Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Barra Bonita

ECONOMIA

As águas traçaram o percurso inicial de nossa história. Esta região sempre recebeu grande fluxo de bandeirantes, desde o tempo das colonizações, graças às facilidades de navegação pelo rio Tietê. Assim como eles, o rio desbrava e invade o interior do Estado de São Paulo. Por volta de 1883 ou 1886 (a data oficial é bastante discutida), o povoado obteve a denominação de Barra Bonita, nome originário de um córrego que se situa, até os dias de hoje, no centro da cidade.
A vinda dos imigrantes italianos e espanhóis, trazidos pelo Coronel José de Salles Leme, o "Nhonhô Salles", propiciou a formação de um ciclo de exploração comercial, dando início às derrubadas das matas, para o plantio de café e criação de gado. Neste período, foi instalada a Câmara Municipal (aos 8 de março de 1913) e Barra Bonita foi administrada pelo primeiro prefeito Sr. Major João Baptista Pompeu. Paralelamente ao plantio do café, surgiram as primeiras olarias, formando uma sólida fonte de renda para o povoado. As indústrias do barro proliferaram graças a facilidade de encontrar e abundância de argila na região ribeirinha. Cerca de 150 carros de boi faziam o transporte de telhas até Jaú, o centro comercial mais próximo, na época. Barra Bonita será eternamente grata ao ex-presidente da República, Manuel Ferraz de Campos Salles, pela construção e instalação da Ponte Campos Salles, que merecidamente leva seu nome. Com grande festa, foi inaugurada em 5 de março de 1915, criando um ágil elo de ligação às cidades de Igaraçu do Tietê e São Manuel.

Na década de 20, deste século, após a instalação da Estrada de Ferro Barra Bonita, o município apresentava boas perspectivas econômicas. Mas permaneceu em fase estacionária, até por volta de 1930. A partir de então, fatores de ordem financeira e administrativa criaram uma nova estrutura econômica, desencadeando um período de grande progresso.

Os resultados desse progresso eram sensíveis, na década de 40, com o surgimento de novas indústrias, ampliação do mercado imobiliário e um incentivo latente ao aparecimento de uma nova cultura: a cana-de-açúcar. A cidade conheceu suas principais melhorias públicas, até aquela data.

A agricultura passa a comandar um período de grande ânimo, caracterizado pelo aumento da demanda de mão-de-obra, que, num processo de crescimento, desenvolveu o comércio do município, em todos seus setores.

Hoje, mesmo com a predominância das atividades agrícolas canavieiras, a indústria se faz forte nas áreas de equipamentos eletro-eletrônicos, gêneros alimentícios e óleos essenciais.

O turismo, beneficiado com a paisagem natural e a interferência humana, caso da bela ponte Campos Salles e da eclusa da hidrelétrica da AES - antiga CESP, está em franco crescimento, atraindo principalmente o turista interessado em história e ecologia.

 
MAIS SOBRE Barra Bonita:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
RÁDIOS/JORNAIS
TURISMO
Video  
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Barra Bonita:
 
27/05

esse cidade e muito linda eu tinha um amigo que morava ai que se chamava raul rodrigues reis ja faz muitos anos que eu nao havejo. so sei dizer que sua familia ainda mora ai. e ele era policial militar trabalhou no canil em jau, ele trenava os caes, se alguem suber noticias que me envie o email. obrigada aparecida ( cida) morro em aracaju sergipe 9 079 )99952286 vivo e meu watssap tambem obrigado

Enviado por aparecisa às 13h18
26/04

Mais informação de atividades.

Enviado por Carlos Gabriel - Suzano às 13h44
24/04

Olá pessoal da Barra! João, Didi & Cia. Vamos aproveitar o feriado (1º de Maio) e emendar a semana toda por aí. Abraços! Ale & Fatima - Sampa.

Enviado por Alexandre Camargo às 16h30
23/01

pousadas e hoteis

Enviado por isabel p sousa às 20h47
07/12

meu sonho é conhecer barra bonitaaaaaaaaaaaa.

Enviado por bia às 13h49
10/11

e aí povo da barra! o que vai ter de especial nessa cidade no feriadão de 15 de novembro? verdade que a água do rio tá verde??? que coisa, hein!!! consciencia ecológica tem que doer no bolso. multa neles!!!

Enviado por Raul - Embu da Artes às 17h20
15/09

Olá!!! Estou amando esse portal...estive em Barra Bonita, neste final de semana, e foi através desse site que não perdi nenhuma das atrações dessa linda cidade..Parabéns aos organizadores...perfeito!!! Beijos

Enviado por Fatima Michilin - Campinas às 18h15
14/09

gosto muito de minha cidade,estou morando aqui há 21anos, sou de sp, é muito bom morar em barra bonita.

Enviado por aguinaldo lino às 18h40
27/08

Fizemos um belo passeio de barco nessa cidade. Um abraço para o Capitão Palmezan (trovão).

Enviado por Carlos - Vila Sônia - São Paulo às 17h42
27/08

cadê as fotos???????? carmem - vila sônia - são paulo

Enviado por às 17h38
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions