araújo Novaes, idealizado pelo então Prefeito, Dr. Paulo Araújo Novaes, após serem doadas as terras, pelo Sr. José Contrucci. No período de 1.964 a 1.969, entrou efetivamente em funcionamento no primeiro ano da gestão do Prefeito Dr. Fernando Cruz Pimentel, em 1.969. Localizando-se às margens da Represa Jurumirim, ao lado da Ponte Professor Carvalho Pinto, apresenta 1 (um) quilômetro de extensão e uma área de 48.000 m². Tal localização é privilegiada, notadamente pela beleza do lugar, além da proximidade da Rodovia SP 255 (asfaltada), uma das mais importantes desta região do Estado. O Camping é administrado pelo Poder Público, através da Secretaria Municipal de Turismo, que arca com todas as despesas e responsabilidades com recursos próprios. Lá encontramos toda uma infra-estrutura que atende à demanda, como: churrasqueiras, chuveiros elétricos, playground, além de serviços como enfermaria, segurança e salva-vidas. O Camping tem uma freqüência bastante significativa durante todo o ano, notadamente nos finais de semana. Em finais de semanas prolongados, a exemplo dos feriados de Carnaval, Semana Santa, Semana da Pátria, Natal e Ano Novo, estima-se a freqüência de aproximadamente 6.000 (seis mil) campistas por dia.
Floresta Estadual de Avaré (Horto Florestal)
Uma das unidades de conservação dentro do perímetro urbano, situa-se no Bairro Ipiranga, na Rua Pernambuco, s/n.º, onde também é conhecida como Horto Florestal. Criada em 1.945, pelo Decreto n.º 14.908 de 01 de agosto de 1.945 e Decreto n.º 44.390 de 05 de janeiro de 1.965, época em que o estado desapropriou algumas terras particulares, cujos donos tinham na agropecuária sua principal atividade econômica, a qual contribuiu, em grande parte, para a destruição da vegetação primitiva dessas áreas. O Horto Florestal é um verdadeiro recanto da natureza, com uma área de 95,30 hectares, árvores raríssimas e vasto gramado às margens de uma pequena represa. Antes mesmo de o estado apropriar-se das terras, a população já utilizava a represa lá existente, o que demonstra a importância dessa área como opção de lazer para a comunidade local. A floresta conta com um lago, um viveiro de mudas, amplas áreas gramadas e um espaço para recreação com parque infantil, quiosques, churrasqueiras, bebedouros, bancos e mesas. Há um Centro Cultural aberto à visitação e uma trilha educativa que pode ser percorrida. Desde 1.981 a Floresta Estadual de Avaré vem se estruturando para que as comunidades locais e regionais possam usufruir de novas opções de turismo, lazer, além de desenvolver atividades educacionais e ambientais. A Trilha Educativa monitorada pode ser percorrida nos seus 2,5 km; no trajeto encontram-se arvoredos de essências nativas e exóticas, um banhado e um lago de captação de água das nascentes, que abastece 60% da população da cidade. Pode-se observar também o Ribeirão Lageado, a mata ciliar e o reflorestamento de Pinus, Eucalyptus e araucária. O Horto Florestal e a trilha recebem visitantes durante todos os dias da semana, principalmente por pessoas que vão praticar suas caminhadas junto à natureza. Essa estimativa aumente durante o verão, uma vez que coincide com as férias escolares. Também conta com a visita de aproximadamente 2.000 (dois mil) alunos por ano, que fazem aulas de Botânica com seus professores.
Largo São João
Tradicional Centro Nobre da cidade, o Largo São João é o ponto onde se reúnem as principais celebrações religiosas, cívicas e políticas locais, com uma extensão de 7.500 m². Além da bela Fonte Luminosa, o Largo possui um Coreto onde sucedem as campanhas e movimentos políticos, e também o Monumento em honra ao Pracinha, numa homenagem dos avareenses aos combatentes da Segunda Grande Guerra, especialmente ao soldado da Força Expedicionária Brasileira, Sérgio Bernardino, avareense que foi morto em combate nos campos de batalha da Itália (1.945).
Praça Padre Tavares, Prefeito Romeu Bretas e Juca Novaes
Situadas paralelamente, estes três logradouros fazem jus ao título de Cidade Jardim que Avaré recebeu, graças à beleza de seus largos ajardinados. Na Praça Padre Tavares, com uma área de 9.200 m², ergue-se a majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Já a Praça Prefeito Romeu Bretas, com 8.759,40 m², apresenta em suas dimensões a Concha Acústica local e o monumento em homenagem ao Desbravador de Avaré. Por sua vez, ergue-se na Praça Juca Novaes, o prédio do Paço Municipal (Edifício Professor Djalma Noronha, que sedia o Poder Executivo); com 7.517,40 m², nela também se encontram o Relógio-do-Sol, homenagem da Colônia Japonesa à população avareense, e a Escola Estadual de 1º Grau Maneco Dionísio.
Monumento ao Desbravador
Localizado na Praça Prefeito Romeu Bretas, se trata de uma homenagem da população de Avaré ao trabalho do sertanista pioneiro na conquista e povoamento do oeste paulista. Com autoria de Fausto Mazolla, tem uma área de 20,41 m².
Monumento ao Pracinha Brasileiro
Este abriga o famoso paulista Bernardino de Campos. Seu corpo repousa no mausoléu que foi transformado em monumento para homenagear ao pracinha brasileiro, e que comanda toda a área do Largo São João. Sua autoridade também se deve ao artista Fausto Mazolla. Tem uma área de 171,50 m².
Monumento Lendas Gregas
De autoria do escultor Fausto Mazolla e, localizando-se no Largo São João, a Fonte Luminosa é uma representação das lendas gregas: quatro Titãs suportam nos ombros uma plataforma sobre a qual as quatro Musas - Música, Pintura, Poesia e Escultura - exibem suas formas divinas e nuas, em tamanho natural. Área: 153,86 m².
Relógio-do-Sol
Presente da Colônia Japonesa à comunidade avareense por ocasião do cinqüentenário da imigração nipônica para o Brasil. Traz em relevo as imagens da expansão japonesa. Localizando-se na Praça Juca Novaes, é uma obra de arte que acalenta o estreitamento das relações sociais e culturais com a operosa colônia japonesa, que é uma das mais consideráveis na formação cultural e econômica de Avaré. Área: 28,26 m².
Coreto
Localizando-se no Largo São João, foi construído nos tempos áureos da cidade, palco de apresentação de retratos e comícios políticos. Área: 143,066 m².
Prédio da Escola Estadual de Primeiro Grau Matilde Vieira
Foi o primeiro Grupo Escolar de Avaré, fundado em julho de 1.906 por Edmundo Trench, um coronel que deixou muitas raízes na população, sendo considerado o principal esteio de Avaré, no que diz respeito à Educação. Situa-se na Praça Edmundo Trench, 104 - Centro, com a área total do terreno de 4.554 m² e 1.450,77 m² de área construída.
Antigo Fórum
Concluída a construção em 1.896 (data de inauguração), abrigou o Tribunal e a Cadeia até o ano de 1.955, quando o Presídio foi transferido para um outro prédio mais recente, e o Fórum permaneceu ali até 1.961, quando foi inaugurado o Edifício Dr. Phideas de Barros Monueiro. Desde então, está ocupado pela Delegacia de Ensino de Avaré, com uma extensão aproximada de 4.000 m². Localiza-se na Praça Rui Barbosa, s/n. O prédio foi tombado pela CONDEPHAAT segundo processo n.º 11.975/69, inscrição n.º 143, Livro de Tombo Histórico n.º 01, pág. 26, de 26 de maio de 1.981 e, desde então passou a ser de propriedade do Governo do Estado de São Paulo. Originalmente suas linhas arquitetônicas evocam o estilo Barroco, mas sua estrutura original foi alterada com substituições de janelas, portas e escadaria. Hoje este é ocupado pela Delegacia de Ensino.
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Estilo Barroco, foi inaugurada em 1.927, na Praça Padre Tavares. Sua construção teve início em 1.908 e obteve por duas vezes a ajuda do governo do Estado, com a promoção de loteria. Ricamente decorada com figuras do Novo Testamento, a Igreja tem hoje foros de Igreja - Mãe, reunindo outras igrejas, como a Matriz de São Benedito, Matriz de São Pedro, o Apóstolo e Matriz de Nossa Senhora de Fátima; além das capelas de Santo Antônio, de Nossa Senhora da Boa Morte, de Santa Edwirges, de Nosso Senhor e de São José. Área: 848,70 m².
Capela Nossa Senhora da Boa Morte
Suas lendas fazem um pouco da História de Avaré, e onde supostamente o Major Vitoriano de Souza Rocha, então fundador da cidade, teria edificado a primeira capela do Município. Localiza-se no Largo Sonho do Major cuja área tem 3.109,20 m², guardando em seu interior a pequena Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, doação feita a uma tradicional família avareense pela esposa do Imperador Pedro II, Dona Tereza Cristina. Área: 122,32 m².
Concha Acústica
Localiza-se na Praça Romeu Bretas, s/n, próxima ao Lanchódromo. Abrange uma área de 6.400 m², com capacidade para aproximadamente 5 mil pessoas. Caracteriza-se por ser um espaço aberto adaptado para shows e comícios, além de bailes para a comunidade.
Eventos
Fevereiro
- EMAPA - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
- Copa Municipal de Verão de Futebol e Vôlei de Areia - Praia do Costa Azul
Carnaval de Rua e Represa Camping, Costa Azul e Avenida Major Rangel
Março
08- Dia Internacional da Mulher - Concha Acústica
10 á 19 - Festa de São José - Paróquia São José
- Março Mega Halter & Performance - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
- Interestadual do Cavalo Árabe - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
Abril
- Encenação da “Paixão de Cristo” - Praça da Paz
- Torneio de Pesca
– Páscoa Feliz - Lago do Brabância
- Congresso ABQM - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
Maio
- Encontro de Rotarianos - Centro de Convenções Villa Verde
- Alfa Day – Alfa Romeo Dependencias do Hotel Villa Verde
Junho
- Arraia do Nhô Musa - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
Julho
- Eliminatória Avareense da 24ª FAMPOP - Sede Social Centro Avareense
Agosto
- Enduro Eqüestre - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
- Cavalo Árabe - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
Setembro
FAMPOP - Ginásio Kim Negrão
- Moto Fest - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
Outubro
- Dia das Crianças - Horto Florestal ou Concha Acústica
Novembro
- Dia da Consciência Negra e Festival de Pagode - Concha Acústica
Dezembro
- Festa Country – Final do Festival de Música Sertaneja - Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel
- Concurso de Enfeites Natalinos do Comércio e Residências - Praça da Independência Largo do Mercado
MAIS INFORMAÇÃO