Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Araçatuba

TURISMO

Turismo

Araçatuba apresenta, em sua topologia, relevo predominantemente plano, o que favorece o tráfego de bicicletas, tendo a segunda frota do país, de aproximadamente 80 mil unidades. Apresenta 88 praças, 1108 ruas, 37 avenidas e 76 bairros

O centro da cidade antigamente ocupado pelos trilhos da Rede Ferroviária Federal deu lugar a Avenida dos Araçás, importante pólo econômico e de circulação de automóveis da cidade, onde são realizados as comemoração de Carnaval, Independência do Brasil e aniversário do município. Neste mesmo local da cidade existe um terminal de ônibus que centraliza os destinos para diversos bairros da cidade, controlados pela única empresa de transportes urbanos do município, a Transportes Urbanos Araçatuba. Em relação a carros adaptaptados para pessoas com deficiência a proporção em 2010 era de um veículo adaptado para cada grupo de 18,2 mil moradores, perfazendo um total de 10 veículos com adaptação. O total da frota é de é de um ônibus para cada 4,2 mil habitantes.

Junto ao prédio da administração municipal fica localizada a rodoviária, com diversas empresas rodoviárias, além de pontos de ônibus da TUA, empresa de transportes local. Possui também um aeroporto de padrão internacional, o Dário Guarita.

Cultura, lazer e comércio

Exposição Agropecuária de Araçatuba

Evento tradicional do setor agropecuário, ocorre anualmente no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, no mês de julho. É a terceira maior festa deste tipo do Brasil.

Esporte

O ano de 1914 é o início das primeiras práticas esportivas da cidade. O América Futebol Clube jogava na Praça Rui Barbosa. Com seu uniforme preto eram conhecidos como urubus. Em 1917 veio a surgir outro time: Esporte Clube Noroeste.

Atualmente quem representa a cidade no futebol é o Tigrão (Associação Esportiva Araçatuba) e no vôlei é o Vôlei Futuro.

Música

Em 1915 surgia a banda Progresso de Araçatuba, regida pelo maestro Aquilino Silva, tocava vários tipos de músicas, tais como: dobrados,mazurcas e maxixes. Depois em 1917, veio a surgir a Lira Araçatubense. Um ano após, mais bandas iniciaram suas atividades: uma regida pelo maestro Alcindo Nunes e a banda União Operária de Araçatuba. No Dia do Trabalho do ano de 1919, essas duas últimas bandas entraram em conflito, os instrumentos musicais foram todos destruídos, mas passado o confronto uniram-se em uma só, sob regência de Zico Seabra.

Atualmente a Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA), é campeã de concursos nacionais como o Concurso de Bandas Fanfarras da Vila Santa Isabel e 1º lugar para o corpo musical no 1º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de São Sebastião. No Concurso de Fanfarras de Francisco Morato é hexacampeã.

Eventos e vida noturna

Araçatuba apresenta apresenta grandes eventos ao decorrer do ano, em sua maior parte agropecuários tais como a Feicana e a Expô Araçatuba. Existem outros eventos tais como Motofest, Baile do Bixo e Fantoledo também anuais.

Nas noites de final de semana os jovens costumam ir para a Avenida Brasília e arredores, local onde estão presentes restaurantes tradicionais da cidade como o Bola 7, chamado inicialmente de Cantina Jardim Nova Iorque. Nesta região, estão também presentes outros bares, restaurantes, boates e hotéis.

Camelódromo

O município de Araçatuba conta com um local destinado para a atividade dos camelôs, o Camelódromo Luiz Carlos Rister. Constituidas de pequenas lojas feitas de alvenaria, o local comercializa desde lanches a aparelhos eletrônicos. Antigamente essa atividade era realizada na Praça Rui Barbosa.

Calçadão, shoppings e cinema

Na rua Oswaldo Cruz, o Fênix era inaugurado em 25 de setembro de 1918. Depois, em 1921, outro cinema surgia na rua Cristiano Olsen, o Cine Ideal. Em 1925, o cine ampliou suas cadeiras de 500 para 700. Também existiu o Cine São Paulo, na rua Princesa Isabel. Hoje existem salas de cinema no Araçatuba Shopping Center.

O chamado calçadão de Araçatuba é o local que concentra densa quantidade de bancos e comércio da cidade. São diversos comércios que oferecem os mais variados serviços. Nesta região também está localizado o Multi Shop Centro de Compras, inaugurado em 1994, com 4,2 mil m2 de área de vendas, que conta com praça de alimentação, área de eventos e diversas lojas. Nas proximidades do calçadão existem também supermercados como o Passarelli e o Rondon.

Na Avenida Joaquim Pompeu de Toledo está localizado o Araçatuba Shopping Center que foi inaugurado em 1995 e possui circulação média de 400 mil pessoas por mês.

Prainha

Aproveitando da água do rio Tietê, a Praia Municipal Milton Camargo, é uma opção de lazer da cidade. Foi criada durante a administração da ex-prefeita Germínia Venturolli.

Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral possui além de diversas obras em seu acervo, revistas e registro de todos os jornais da cidade, o Programa Acessa São Paulo que permite que usuários acessem a Internet. Ao total são 62 mil títulos, 20 mil são de literatura infantil.

Museus

Araçatuba possui na atualidade 6 museus. Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon; Museu do Som, Imagem e Comunicação; Museu Rintaro Takahashi; Museu de Arte Infantojuvenil; Museu do Siran e Museu de Artes Plásticas.

O Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon localizado na antiga casa do engenheiro da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), na rua Quinze de Novembro, o único museu da cidade aberto constantemente e sem necessidade de agenda prévia, reúne peças de valor histórico da ocupação de Araçatuba. O acervo possui aproximadamente de 8 mil peças: móveis, objetos pessoais, ferramentas e equipamentos utilizados nas ferrovias que motivaram a ocupação da região, roupas, selos, moedas, cédulas, fotos, documentos etc. Os objetos foram cedidos pelos descendentes das famílias dos pioneiros da construção de Araçatuba. Recebe em torno de 500 a 800 visitantes por mês.Possui uma área total de 447,95 m2 com salas para exposições temporárias e foi tombado pelos órgãos competentes em 1994.

O Museu do Som e Imagem mantido pela Universidade Aberta da Melhor Idade Inaugurado em 5 maio de 2004, possui em seu acervo diversos equipamentos como máquinas de calcular, instrumentos musicais, máquinas fotográficas, máquinas de escrever antigas, projetores de cinema, vitrolas, etc. Existe também o Monumento à Imprensa Genilson Senche, uma máquina linotipo da marca Lino-Tapy, de 1942, feita em Nova York.

Já o Museu Rintaro Takahashi, de origem particular e inaugurado em 2005, possui aproximadamente 2 mil peças que mostra a história dos primeiros desbravadores da região e dos índios. Também é possível encontrar fósseis, pedras de distintas épocas geológicas, objetos da cultura japonesa entre outros.

 
MAIS SOBRE Araçatuba:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
NOTÍCIAS
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
TURISMO
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Araçatuba:
 
01/12

Meu avô se chamava Aquilino Carlos da Silva, era músico. Seria ele o maestro da banda de 1915? Minha avó se chamava Olympia.

Enviado por Ana Olímpia às 11h51
18/11

Meus avós, Antonio Correia da Silva e Manoela M Nascimento, vieram do Est. de Pernambuco/Alagoas, pelos idos de 1932 =-, juntamente comos filhos: Pedro, Carolina e marido José:Arcelina e José Góes Cavalcanti e família; Ana; Letícia casada com Manoel Napoleão;Moisés; Cícera; Maria (minha adorável mãe); Maria Luis e Eldon o caçula. Vieram de navio até Santos com destino à lavoura cafeeira das faz. Lutaram no trabalho árduo da lavoura. As 3 irmãs (Cícera, Maria e Maria Luis, ainda bem mocinhas trabalhavam duramente sol a sol. As irmãs Carolina e Arcelina, permaneceram na região até o final da vida. Ali deixaram filhos, netos, sobrinhos, cunhados,etc. Pelo conhecimento da história, trabalhavam em troco da comida pois, nada restava a receber finda as colheitas.Vovó costurava p conseguir alguns trocados e ajudar a casa. Bravos lutadores, dignos. Tio Pedro faleceu ao derrubar uma árvore, era solteiro. Tenho primos em J Mesquita e lá estive no velória da tia Arcelina. Minhas homenagens aos meus todos queridos na paz do Senhor Deus.

Enviado por Maria de Fatima Figueiredo às 17h18
01/06

procuro uma casa ou quarto pra morar em queiroz se souber por favor ligue 18 997492414

Enviado por sidney às 10h26
07/08

procuro antoniobarbosa da silva sou de araçatuba atualmente ele morava em florinia mas tem parente em bairro do cinco municipio pr ele ten um sobrinho na cidade de florinia e tamben um irmao pois me lembro so do apelido deles sarapa e sapinha ultima ves que fomos nesta cidade eles nos convidou para ir na prainha artificial estou a doze ano cem velo moro na rua antonio do nascimento numero195 bairro etemp araçatuba sp contato cl 01897190157 gostaria muito de abraçalo no dia especial dia dos pais grato pelo contato

Enviado por lorisvaldo barbosa da silva às 17h01
29/03

procuro meu pai josé dos santos , região de Araçatuba ,fui registrado em guzolandia sp , meu avo morava em um sitio na regiao.sou filho de maria jose dos santos e pai jose dos santos , se alguem souber algo por favor , entrar em contato ,delegacia de pirajui

Enviado por José Elson dos Santos às 11h53
06/03

tenho interece de trabalhar transportando produtos de lavinia (cebola) fone 018 1596531445 papa.ata@hotmail.com orkut

Enviado por Teles frutas e legumes às 18h32
06/03

tenho interece de trabalhar transportando produtos de lavinia (cebola) fone 018 1596531445

Enviado por Teles frutas e legumes às 18h32
26/10

Assista de segunda à sexta-feira na BAND às 07 da manhã o programa PRIMEIRO JORNAL, apresentado por LUCIANO FACCIOLI (Ex-Record). há cerca de 15 dias na BAND, Luciano Faccioli conseguiu aumentar a audiência do PRIMEIRO JORNAL em 100%.

Enviado por Fred Buccino às 19h52
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions