Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Sorocaba

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Parque “João Câncio Pereira” (Água Vermelha)

Área verde com um alqueire de terra, é um excelente espaço de lazer e contemplação, com três lagos, palmeiras e árvores frutíferas. Funcionamento: 2a. a 2a. - 08h às 17h. Entrada franca.Rua România, 150 – Jd. Europa. Tel. (15) 3221-6643.

Parque “Ouro Fino”

Esta é uma área de fundo de vale que foi tornada Parque pela riqueza natural de sua mata ciliar. Alí, a natureza proporciona atividades de lazer pelas suas trilhas. Há também um playground, campo de futebol e mesas para piqueniques.Funcionamento: 2a. a 2a. - 08h às 17h. Entrada franca. Rua Alexandre Caldini, 265 – Jd. Ouro Fino. Tel. (15) 3222-8504.

Parque da Biquinha

Criado em 1976, o Parque está situado numa área verde com cerca de um alqueire de terra. O local é uma região de topografia privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com quedas d’água e um lago, que deixam a paisagem ainda mais bonita. A vegetação do Parque foi enriquecida com mudas de plantas de várias regiões brasileiras que atraem diversas espécies de animais, tornando o ambiente mais natural e atraente. Na entrada, uma área apropriada para atividades de lazer e recreação. Há ainda quiosques com churrasqueiras, local para piqueniques, playground e um delicado orquidário que vale a pena ser visitado. No interior do Parque a vegetação vai se adensando, entremeada pelo córrego e suas nascentes. O espaço se presta a fins educativos e pesquisas que podem ser feitas por alunos de pré-escolas, ensino fundamental e médio e também por universitários. Funcionamento: 2a. a 2a. - 08h às 17h. Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jd. Emília. Tel. (15) 3224-1997.

Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”

Criado em 22 de dezembro de 1977, é uma grande área verde, com cobertura vegetal predominante de eucaliptos, porém com áreas de mata ciliar preservada e trilhas para atividades educativas. O Parque é bastante apropriado para a prática de esportes e caminhada. Em contato com a natureza, o visitante pode observar vários animais como araras, pavões, patos e gansos. e ainda desfrutar de um espaço com churrasqueiras e playground para as crianças. O Parque é apropriado para a realização de vários eventos, entre eles a Expo-verde, feira de plantas e flores que conta também com vários “stands” expondo atividades educativas,e trabalhos de pesquisa realizados por nossas Universidades e uma feira de artesanato. Funcionamento: 2a. a 2a. - 08h às 17h. Av. Três de Março, 1025 – Alto da Boa Vista. Tel. (15) 3228-1256.

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Considerado um dos mais completos da América Latina, é o cartão postal de Sorocaba. Destaca-se por suas características que se apóiam na educação, lazer, pesquisa e conservação. Inserido nesse contexto, tem contribuído para o conhecimento das espécies por meio de parcerias com as maiores Universidades do País, obtendo sucesso na criação de animais brasileiros ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, entre outros. O zoológico foi totalmente revitalizado em 2004, e os novos recintos incorporam as mais modernas técnicas de exibição, como fossos para macacos, aviário onde os pássaros voam em volta do visitante e grandes painéis de vidro que permitem a perfeita visualização de ariranhas e ursos, entre outros. Em meio à exuberante vegetação, que reúne árvores centenárias com bem cuidados jardins, exibe um belíssimo lago emoldurado por um trecho de mata atlântica. O visitante tem à disposição, ainda, quiosques de apoio para piqueniques, sanitários e uma bem montada lanchonete debruçada sobre o lago. A cozinha do zôo fornece alimentação para mais de 1.000 animais de 300 espécies diferentes, com recintos distribuídos harmonicamente em área de 120.000 m2. As instalações técnicas, como a creche e o completo hospital veterinário, oferecem, além dos serviços básicos, a oportunidade de treinamento para estagiários e estudantes, funcionando como verdadeiros laboratórios de pesquisa. O programa de educação ambiental é referência no Brasil e atende os mais diversos graus de escolaridade e segmentos etários, durante todo o ano. Rua Teodoro Kaisel 883 – Vila Hortência  Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Parque “Carlos Alberto de Souza” (Campolim)

Localizado no Bairro Campolim, o parque projetado numa área de bacia de contenção, é um dos belos cartões-postais da cidade. Oferece ao visitante uma ampla área de lazer com 3 percursos diferentes de 1.500m (AZUL), 1.900m (VERDE) e 2.600m (LARANJA), todos com placas de demarcação, para a prática de caminhadas, seja em pista de saibro ou de cimento. Além das pistas de caminhada o parque conta com uma Ilha de Alongamento, equipado com vários equipamentos de exercícios e placas de orientação para a realização dos mesmos. Ao redor do parque estão instalados finos restaurantes, sorveterias, boates e casas de sucos. Bairro Campolim.

Parque “Miguel Gregório de Oliveira”

Este parque municipal apresenta uma ampla área recuperada e urbanizada com espaço reservado a prática de atividades recreativas e esportivas, principalmente a caminhada. Conta com pistas em cimento e em saibro com um percurso total de 1.300m. O trajeto possui iluminação própria, placas de demarcação do percurso, além de uma Ilha de Alongamento. Localizado entre o Bairro Jd. Santa Bárbara e o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”.

Pista do Terminal São Paulo

Situado ao lado do terminal tem um percurso de 750m de pista em saibro e em cimento, com iluminação, placas de demarcação, Ilha de Alongamento e placas indicativas com orientação para exercícios de alongamento.

Pista “Odilon Araújo” (Alto da Boa Vista)

O melhor do local fica por conta da bela vista que ele proporciona, abrangendo o Palácio dos Tropeiros (sede da Prefeitura), o Teatro Municipal, o prédio da Câmara Municipal, a Bandeira Nacional, o Monumento do Trópico de Capricórnio e o Monumento a Ayrton Senna. Os visitantes podem usufruir, ainda, de uma pista de caminhada (em saibro e cimento), com um percurso de 1.640m, com placas de demarcação além de equipamentos de exercícios com placas indicativas para a realização dos mesmos. Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041.

Sorocaba Shopping Center

Um dos primeiros shoppings a ser construído no Brasil, conta com uma grande variedades de lojas, 8 cinemas e um setor para recreação infantil. Av. Afonso Vergueiro, 1.700. Tel. (15) 3232-2757

Esplanada Shopping Center

Abriga um dos maiores supermercados da região, várias lojas de departamento. Oferece várias opções de lazer contando com um setor para recreação infantil e 05 cinemas. Av. Profa. Izoraida Marques Peres, 401 - Campolim. Tel. (15) 3224-4666.

Teatro América

A casa cênica conta com capacidade para 460 lugares. Rua Cel. Bendito Pires, 45 - Centro. Tel. (15) 3231-7518.

Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

Projetado pelo arquiteto L. A. G. Nararrette, o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” foi inaugurado em 29 de janeiro de 1983, com a apresentação da orquestra Sinfônica e Coral Getúlio Vargas. Construído em uma área de 450 m2, conta com dois espaços cênicos, um interno, com 435 poltronas e 4 lugares para pessoas portadoras de necessidades especiais e um espaço externo, o Teatro de Arena, com capacidade para 600 pessoas. No hall de entrada do Teatro, abriga o acervo do Museu do Teatro, que preserva objetos e documentação dos espetáculos ali exibidos. O Teatro é dotado de instalações e equipamentos para colher espetáculos teatrais, de dança ou música, do mais alto nível, tendo sido freqüentemente elogiado por artistas de renome pela sua excepcional acústica.
Horário de Funcionamento: 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes (ao lado do Palácio dos Tropeiros, integra o conjunto arquitetônico do Alto da Boa Vista). Tel. (15) 3238-2222.

Teatro “Armando Pannunzio” (SESI)

Capacidade para 280 pessoas. Localizado na Rua Gustavo Teixeira, s/n. Tel. (15) 3232-1147

Auditório “Pedro Salomão José” (Escola Municipal Getúlio Vargas)

Capacidade para 201 pessoas. Rua Dr. Eugenio Salerno, 298 – Santa Terezinha. Tel. (15) 3217-7053.

Monumento: Canhões da Praça Fajardo

Os canhões foram assentados neste local por ocasião da Revolução Liberal iniciada em Sorocaba em 17 de maio de 1842, depois de acompanharem a Coluna Libertadora até São Paulo. Estes canhões foram fundidas na primeira siderúrgica do Brasil, a Fábrica de Ferro de Ipanema, pelo Diretor Major João Bloen, comemorando o 1º aniversário da maioridade de D. Pedro II e homenageando o Presidente da Província de São Paulo, Coronel Rafael Tobias de Aguiar, em 1841. Praça Dr. Arthur Fajardo - Centro

Pelourinho

Em 1599 o governador Dom Francisco de Souza esteve aqui e fincou o primeiro pelourinho, na Vila de Nossa Senhora de Monte Serrat. Em 1661, em virtude da decadência da vila, o pelourinho foi transferido para a Itavuvu (ou Itapebuçu), sob a invocação de São Felipe, em homenagem ao Rei Felipe, da Espanha. Como esta vila também entrou em decadência, o pelourinho foi novamente transferido, desta vez, para a Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, no dia 3 de março de 1661, por Baltazar Fernandes. Hoje o pelourinho se encontra instalado na região central da cidade. Rua Dr. Nogueira Martins - Centro.

Monumento a Baltazar Fernandes

Baltazar Fernandes era filho do fidalgo português Manoel Fernandes Ramos (ou Morão) e de Suzana Dias, filha do português Lopo Dias. Baltazar Fernandes nasceu aproximadamente em 1580, numa fazenda onde hoje é o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em 1654, já octagenário, veio a Sorocaba, onde fixou residência com a sua Segunda esposa, Isabel Proença, seus filhos, genros, parentes e cerca de 400 escravos. Neste local onde se encontra o monumento, paulistas e espanhóis fundaram o povoado de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba no ano de 1654. O monumento foi inaugurado em 15 de agosto de 1954. Largo do São Bento – Centro.

Marco da Revolução Liberal

Neste local, em 17 de maio de 1842 a Câmara Municipal, a Guarda Nacional e o povo se revoltaram contra as decisões do Governo de D. Pedro II e elegeram Raphael Tobias de Aguiar como presidente da Província proclamando a Revolução Liberal em defesa dos ideais de liberdade na pátria brasileira. Confluência das ruas XV de Novembro / R. São Bento/ R. Barão do Rio Branco

Monumento aos Bandeirantes

Na praça existente no início da rua Salvador Corrêa, um artístico monumento lembra a participação dos Bandeirantes que, saindo de nossa cidade, partiram rumo ao sertão desconhecido e perigoso, em busca de riquezas minerais e na catequese de índios, colaborando para a expansão das fronteiras e na fundação de inúmeras cidades em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Góis e Paraná. Sorocaba nasceu na realidade dentro do ciclo bandeirantista, e o próprio Baltazar Fernandes, seu fundador, descendia de tradicional família de bandeirantes. Rua Salvador Corrêa - Centro.

Monumento a Luiz Matheus Maylasky

Luiz Matheus Maylasky, nasceu na Áustria. Recém chegado da Europa, veio residir em Sorocaba e em pouco tempo, passou a ser uma pessoa de destaque na sociedade local. Em 13 de janeiro de 1867, no sobrado da esquina das ruas das Flores (R. Mons. João Soares) e Brigadeiro Tobias, ao lado de outras figuras de destaque na época, participou da criação da Companhia Sorocabana com o objetivo de construir uma estrada de ferro ligando Sorocaba – São Paulo. Em 2 de fevereiro de 1870, a Cia. Sorocabana foi criada oficialmente e Maylasky foi escolhido para presidi-la. Em 13 de junho de 1872 foi iniciada a construção da estrada e em 18 de junho de 1875, chegava a Sorocaba a primeira locomotiva vinda de São Paulo: a locomotiva Ipanema. Sorocaba agradecida a esse sorocabano de coração, erigiu um belo monumento, em frente da estação da FEPASA, onde o homenageado aparece orientando um trabalhador na abertura da estrada que ele orientou pessoalmente. Av. Afonso Vergueiro, em frente à Estação da Estrada de Ferro Sorocabana (dentro do recinto do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana)

Monumento ao Tropeiro

O monumento foi oferecido a Sorocaba em seu 3º centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento à cidade que o acolheu e foi o berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. O tropeiro é como um soldado desconhecido, um anônimo, que representa todos aqueles personagens históricos que sucederam aos bandeirantes na história do Brasil. Durante 150 anos eles fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. E Sorocaba, que foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares, para onde acorriam homens de negócios de todo o país, rende, neste belo monumento eqüestre, mostrando o tropeiro em sua montaria, a eterna homenagem a esta legendária figura. Neste local se encontra também o Monumento ao Algodão. Praça do Tropeiro, na Av. São Paulo.

Monumento ao Algodão

Inaugurado em 23 de dezembro de 1972, na Praça do Tropeiro, um pequeno obelisco lembra uma vocação pioneira da gente sorocabana: o plantio do algodão em Sorocaba. Com a Guerra da Secessão dos Estados Unidos, os teares da Inglaterra ficaram sem matéria-prima para trabalhar. Sorocaba, pioneiramente, aceitou o desafio de plantar algodão e em pouco tempo ele era exportado para os países que dele necessitavam. As primeiras sementes foram plantadas em solo sorocabano em 1856. Luiz Matheus Maylasky foi um dos maiores compradores de algodão da região de Sorocaba e isto influenciou na construção da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 10/07/1875. Foi, também, nessa época, que teve início o nosso parque industrial de fiação, tecelagem e tinturaria. Praça do Tropeiro, na Av. São Paulo.

Obelisco ou Pracinha da Força Expedicionária Brasileira

Contingente militar terrestre que na IIª. Guerra Mundial tomou parte ativa na campanha da Itália (1944-1945) combatendo os exércitos da Alemanha nazista e da Itália fascista. Seguiram ao todo, 23.334 homens para a Europa, no período de 02/07/44 a 08/02/45, e entre eles 109 sorocabanos. Em 239 dias de ação contínua contra o inimigo (06/11/44 a 02/05/45) fez 20.573 prisioneiros e obteve vitórias em Camaiore, M. Pramo, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, Zocca, Colechio e Fornovo. Foram mortos nos campos de batalha, 451 brasileiros. Homenagem dos ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana à gloriosa Força Expedicionária Brasileira. Praça Frei Baraúna - Centro.

Palácio dos Tropeiros

Sede administrativa do poder público municipal. Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041.

Mercado Municipal

Inaugurado em 1938, em linhas art-déco, o prédio substituiu o antigo Mercado, no mesmo local, que já não comportava o volume de mercadorias. Nesta época o Mercado era o principal centro comercial do município. A sua construção foi iniciada no governo do Prefeito Alcino Oliveira Rosa e concluída na administração de seu sucessor, Augusto César do Nascimento. Custou 600 contos de réis e hoje abriga intenso comércio de produtos alimentícios.  Tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico em 1988, o Mercado Municipal passou por restauração e revitalização de seu entorno em 2003, com projeto de iluminação que destaca e valoriza suas linhas arquitetônicas. O Mercado é hoje um dos cartões-postais da cidade. Largo do Mercado – Centro.

Casa de Aluísio de Almeida

Próprio cultural municipal, instalado onde foi a residência de Aluísio de Almeida, pseudônimo de Luiz Castanho de Almeida (1904-1981), sacerdote natural de Guareí - SP, foi o principal pesquisador e historiador de Sorocaba e da região sul-paulista. Adquirida pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, a Casa de Aluísio de Almeida preserva objetos e mobiliário pertencentes a Aluísio de Almeida, além de manuscritos, livros, artigos e originais que contam a história de Sorocaba e região, que ficam à disposição de pesquisadores. Abriga, através de comodato, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, entidade cultural fundada em 1954, que mantêm uma Biblioteca e o Museu da Imagem e do Som. Funcionamento: 2a. a 6a. - 08h às 12h e das 13h às 17h. Rua Rui Barbosa, 84. Tel. (15) 3231-1669.

Casarão do Brigadeiro Tobias

Erigido em taipa de pilão, em estilo Bandeirista Rural é a sede do “Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo”, que tem por objetivo o incentivo à pesquisa em âmbito nacional, sobre o Tropeirismo, sua influência na economia brasileira e sua importância como meio de consolidação de nossa fronteiras. Atua ainda, na divulgação da vida e obra do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, suas atividades como administrador do Registro de Animais de Sorocaba e tesoureiro da Real Fabrica de Ferro de São João de Ipanema, bem como sua participação na política do Império e na Revolução Liberal de 1842. Funcionamento: 2a. a 6a. - 08h às 12h e das 13h às 17h. Rua José Sartir, s/n – Brigadeiro Tobias. Tel: 3236-6856

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Construída em 1910, a casa onde está localizado o Museu serviu de residência para os engenheiros e supervisores da Estrada Ferro Sorocabana. Foi restaurado pela iniciativa de várias entidades e entregue à cidade de Sorocaba em 1997. Peças, biblioteca e acervo documental importante para o público interessado em pesquisas sobre ferrovia, são provenientes de doações de ex-funcionários e de outros museus de cidades do interior paulista por onde a estrada de ferro passou, trazendo progresso e desenvolvimento. Merecem destaque, entre outras, a Sala do Império (com a efígie de D. Pedro II esculpida por Goterrot, o quadro com o decreto imperial autorizando a construção da ferrovia) e a Sala Maylasky (com importante acervo histórico: o telefone de parede doado a Maylasky, Brasão do Reino de Portugal e o espadim usado por Maylasky quando oficial do Império Austro-Hungaro). Existem ainda outras duas salas: a Sala das Comunicações e a Sala dos Mergulhadores, que contam com artefatos originais da antiga ferrovia. Funcionamento: Pesquisa: 2a. a 6a. - 08h às 17h. Visitação: 3a. a 6a. - 09h às 16h. Rua Dr. Álvaro Soares, 553 – Centro. Tel. (15) 3231-1026

Museu Histórico Sorocabano

O Casarão “bandeirista” que abriga o Museu Histórico Sorocabano foi construído em 1780 em taipa de pilão e de mão pelos escravos de João de Almeida Pedroso, que recebeu as terras no rossio da Câmara em 1771. A principal finalidade do Museu Histórico Sorocabano é preservar e apresentar em exposições permanentes e periódicas a história de Sorocaba e região. O seu acervo está exposto seguindo a evolução histórica da cidade, desde a sua pré-história. Anexo ao Museu encontra-se o Centro Cultural “Antonio Francisco Gaspar” que oferece aos visitantes um amplo acervo para pesquisas através de: biblioteca de apoio, arquivo histórico, hemeroteca e Memória Histórica Impressa. O documental sobre a história de Sorocaba, da região e do Estado de São Paulo, e do próprio Museu Histórico Sorocabano, está à disposição do público, principalmente de estudantes e pesquisadores, sendo muito utilizado para teses de arquitetura, história e turismo. Anexo do Museu: Funcionamento: 2a. a 6a. - 08h às 12h e das 13h às 17h. Rua Teodoro Kaisel, 883. Tel. (15) 3227-2825.

Espaço Cultural Municipal

Implantado em março de 1999, nas dependências do Sorocaba Clube, o Espaço Cultural Municipal tem por objetivos principais acolher, em parte, os programas da Secretaria de Educação e Cultura, e proporcionar à comunidade um novo espaço para produtos e produções culturais. Por sua estrutura física, o conjunto tem características multiuso e dessa forma vem sendo explorado nestes anos de funcionamento, abrigando atividades no campo da música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e visuais, além de palestras e cerimônias. Funcionamento: (2ª a 6ª feiras – 8:00h às 17:00h). Rua São Bento, 113 – Centro. Tel. (15) 3224-4522

Usina Cultural

A Usina Cultural está localizada à margem do rio Sorocaba, onde se torna bem visível para quem transita pela marginal esquerda da Av. Dom Aguirre. Essa edificação cuja arquitetura expressa requinte e beleza estética, está entre as mais significativas que surgiram em Sorocaba no período que a cidade estava no início da indústria têxtil, numa época em que a energia elétrica era escassa e insuficiente para atender a demanda desse laborioso mercado promitente. Tombado em 1996, foi restaurado em 2000. O espaço é administrado pela FUNDEC (Fundação de Desenvolvimento da Cultura de Sorocaba) e seu uso é exclusivo para eventos culturais. Margem da Av. Dom Aguirre. Tel. (15) 3233-2220 (FUNDEC)

Palácio Brigadeiro Tobias (sede da FUNDEC)

Atualmente o prédio é a sede da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (FUNDEC), onde são realizados diversos cursos, exposições e apresentações de teatro, música, dança e onde são projetados filmes nacionais e internacionais (Cine Clube Municipal). Foi sede do antigo Teatro São Rafael, inaugurado em 1844, e edificado pelo sorocabano Rafael Tobias de Aguiar nos fundos da residência de seus pais. O São Rafael, era em seu tempo, igual aos melhores teatros de São Paulo e dava asilo às melhores companhias que não chegavam à capital sem alongar os olhos para Sorocaba, principalmente em época de férias, onde o dinheiro corria. O prédio foi reformado a 18 de fevereiro de 1934, e em 1935 passou a ser Paço Municipal, e já se constatava a ineficiência de suas instalações para o que foi adaptado: Prefeitura Municipal. Como prova deste tópico, entra em ação um projeto de lei no legislativo Sorocabano, visando a desapropriação de vasta área de terreno e velho casarão da cidade para edificação do necessário e autêntico Paço Municipal, ex-teatro Municipal ou ex-cine teatro São Rafael, se reduziu a uma simples dependência de repartição municipal, outrora biblioteca, arquivo e Câmara Municipal (de 1981 a 2000). Funcionamento: (2ª a 6ª feiras – 8:00h às 19:00h e Sábados – 9:00h às 13:00h) Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro. Tel. (15) 3233-2220

Oficina Cultural Regional “Grande Otelo”

Prédio do antigo Fórum (Fórum Velho), hoje é a sede da Oficina Cultural Regional onde são realizados vários cursos e apresentações culturais. Praça Frei Baraúna, s/n - Centro. Tel. (15) 3232-9329.
 
Capela de João de Camargo

Homem dotado de dons espirituais e de cura, chegou a Sorocaba aos 22 anos. Ele conseguia curar doenças através de óleos e ervas, sem usar nenhum outro artifício. Nesta capela foi procurado por pessoas do mundo todo e sempre levou uma vida dedicada aos mais necessitados. Ainda hoje a Capela recebe visitantes devotos. Av. Barão de Tatuí.

Capela do Divino

A construção erguida em 1877, recebeu este nome por causa da vinda da imagem do Divino, trazida de Portugal em 1881. No passado, o bairro onde está localizada a Capela servia de trajeto para tropeiros vindos do Sul. Largo do Divino – Jd. São Paulo. Tel. (15) 3221-1295.

Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento

Construída em 1660, a igreja foi a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, antes da Matriz receber o mesmo nome assim que ficou concluída. O início das obras do Mosteiro datam de 1667 mas somente após 1690 é que foi concluída. Propriedade de Baltazar Fernandes, foi doada aos padres beneditinos de Parnaíba. Rua São Bento - Centro. Tel. (15) 3232-8206

Catedral Metropolitana de Sorocaba

A primeira matriz, dedicada à Nossa Senhora da Ponte, foi erguida há mais de 300 anos, sendo que em 1667, estava em taipa e coberta. No mesmo local da primeira, foi inaugurada a segunda matriz anos mais tarde (1783) com algumas modificações em sua arquitetura. No seu interior há pinturas de Ernesto Tomazzini e Bruno de Giusti, além de uma imagem de Nossa Senhora da Ponte, a padroeira da cidade, em estilo barroco de 1771. Recentemente (2002) a matriz foi totalmente restaurada recebendo nova pintura, iluminação e novo projeto de paisagismo. Praça Cel. Fernando Prestes – Centro. Tel. (15) 3233-3233

Igreja de Aparecidinha

A capela de Nossa Senhora Aparecida, foi construída em 1785 e é a segunda no Brasil dedicada à devoção de Nossa Senhora Aparecida, sendo a primeira a localizada no município de Aparecida do Norte. As construções prediais em taipa são as atracões deste bairro histórico, distante 14 Km de Sorocaba. Duas vezes ao ano são realizadas as Romarias de Aparecidinha, de tradição bicentenária, onde a imagem da Santa segue da Catedral Metropolitana de Sorocaba à Igreja da Aparecidinha no segundo domingo de julho, e retorna à Catedral em 1° de janeiro. Estes eventos reúnem milhares de fiéis que percorrem à pé os 14 km, acompanhando a Santa, em ação de graças e cumprindo promessas. Bairro Aparecidinha.

Haras e Escola de Equitação - Universidade do Cavalo

É o primeiro centro de formação e desenvolvimento de pessoal para a eqüinocultura (em todos os seus aspectos) da América Latina. Realiza cursos, seminários, simpósios, congressos e estágios em todas as áreas relativas à eqüinocultura. Fazenda Chaparral (Rod. Sorocaba - Salto de Pirapora, km 110,5 - Bairro Itinga). Tel. (15) 3292-2221

Centro Hípico Pagliato

Funcionamento: Todos os dias, menos 2.ª feira – 08:00h às 17:00h - Tel. (15)3221-7764

Jockey Clube de Sorocaba

Funcionamento: 2.ª feira a domingo -15:00h às 19:00h - jockey@jockeyclubdesorocaba.com.br - Tel. (15) 3293-1091.

EVENTOS

Fevereiro

- Carnaval

Março

03 - Aniversário de Instalação do Museu Histórico Sorocabano

- Semana do Bandeirante

- Projeto Ícaro - Teste de Teatro, no Teatro do SESI.

Abril

- Expo Verde - Exposição e venda de plantas ornamentais, frutíferas e medicinais. Parque Natural Chico Mendes.

Maio

- Semana da Cultura Negra

- Semana do Tropeiro - desfile de cavaleiros, comitivas, pouso do Tropeiro, exposições, concursos de causos, mentiras e grupos folclóricos. Local: Recinto de Exposições Pedro Marcelo Santos.

22 - Dia da Colônia Portuguesa

- Projeto Mapa Cultural Paulista - mostra de artes, canto coral, composição musical, dança, desenho de humor, fotografia, literatura, teatro e vídeo.

Junho

02 - Dia da Colônia Italiana

- Semana do Meio Ambiente

18 - Dia da Colônia Japonesa

- Festas Juninas - praça da Amizade, Santa Rosália

- Feira Aeroesporte Regional

Julho

- Projeto Curta Dança - mostra de Dança de Sorocaba e Festival Curta Dança.

Agosto

- Semana das Nacionalidades

- Semana de Sorocaba

- Salão de Fotografia

- Festival de Pipas - junto ao Palácio dos Tropeiros

Setembro

- Projeto Terra Rasgada - artes plásticas e visuais, teatro, música, dança e literatura.

- Exposição Nacional de Orquídeas - exposição e venda de mudas - Centro Esportivo do SESI.

Outubro

03 à 10 - Semana do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguias

03 - Dia da Colônia Alemã

- Festival Tropeiro de Teatro - Teatro Municipal Teotônio Vilela.

Novembro

- Semana de Aluísio de Almeida

- Semana Antonio Francisco Gaspar

22 - Dia da Colônia Árabe

29 - Dia da Colônia Israelita

- Projeto Curta Teatro

Dezembro

06 - Dia da Colônia Espanhola

- Projeto Natal da Praça  

 
MAIS SOBRE Sorocaba:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
RÁDIOS/JORNAIS
TURISMO
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Sorocaba:
 
10/02

Morei em Sorocaba de 82 a 2007 ótima cidade para viver mas quem alavancou o maior desenvolvimento dela foi o então ex prefeito Renato Amaury. Mas casei-me e tive que me mudar.

Enviado por Francisco cesar às 22h43
05/01

tres coisas que dizem que um homem tem que fazer ter um filho plantar uma arvore e escrever um livro ja fis duas e minha vida e um livro que a luta escrevel por si so

Enviado por wilson guto às 06h37
24/03

ALGUEN PODE ME ENVIAR FOTOS DO ANTIGO ARMAZEN DE CARGA DA ESTAÇAO DE TREM

Enviado por IVETE MARIA APARECIDA RODRIGUES às 15h17
27/10

queria muito conhecer otaviano que participou do caso de familia dia 26de10de2011

Enviado por veronnych às 22h58
27/10

queria muito conhecer otaviano que participou do caso de familia dia 26de10de2011

Enviado por veronnych às 22h58
13/01

Todos finais de semana estamos na casa de campo Bairro Rural Vargem de Cima, o clima é muito bom, não tem poluição, faz muito bem para a saúde, Tem um agravante: o Rio Itapetininga transborda e as águas invadem o inicio da rua. Não têm passagens, fica tudo bloqueado. Neste final de semana tivemos de tirar os carros, na terça feira, com guincho. Erguer o aterro dois metros de altura numa extensão de 200 metros, acabaria com o problema, ou reabrir o antigo trecho no final da rua como alternativa, Forte abraço.

Enviado por Benedito Lauro Marson às 00h29
31/12

quero compra uma passagem da viação são josé de sorocaba a destino cidade de Registro sp.

Enviado por carlos Alberto Rodrigues Capela às 12h33
20/10

Promovida pela MdA International, começa hoje em Sorocaba a Mostra Itinerante de Artes Plásticas, da artista Caterina Reze. A exposição ficará até o dia 31 deste mês no Espaço São Bento (Largo de São Bento, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas; e aos sábados e domingos, das 9 às 14 horas. A mostra, com entrada gratuita, tem produção executiva de Marco de Almeida e Curadoria de Millah Cremonini.

Enviado por MdA International às 17h52
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions