Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Macedônia

HISTÓRIA

HISTÓRICO DE MACEDÔNIA

Site:http://citybrazil.uol.com.br/sp/macedonia/historia-da-cidade

Macedônia, localizada na região da Alta Araraquarense, iniciou o seu povoamento antes da chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, tendo por eixo a Estrada Boiadeira, onde foram surgindo as fazendas de lavouras e de criação.
Dentre os principais povoadores, destacaram-se, saídos de um aldeamento de índios: Antônio Chapéu, João Inácio, Onofre Jacob, João Lalau, Nicola Princi, Marcelino Máximo, Manoel Valentim Gonçalves que, com carros de bois abriram as primeiras estradas de rodagem , Bertino e Quincão, José Marques, Jerônimo Martins de Araújo, Antônio Sartin, Gabriel de Freitas, Inocência de Paula Eduardo, Salustiano Alves Rodrigues, Otogamiz Luiz Arantes e José Princi, proprietário do primeiro estabelecimento comercial.
A fundação de Macedônia, entretanto, foi iniciada na fazenda de Inocêncio de Paula Eduardo com o Patrimônio de Ecatu, logo abandonado pela ausência de água no local.
Desenvolvida a idéia da criação da cidade em 1946, ergueu-se o cruzeiro de Macedônia e rezou-se a primeira missa campal na antiga Praça São Paulo, hoje Praça Rachel Gauch Macedo.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Macedonia, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, no município de Fernandópolis
Fixado o quadro territorial para 1949-1953, o Distrito de Macedonia permanece no Município de Fernandópolis.
Permanece no Município de Fernandópolis no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para o período 1954-1958.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Macedonia, por Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Fernandópolis. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 21 de março de 1965.
Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do Distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
GENTÍLICO: MACEDONIENSE

O PRIMEIRO MORADOR DE MACEDÔNIA

Informações enviadas via e-mail pelo Sr. Wilson Alves Garcia

O primeiro morador de Macedonia foi Pedro Alves Garcia (vulgo Pedro Andrelino) nascido em Tabapuã em 14-08-1912, casado com Ernestina Maria Alves, tiveram 08 filhos. De Tabapuã mudou-se para Vila Monteiro, depois Igapira, hoje chamada Alvares Florence. Mudaram-se ainda para Anhumas e em 1945, foram para Macedonia. São seus filhos: Aldair Alves Garcia, Athaide Alves Garcia, Altair Alves Garcia, Décio Alves Garcia, Hilda Alves Garcia, Wilson Alves Garcia, Aparecido Alves Garcia e Aparecida Alves Garcia, sendo que últimos três nasceram na Macedonia.

O Sr. Pedro Andrelino, frequentava a cidade de Tanabi, onde fazia algumas de suas compras, quando conheceu o Sr. João de Mello Macedo, que era farmacêutico. Numa dessas conversas com o Sr. Macedo, ficou sabendo que ele iria fazer um loteamento na sua fazenda naquela região. Como já morava na Anhumas, interessou-se na compra de um lote, e acabou mudando para esse lugar, depois denominado Macedonia, por causa do nome do  Sr. Macedo

macedonia 1

Pedro Alves Garcia e seus filhos - defronte a construção onde hoje é o cinema.

O Sr. Pedro Andrelino instalou-se naquele lote, como primeiro morador do lugar, construindo ali também o primeiro comércio do vilarejo. Após uns tres anos, chamou seu cunhado Aristeu José Alves, que na época residia em São Paulo, Capital, na Rua Paes Leme, no bairro de Pinheiros, para ser seu sócio em sua venda. Os ônibus que circulavam naquela região faziam parada na venda do Sr. Pedro Andrelino.

A sociedade durou pouco mais de um ano, quando foi desfeita. O senhor Aristeu José Alves, já com mais de 30 anos de idade, casou-se e seu cunhado Pedro Andrelino, ajudou-o a montar seu próprio negócio. Montou um bar, que era chamado de Bar do Ponto, e que após algum tempo foi vendido, e o Sr. Aristeu voltou para São Paulo, Capital, onde viera a falecer.

O Sr. Pedro Andrelino decidiu aumentar seus negócios e fez uma nova construção, diversificando seus negócios para bar, sorveteria e padaria e, posteriormente, fez nova construção, instalando um cinema, que,  após passar a sessão do filme, tirava as cadeiras e o transformava em salão para bailes (forró).

Além de seus negócios, Pedro Andrelino, ainda plantava sua roça (arroz, milho e feijão), desde o seu lote até o campo de futebol atual. O anterior ficava onde hoje é a Praça Rachel Gauch Macedo, defronte a igreja.

macedonia 2

Pedro Alves Garcia (em pé à direita), Antonio Bertholino Gonçalves (em pé à esquerda), Geraldo Rosa Alves (agachado) e Aparecido Mura, Zuza, Dirce, Duilio e Altair (sentados).

Os negócios do Sr. Pedro Andrelino prosperavam. Ele comprou uma chácara, sendo a primeira a ser loteada pelo velho Macedo, esta, localizada na antiga estrada para Mira Estrela. Como todo esse movimento demandava muito trabalho, o Sr. Pedro comprou um gerador elétrico, que além de fornecer energia para as suas necessidades, ainda cedia para outros moradores que chegavam em Macedonia: Carrim Manhanez, Sebastião Olegário, Heitor Alves Rodrigues (irmão Sr. Salustiano), Alipio José Alves ( cunhado  de Pedro Andelino), Arthur Betholino, Benedito Pena,Demiciano (sogro do Sr. Lucio Marques), Jacinta (irmã do Sr. Demiciano), Benedito Cassemiro, que viera da Anhumas.

macedonia 3

Antonio Bertholino Gonçalves (em pé, de gravata), Altair Alves Garcia (agachado de blusa branca), defronte ao bar onde é a atual praça principal.

Outros moradores que moravam nas redondezas: José Nicola Prince, veio da vila Monteiro, indo morar no Córrego das Taboas, perto da fazenda do Sr. Otogamiz, onde estabeleceu sua venda. O Sr. Quincão, morava na Anhuma.O Sr. José Marques, era proprietário de fazenda ao redor de Macedonia. O Sr. Jeronimo Martins de Souza, era fazendeiro na região do Córrego das Pedras, sentido Pedranopolis. O Sr. Antonio Sartim, também era fazendeiro na região do Córrego das Pedras, sentido Pedranópolis. O Sr. Inocêncio de Paula Eduardo foi dono da fazenda do Sr. José Bassam, sentido Corrego da Paca. O Sr. Salustiano Alves Rodrigues, era fazendeiro no Córrego da Taboa, sentido Otogamiz. O Sr. Otogamiz Luiz Arantes, era fazendeiro no sentido Córrego Pádua Diniz. O Sr. Manoel Abóbora, era fazendeiro perto de Mira Estrela. O Sr. Gabriel de Freitas, foi dono do sítio do Sr. Belarmino, que mudou-se para Fernandópolis (era pai dos Srs.Universo, Edu e Pauleta), todos ex-jogadores do antigo Cacique F.C. e depois FeFeCe F.C. O Sr. João Lalau, era filho do vulgo José Vermelho, que viera para Macedonia, muitos anos após ser loteada. O Sr. Armando Areia foi o primeiro dono da máquina que beneficiava arroz, que depois teve outros donos: Antonio Carrasco, Manoel Valentim Gonçalves e ainda Sr. Deocleciano. O Sr. João Inácio, veio morar em Macedonia quando a vila já estava totalmente loteada. O Sr. Victor Luiz Epaminondas (vulgo Vito Preto) era o Administrador da Fazenda do Sr. João de Mello Macedo, que abrangia áreas perto da Anhumas, Barro Preto, Aroeira e Capituva. O Sr. João Alves Rosa (vulgo João Celeiro) que era pai do Sr. Geraldo Alves Rosa, veio para macedonia em l952 e seu filho em 1954.

macedonia 4

Wilson Alves Garcia (em pé a esquerda). Da esquerda para a direita atrás do balcão: Athaídes, Altair (de óculos), Ernestina, Pedro Alves Garcia (de chapéu), Aldair e Antonio Bertholino Gonçalves. Dentre as crianças está a Nega (2ª).

 
MAIS SOBRE Macedônia:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
RÁDIOS/JORNAIS
TURISMO
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Macedônia:
 
26/10

Fui o 1o. delegado de polícia com lotação em Macedônia-1972- e esta cidade me deixou saudades. O prédio era rustico e tinha só 2 salas e um pequeno xadrez -onde nunca foi ocupado do ninquem,pois era um lugar pacato e gente acolhedora.

Enviado por Helion Verri às 05h53
04/01

sou nacido em macedonia.meu pai e o primeiro morador de macedonia pedre alves garcia sou o nego o filho mais velho da segunda familia sou garcia

Enviado por wilton claudio garcia às 10h35
11/06

Aqui: "no comments".

Enviado por Helion Verri às 06h38
18/02

Morei e trabalhei nesta cidade, onde deixei ótimas amizades.

Enviado por Antonio Capi às 14h58
15/07

MACEDONIA EU AMO ELA POR QUE, ELA É TRANQUILA E BONITA POUCA GENTE MAIS LEGAL E ELA NUNCA TEM BANDIDOS.

Enviado por MARIA CLARA ROSA CORREA às 19h03
23/04

adoro macedonia fui muitas vezes la e acho ela uma cidade linda ,meu vô mora la com minhas tias e tios e primos

Enviado por Ana Paula Carvalho às 12h27
31/03

Sou de Praia Grande/SP Que empresa de onibus faz o trajeto Santos ate Macedonia

Enviado por ubirajara às 15h38
11/11

Sou de Dolcinópolis amo nosso interior, acho linda a cidade de Macedônia, gostaria de saber quantos habitantes tem hoje ?

Enviado por Adelson Gaspar Lopes às 19h48
22/10

VOU MORA AI NESTA CIDADE LINDA NEEEE

Enviado por DEEJ ZEZINHO às 07h02
09/09

Sou macedonience e estou escrevendo um livro onde recordo um pouco de minha infancia e de minha juventude em Macedonia. E me emociono ao ver o antigo predio da padaria que trabalhei, e algumas pessoas que conheci

Enviado por Epitacio Luiz Epaminondas às 12h43
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions