Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Página Inicial da Cidade Bocaina

HISTÓRIA

Bocaina teve origem na época dos grandes plantios cafeeiros. O município ergue-se com levantamento das propriedades cultivadoras da preciosa rubiácea em época que não se pode determinar ao certo. Nem mesmo as lendas tão costumeiras existem para prima onde erguer se deve, o marco inicial de nossa história. Diversos foram os produtos de fazendas que iniciaram o levantamento de nossa cidade. Fazendeiros residentes em Jaú tinham suas propriedades em terras que marginavam a estrada Jaú-Araraquara. Cresciam as propriedades, e por volta de 1885 a 1890, quando as fortes epidemias de gripe e febre amarela assolavam os Municípios de Brotas, Dois Córregos e outros, grande foi o êxodo da população desses Municípios. E, parte dos retirantes, fixou-se nessas propriedades. Com o aumento considerável da população na zona dessas fazendas, foi sugerida a idéia de levantar-se uma capela e a edificação de uma arraial, não só para a facilidade do movimento religioso, como para o comércio dos habitantes, que para as suascompras, precisavam procurar Jaú. Foi quando um grupo de fazendeiros da localidade, com Luiz Antônio Cordia, Capitão Bento Bernardes e José Inácio de Alvarenga à frente, doaram à cúria, alguns alqueires de terra, para patrimônio do arraial. Esse era localizado na estrada de uma mata, entre dois espigões, dando a aparência de uma boca da serra. Com o aumento da população, depois de incessantes pedidos, o arraial foi, em 8 de julho de 1890 transformado em Distrito Policial de São João da Bocaina, do Município de Jaú. Foi elevado a Distrito de Paz pelo Decreto nº131 de 28 de fevereiro de 1891 e a Vila (Município), pelo Decreto nº175 de 23 de maio de 1891, assinado pelo Governador Américo Brasiliense de Almeida Melo. E, ali na boca da serra, em meio de folguedos juninos, com o Capitão Bento Bernardes de Rangel, José Inácio de Alvarenga, Venâncio Garcia Simões, Vicente Ferraz de Almeida Prado, Pedro Eleutério, Luiz Antunes Cardia, Teodoro Ricardo e Assis de Vasconcelos, o povo viu erguer-se seu Município. Vibrou de entusiasmo a gente rústica da lavoura com a emancipação de seu arraial.

Após a sua emancipação, São João da Bocaina sentiu o bafejar de um progresso contínuo. De todos os municípios vizinhos, aportavam as estas paragens lavradores, homens do campo, elemento predominante pois, inicialmente, o caboclo, o brasileiro o rústico, a base onde se assentou o marco de origem para a formação de nossa gente. Só bem mais tarde, pelos idos de 1900 a 1910 surgiram os contigentes de imigrantes, com a predominância de italianos e espanhóis, que passaram a ocupar lugar de destaque entre os trabalhadores rurais, nas esferas do comércio, nas iniciativas que visam ao aumento da produção do nosso Município. Necessário entretanto se torna a afirmar das grandes plantações de café com o aproveitamento natural de terra ótima para essa cultura, foi que numa arrancada soberba, o legítimo brasileiro ergueu o Município de Bocaina. Sua evolução foi das mais rápidas. Em menos de 6 meses conseguiram seus fundadores a elevação de Distrito Policial a Município.

A instalação do Município foi realizada no dia 11 de julho de 1891.

A sede municipal foi elevada a categoria de cidade por força da lei nº1038 de 19 de Dezembro de 1906.

O município compõe-se de um só Distrito de Paz, São João da Bocaina, pelo Decreto nº9775 de 30 de Novembro de 1938.

Formado originalmente o Município de Jaú de acordo com o Decreto - Lei nº1434, de 30 de Novembro de 1944, teve alterada as suas divisas, aumentando a sua área, com áreas dos municípios de Bariri e Boa Esperança do Sul, continuando a permanecer com apenas um Distrito.

Desde a sua fundação, Bocaina está judicialmente subordinado ao Termo da Comarca de Jaú (63a zona rural eleitoral).

Datas comemorativas:

Aniversário da Cidade: 28 de Fevereiro

Fundação: 1891

Gentílico: bocainense

 
MAIS SOBRE Bocaina:
CÂMARA MUNIC.
ECONOMIA
GEO/DEMO/CLIMA
HISTÓRIA
LOCALIZAÇÃO
NOTÍCIAS
ONDE COMER
ONDE FICAR
PREFEITURA
TURISMO
Video  
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Bocaina:
 
29/12

GOSTARIA DE FAZER UMA VISITA NA CIDADE DE BOCAINA E UMA CIDADE CALMA

Enviado por Roberto Luiz Mantovani às 18h45
03/01

Boa tarde! Boicaina é uma cidade linda maravilhosa, adorei ter conhecido. Cintia SP - Capital

Enviado por Cintia Sant Ana às 15h42
10/06

contato@zanel.com.br Fone 14 3666 2046 Fax 14 3666 3563 www.zanel.com.br

Enviado por Zanel Luvas às 18h01
14/05

quero conhecer meu pai nunca vi ele

Enviado por larissa às 20h02
03/11

2o CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E RESGATE AQUATICO EM RIO CLARO. DIA 20/11/2010 - informações 019.3524.8918 - email: genesisacademia@yahoo.com.br

Enviado por RESGATE AQUÁTICO E 1ºS SOCORROS às 16h38
03/11

Bocaina é tudo de bom! As telas de Benedito Calixto... a quermesse....passar na fogueira...Todos os anos vamos a Jaú nas festas juninas e damos uma esticadinha a essa cidade legal.

Enviado por Lola e Carlos - São Paulo às 10h35
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions