Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Araçatuba

HISTÓRIA

A cidade de Araçatuba desenvolveu-se a partir de uma vila surgida no início do século XX. Inaugurada no dia 02 de dezembro de 1908 era apenas uma parada de trem da Estado de Ferro Noroeste do Brasil.

O surgimento de Araçatuba, assim como o de várias cidades da região noroeste paulista, é resultante de condições dadas pela expansão cafeeira, construção da estrada de ferro e a interiorização de migrantes.

Durante o século XIX a expansão cafeeira, iniciada a partir do Rio de Janeiro, atingiu o estado de São Paulo e foi responsável pela sua integração na economia brasileira. Este processo de ocupação das terras paulistas deu-se rapidamente porque os novos cafezais exigiam novos espaços, ocupados de forma desordenada, muitas vezes ilegal e até violenta.

A produção cafeeira em expansão, pela demanda externa do produto e pela alta lucratividade que a plantação propiciava à oligarquia que investia no café, avançou sobre as terras paulistas, atingindo o oeste até as margens do rio Tietê.

A região de Araçatuba foi alcançada num momento contraditório e de esgotamento da economia cafeeira , porque existia um excesso de produção e, conseqüentemente, de oferta do produto no exterior comprometendo o seu preço ao mesmo tempo em que ocorria a abertura de novas fazendas, pois o café continuava a ser o principal produto brasileiro estimulado pela política econômica da República Velha de valorização do café.

Assim a busca de terras para o plantio continuou e, nesta região, foram duplamente valorizadas pelo estímulo governamental de auxílio à produção e pela construção da estrada de ferro.

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) foi projetada durante o governo de D. Pedro II pela necessidade de integrar e facilitar a comunicação entre as províncias brasileiras. O objetivo era romper o isolamento do centro-oeste brasileiro que só era acessível pelos rios da bacia Platina, dificultado pelas rivalidades entre os países platinos que mantinham relações diplomáticas instáveis.

A obra porém só foi iniciada depois da proclamação da república, no governo de Rodrigues Alves em 1904, passando por Araçatuba e interligando a região oeste desde a capital até a Bolívia, passando pelo Mato Grosso.

Ao longo dos trilhos, construídos em etapas, geralmente em clareiras deixava-se um vagão para abrigar os equipamentos e dar apoio aos trabalhadores. Em alguns destes pontos de parada implantaram-se estações, construíram-se pousadas e armazéns atraindo aventureiros em busca de riqueza.

Valorizadas, a posse destas terras será disputada por grileiros, muitas vezes registradas por vários supostos proprietários o que ocasionava conflitos armados. Os cartórios de registro de imóveis guardam a história ....

Os conflitos ocorreram também entre os que chegavam, atraídos pela perspectiva de enriquecimento e os indígenas que já ocupavam as terras. Estes, massacrados pela disputa, foram praticamente dizimados ou expulsos, e as matas derrubadas para dar lugar ao progresso do homem branco.

Atualmente a memória desta ocupação violenta e ilícita é dada por algumas reservas indígenas cujos habitantes caingangues vivem em estado de miséria e totalmente dependente de uma pequena produção de subsistência que inclui a fabricação de objetos que guardam parte de sua antiga cultura, exibidos em museus históricos regionais.

Araçatuba foi elevada à categoria de Comarca em 1922. Teve seu crescimento demográfico facilitado pela estrada de ferro e pelo fato da NOB ter implantado na cidade uma estrutura regional, com hospital, oficina para locomotivas, vila operária e fazer o embarque de cargas de toda a região.

As atividades econômicas nas cinco primeiras décadas estão ligadas ao café e também ao algodão, que posteriormente serão substituidos pela criação bovina. Atualmente a economia ainda é marcada por atividades agro-pastoris que além das já citadas, desenvolve a produção da cana-de açucar e sua industrialização pelas destilarias de alcool.

Significado do Nome

O Topônico vem do fruto Araça, acrescido do sufixo Tuba, que significa bastante em língua indígena.

Aniversário da Cidade: 02 de Dezembro

Fundação: 2 de dezembro de 1908

Gentílico:  araçatubense

 
MAIS SOBRE Araçatuba:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
NOTÍCIAS
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
TURISMO
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Araçatuba:
 
01/12

Meu avô se chamava Aquilino Carlos da Silva, era músico. Seria ele o maestro da banda de 1915? Minha avó se chamava Olympia.

Enviado por Ana Olímpia às 11h51
18/11

Meus avós, Antonio Correia da Silva e Manoela M Nascimento, vieram do Est. de Pernambuco/Alagoas, pelos idos de 1932 =-, juntamente comos filhos: Pedro, Carolina e marido José:Arcelina e José Góes Cavalcanti e família; Ana; Letícia casada com Manoel Napoleão;Moisés; Cícera; Maria (minha adorável mãe); Maria Luis e Eldon o caçula. Vieram de navio até Santos com destino à lavoura cafeeira das faz. Lutaram no trabalho árduo da lavoura. As 3 irmãs (Cícera, Maria e Maria Luis, ainda bem mocinhas trabalhavam duramente sol a sol. As irmãs Carolina e Arcelina, permaneceram na região até o final da vida. Ali deixaram filhos, netos, sobrinhos, cunhados,etc. Pelo conhecimento da história, trabalhavam em troco da comida pois, nada restava a receber finda as colheitas.Vovó costurava p conseguir alguns trocados e ajudar a casa. Bravos lutadores, dignos. Tio Pedro faleceu ao derrubar uma árvore, era solteiro. Tenho primos em J Mesquita e lá estive no velória da tia Arcelina. Minhas homenagens aos meus todos queridos na paz do Senhor Deus.

Enviado por Maria de Fatima Figueiredo às 17h18
01/06

procuro uma casa ou quarto pra morar em queiroz se souber por favor ligue 18 997492414

Enviado por sidney às 10h26
07/08

procuro antoniobarbosa da silva sou de araçatuba atualmente ele morava em florinia mas tem parente em bairro do cinco municipio pr ele ten um sobrinho na cidade de florinia e tamben um irmao pois me lembro so do apelido deles sarapa e sapinha ultima ves que fomos nesta cidade eles nos convidou para ir na prainha artificial estou a doze ano cem velo moro na rua antonio do nascimento numero195 bairro etemp araçatuba sp contato cl 01897190157 gostaria muito de abraçalo no dia especial dia dos pais grato pelo contato

Enviado por lorisvaldo barbosa da silva às 17h01
29/03

procuro meu pai josé dos santos , região de Araçatuba ,fui registrado em guzolandia sp , meu avo morava em um sitio na regiao.sou filho de maria jose dos santos e pai jose dos santos , se alguem souber algo por favor , entrar em contato ,delegacia de pirajui

Enviado por José Elson dos Santos às 11h53
06/03

tenho interece de trabalhar transportando produtos de lavinia (cebola) fone 018 1596531445 papa.ata@hotmail.com orkut

Enviado por Teles frutas e legumes às 18h32
06/03

tenho interece de trabalhar transportando produtos de lavinia (cebola) fone 018 1596531445

Enviado por Teles frutas e legumes às 18h32
26/10

Assista de segunda à sexta-feira na BAND às 07 da manhã o programa PRIMEIRO JORNAL, apresentado por LUCIANO FACCIOLI (Ex-Record). há cerca de 15 dias na BAND, Luciano Faccioli conseguiu aumentar a audiência do PRIMEIRO JORNAL em 100%.

Enviado por Fred Buccino às 19h52
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions