Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Batatais

TURISMO

Cândido Portinari

Os imigrantes italianos também geraram artistas de qualidade como o pintor Cândido Portinari, que deixou belas pinturas nas paredes da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, onde ele foi batizado. O conjunto de 1954, inclui 14 estações da Via Sacra, nas capelas laterais e na nova matriz, além de cinco cenas bíblicas e quatro imagens de Nossa Senhora Aparecida. Essas telas estão instaladas em nichos especialmente projetados para recebe-las, num trabalho acompanhado pelo próprio artista. Nascido em 29 de dezembro de 1903, em Brodósqui (SP), Cândido Torquato Portinari era filho dos humildes imigrantes italianos, Batista Portinari e Domingas Portinari. Foi batizado na antiga Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, onde pintaria seus célebres painéis, e, após cursar o primário em sua cidade natal, foi, aos 15 anos para o Rio de Janeiro, então Capital do Brasil.

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde

Sua forma atual foi iniciada em 1928, sob a direção do arquiteto italiano Júlio Latini em estilo neo-clássico, que contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni para execução da obra. Foi concluída em 1953, e no seu interior podemos encontrar grande números de pintura de Portinari.Os vitrais da Igreja são de autoria de Conrado Sorgenicht Filho, constituindo-se de 48 vitrais de grande dimensão com refinada técnica na distribuição de cores.O destaque especial é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, pintada por Cândido Portinari, assim como um acervo de 21 telas. A Igreja Matriz é visitada por turistas da região, capital e exterior. Está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT. Praça Cônego Joaquim Alves - Fone: (16) 3761-2489

Estação da Cultura

A estação foi inaugurada em 1886, na época “Batataes da Canna Verde” já era uma cidade estabelecida e município autônomo. A chegada da então linha-tronco da Mogiana vinha apenas facilitar a comunicação da cidade com a Capital e o porto, e acelerar seu progresso. Em 1938, foi inaugurado um novo prédio, mais moderno, para a estação. Em 1980 ocorreu o último comboio de cargas de Batatais para Ribeirão. Com a desativação da linha, a estação foi abandonada, e, em 1986, já tinha sido vendida à Prefeitura, e servia como posto de INSS e do Ministério do Trabalho, estando em bom estado. Dois anos depois, os trilhos foram retirados. Em 1998, um incêndio destruiu boa parte do depósito. Hoje (2005) o prédio está restaurado, acomodando a Estação da Cultura, um dos pontos turísticos de Batatais.

Cachoeira dos Batatais

Com exuberante vegetação, piscinas semi-naturais, play-ground, sanitários, vestiários, lanchonete, área de camping e estacionamento.

Bosque Municipal

Tem uma grande área verde com eucaliptos e variedades de plantas e flores ornamentais recanto de lazer, pista de cooper, campo de bocha, área de piquenique e lanchonete. Localizado na Av. da Saudade, s/n.

Parque Náutico

Parque com cachoeira (como Represa de Cachoeira), piscinas semi-naturais, exuberante vegetação, Possui infra-estrutura Turística, Localiza-se na Av. Jorge João Mansur.

Lago Artificial de Batatais

Lago artificial cercado de plantas, possui zoológico, reserva natural de plantas, calçadão para prática de ciclismo, caminhadas.

Eventos

Festa di San Gennaro de Batatais

A Festa Di San Gennaro de Batatais é segunda maior festa italiana do estado de São Paulo, sempre ocorrendo nos dois primeiros finais de semana de setembro. A tradicional festa italiana envolve um grupo de entidades beneficentes em um grande esforço para angariar fundos, os quais ajudam na manutenção destas

Festa do Leite de Batatais

A Festa do Leite viverá em 2010 a sua 36ª edição. Trata-se de uma das maiores feiras agropecuárias do interior paulista e reune diversas promoções durante nove dias de evento. São realizadas palestras, shows com artistas de renome nacional, torneios leiteiros, exposição de gado, exposição de pequenos animais, desfile, campeonato de hipismo, rodeio, cursos, exposição de cavalo, torneio de cães entre diversos outros.

Festa do Peão de Batatais

Data do Evento: Na Semana do dia 14 de março, semana do aniversário da cidade, totalizando 4 dias de festa.

 
MAIS SOBRE Batatais:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
RÁDIOS/JORNAIS
TURISMO
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Batatais:
 
30/09

gostaria de ver as principais fotos da cidade com seus pontos turisticos

Enviado por jaci silva às 16h25
24/11

EXISTE AINDA ALGO COMO FOTOS DO TRAÇADO FERROVIARIO ENTRE RIB PRET E BATATAIS

N.R. - O SPCIDADES ESTÁ À DISPOSIÇÃO DA PRFEITURA, ENTIDADES E DO PÚBLICO PARA INSERIR CONTEÚDO, VIDEOS E FOTOS. É SÓ ENVIAR.

Enviado por JOAO BATISTA CARVALHO BARCELLOS às 17h57
24/11

EXISTE AINDA ALGO COMO FOTOS DO TRAÇADO FERROVIARIO ENTRE RIB PRET E BATATAIS

N.R. - O SPCIDADES ESTÁ À DISPOSIÇÃO DA PRFEITURA, ENTIDADES E DO PÚBLICO PARA INSERIR CONTEÚDO, VIDEOS E FOTOS. É SÓ ENVIAR.

Enviado por JOAO BATISTA CARVALHO BARCELLOS às 17h57
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions